O que é Literatura? É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas de Jesus.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
O texto literário: Recursos retóricos/expressivos
PALAVRAS PARA DIAS TRISTES...
Cada dia, Senhor, Surgem oportunidades pra provar que Tu és uma fonte inesgotável, de poder ilimitado, eficaz e acionado pela minha fé ...
LITERATURA E SUAS FUNÇÕES
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
AUTOESTIMA FEMININA.
Às vezes perdemos tanto tempo na
CLIQUE PARA PASSAR O SLIDE
Origem e desenvolvimento da crônica
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Dia 14 de março "Dia Nacional da Poesia".
Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite...
Interpretação textual cap Iconicidade linguística
Função emotiva ou expressiva
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Memórias Póstumas de Bras Cubas
Professora: Aíla Rodrigues
QUE LOUCURA, A VIDA VIROU PELO AVESSO, NÃO IMAGINA O QUE ESTAVA POR VIR, ME CONTARAM, MAS NEM ERA O COMEÇO, DO QUE SERIA TE TER, AQUI MEUS HORÁRIOS, MEU.
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
PROJETO QUEM SOU EU? IDENTIDADE _____________________________
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Eu sei Com Jean Gabin Do original Quando eu era garoto, de 3 palmos de altura, eu falava bem alto para ser um homem...
A vida é rodeada de porquês.... A dúvida nos permeia a existência!
A arte literária.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Sou um Autor Desconhecido
Fonte Inesgotável.
Meu Mundo é Você!.
Qual Seria? Autoria Desconhecida.
A ULA 12 Função Poética: Expressividade e efeitos de sentido.
Ria Slides Hoje sei o quanto Jesus me ama, pois Ele preferiu morrer por mim do que viver sem mim.
Aprendi que quando não tenho mais forças para carregar meu fardo, Deus o tira das minhas costas e ainda me carrega no colo.
O fazer literário Prosa e poesia.
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
A insaciável Um homem chega em casa, e com um grito, ele diz à sua esposa, Ana! Prepare-se para fazer amor cinco vezes! - Uau! Meu amor! Você está tão.
Funções da Linguagem.
Poema do Coração António Gedeão.
O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia.
Eu sou um poeta.
Menina menino Ler e escrever Clica para avançar sapato uva.
Fonte Inesgotável.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
“VERSÍCULO INÉDITO DO GÊNESIS
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
Felicidade!! Passa automático.
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem.
Texto de Luiz Gonzaga da Silva Nascido em Guareí SP, atualmente em Alta Floresta MT Autor de vários livros, entre eles “Respingos de Orvalho”, “Réstias.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
A construção do sentido
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Ria Slides Hoje sei o quanto Jesus me ama, pois Ele preferiu morrer por mim do que viver sem mim.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
19/2/ :01 Autoria :Ducarmo de Assis Clicar para avançar slides.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
LITERATURA. VERSO – PROSA PROSA FORÇA DO HÁBITO Um dia o meu cavalo voltará sozinho e, assumindo sem querer a minha própria imagem e semelhança, virá.
Esse texto foi escrito em 2002 em Maricá-Itaipuaçu-RJ Feito para os Homens. Dedicado as Mulheres. -Que fique o texto, pelas gerações que virão. -Que.
LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.
Ciclo C V Domingo da Quaresma 17 de Março de 2013 Música: Salmo “A Ti levanto os meus olhos” da Sinagoga hebraica (2’16)
M EMÓRIAS P ÓSTUMAS DE B RÁS C UBRAS Machado de Assis.
Ti conhecer,
Transcrição da apresentação:

O que é Literatura? É a arte que busca expressar o belo e o humano através das palavras.

Qual é a sua finalidade? Sua finalidade é provocar prazer estético em quem tem contato com ela, ensinar muito sobre o homem, a humanidade, a diversidade do mundo, e por fim conhecer o passado, o presente e as projeções para o futuro.

Qual é o elemento essencial da Literatura?

Palavra Sua organização na frase... Suas formas... Seus sentidos...

Denotação e Conotação Denotação . Sentido real da palavra. . Linguagem informativa. .Objetiva um conhecimento científico. Conotação .Sentido figurado ou poético. . Linguagem afetiva, individual, subjetiva. .Objetiva uma apreciação estética( bela, criativa).

Exemplos Ganhei um anel dourado. “ Meus olhos molhados Insanos dezembros Mas quando me lembro São anos dourados”

Literatura é ficção Uma recriação da realidade. Mesmo que o autor cria uma suprarrealidade. Uma nova forma de dizer, de expressar aspectos da realidade.

Texto literário e não- literário Texto I Brasília, sede administrativa do país, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 21 de abril de 1960, após 1,000 dias de construção. Em 1987 foi tombada pela UNESCO como Patrimônio cultural da Humanidade. Texto II A luz de Brasília leva às vezes ao êxtase e à plenitude total. Mas também é agressiva e dura – ah, como eu gostaria da sombra de uma árvore. Brasília tem árvores. Mas ainda não convencem. Parecem de plástico.

Traços do texto literário Conotação Novidade Ludismo Estruturação Ficcionalidade Verossimilhança Plurifuncionalidade Subjetividade Função poética

Novidade Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo, Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Ludismo Trem ferro Café com pão Café com pão Café com pão Virgem Maria que foi isto maquinista? Agora sim Café com pão Agora sim Café com pão Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força Oô..

Estruturação beba coca cola babe         cola beba coca babe cola caco caco cola          c l o a c a PIGNATARI, Décio.

Função poética *Atribui sentido subjetivo às palavras. * Realça a elaboração da mensagem. * Há um cuidado na organização da mensagem através das figuras de linguagem, do ritmo, das sonoridades da polissemia. Tudo isso para alcançar efeitos especiais e atingir a sensibilidade de quem lê.

Observe girafas africanas como meus avós quem me dera ver o mundo tão do alto quanto vós LEMINKI, Paulo

Organize as informações *Qual é a sua arte? Que situações você a utiliza? *O que é Literatura? Justifique. *Explique a linguagem Literária.