A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
A ARTE de ENSINAR GILBERT HIGHET Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação

2 REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR
O PROFESSOR REQUISITOS DO BOM PROFESSOR QUALIDADES DO BOM PROFESSOR

3 REQUISITOS DO BOM PROFESSOR:
CONHECER A MATÉRIA QUE ENSINA; GOSTAR DELA; GOSTAR DOS ALUNOS; CONHECER OS ALUNOS; CONHECER OUTRAS COISAS

4 CONHECER A MATÉRIA O professor não deve apenas conhecer o suficiente de sua matéria. Deve viver o que ensina Conhecer a matéria a matéria o faz sentir capacitado para responder a eventual questionamento. O aprofundamento da matéria evita que se apresente um dogma a partir de uma simples hipótese. O aprofundamento o faz conhecer os fundamentos da matéria

5 GOSTAR DA MATÉRIA Gostar da matéria implica em acreditar na utilidade de sua matéria. É impossível passar anos a fio aprendendo qualquer coisa sem que sinta natural interesse por ela. Ensinar uma disciplina que não goste, significa viver amargurado. Ensinar uma matéria que não goste, transforma-o num hipócrita. Gostar da matéria, o faz ensinar facilmente e prazerosamente mesmo que esteja cansado, tornando-o bem disposto. Ensinará com empolgação e a transmitirá aos alunos .

6 GOSTAR DOS ALUNOS Só ensine se você gostar de jovens.
E fácil gostar dos jovem por serem jovens e cheios de vida. Deve desfrutar da companhia deles. Pode ser que encontre alunos que não estarão nem um pouco interessado e ou com dificuldades de aprendizado. Ensinará com maior prazer se gostar do grupo. Não tenha atitude como a de um policial na espreita de motim.

7 DEVE CONHECER OS ALUNOS
Pois são diferentes dos adultos Devem ser fixados por nomes e fisionomias. Pode pertencer a “ tipos” e grupos diferentes, que estejam definindo seu comportamento.

8 DEVE CONHECER OUTRAS COISAS
Deve possuir interesses intelectuais excepcionalmente amplos Deve compreender o grande e importante domínio das atividades e realizações do mundo , para transmiti-la aos jovem discípulos. Deve estabelecer uma ponte entre o mundo e a escola. Deve possuir bom humor, para manter os alunos vivos e atentos. O humor ajuda a imprimir a certos assuntos complicados um tom de realidade. Podem funcionar como instrumento de dominação de sua classe.

9 QUALIDADES DO BOM PROFESSOR
BOA MEMÓRIA FORÇA DE VONTADE BONDADE.

10 BOA MEMÓRIA Ter memória fraca é ridículo e perigoso;
Será como o músico que anuncia um grande concerto e esquece a maioria das composições. Um bom professor deve ter boa memória para lembrar de fundamentos essenciais da matéria lecionada; Manifestações de boa memória por parte do professor auxilia e estimula a juventude nas sua tarefas.

11 FORÇA DE VONTADE Deve ser uma pessoa de decisões rápidas e firmes;
Existem várias espécies de diferentes situações adversas que o professor pode enfrentar no dia a dia das suas aulas e dificultar o seu trabalho de lecionar Os jovens não gostam muito de autoridades e podem resistir ao ensino.

12 BONDADE É muito difícil ensinar algo sem ela;
A bondade ajuda a superar dificuldades, sofrimentos e fadiga; Deve ser natural e espontânea; Os discípulos de qualquer idade sentem facilmente que o professor gosta deles , e tendem a retribuir com atenção e disciplina.


Carregar ppt "Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google