TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 3 – Transmissão Digital
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Técnicas de Modulação Todas as técnicas de modulação envolvem o deslocamento do sinal original, doravante denominado sinal modulador ou modulante, de sua.
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Eletrônica Digital Conversores Digital-Analógico
O Áudio (Parte I) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Aula 1 – Sinais Analógicos e Digitais
A informação e sua representação
Dados analógicos no ARDUINO
por Fernando Luís Dotti
Princípios da Telefonia
MULTIMÍDIA Mídias Discretas e Contínuas (Slide - 3)
Princípios Transmissão de Dados
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Conversão Analógica/Digital PCM
Prof. Eduardo Leivas Bastos
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Informática Industrial
Comunicações Digitais
MODULAÇÃO Conceito de Modulação
Banda passante do meio físico
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Sinais e tipos de transmissão;
TELECOMUNICAÇÕES INFORMAÇÕES voz, tambor, fumaça, correio, telégrafo,
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Medição de Temperatura Remota Utilizando Microcontroladores
Os celulares vistos com outros olhos.
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Redes de Computadores Transmissão da Informação.
Modelo OSI Prof. Andrea Garcia out, 2011.
Redes de Computadores e Internet
Bem-vindos ao “Mundo das Ondas”!!!
Fundamentos de Análise de Sinais
Fundamentos de Telecomunicações
Fundamentos de Telecomunicações
Disciplina: Redes de Computadores I Prof. João Paulo de Toledo Gomes
Um jogo para todos os alunos de CEF de Operador/a de Informática.
Processamento de Sinais
Comunicação de informação a longas distâncias
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Produção e Transmissão do Som
Modulação e Multiplexação
REDE DE COMPUTADORES.
Sinais Digitais, transmissão e problemas
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
Educação Visual e Tecnológica
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Trabalho realizado por: Ricardo Costa Comunicação de dados
Aula 1: Introdução aos Sistemas Digitais
Topologia de Redes e Transmissão de informações
O áudio.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Tecnologia em Gestão da TI
Codificadores e Decodificadores
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Modulação e Demodulação Digital
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Sinais no Tempo Discreto
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Introdução às Telecomunicações
Professor: Fábio Raimundo
Fundamentos de Redes de Computadores
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Comunicação de Dados.
MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 01 – Introdução à Eletrônica Digital.
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
Transcrição da apresentação:

TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO passagem de sinais através dos meios físicos de comunicação

CONSIDERAÇÕES As propriedades físicas dos meios de transmissão As características dos sinais transmitidos

PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO A geração de idéias ou imagens na origem do processo representa a produção de informação na sua forma mais pura ou fundamental. A concretização dessa informação em computadores digitais, por exemplo, corresponde a um conjunto de dados, eletrônica ou magneticamente armazenados.

LINGUAGEM O processo de codificação dos símbolos que descrevem a idéia, em uma forma propícia para a transmissão é o processo pelo qual o remetente produz uma mensagem, utilizando-se de uma linguagem, que poderá então ser transmitida e decodificada pelo receptor.

QUALIDADE DA TRANSMISSÃO A degradação da qualidade pode ser ocasionada pelas diversas imperfeições existentes e porventura presentes no sistema.

COMUNICAÇÃO Comunicação não é apenas o ato de transmitir informações. Ao transmitir informações esperamos preservar o seu significado, recuperar seu entendimento para permitir sua manipulação. Em um processo de comunicação admite-se a presença de um código ou linguagem capaz de representar as informações através de símbolos compreensíveis para as partes envolvidas. A linguagem verbal é certamente a mais conhecida e utilizada pelo homem. Quando conversamos, participamos de um processo contínuo de conversão de nossas idéias em mensagens numa linguagem de comunicação verbal, que pode ser transmitida através de sinais acústicos, com a ajuda das cordas vocais. Os sistemas de comunicação tratados em informática, por outro lado, se utilizam, em geral, de sinais ou ondas eletromagnéticas que trafegam através de meios físicos de transmissão.

SINAIS Sinais nada mais são do que ondas que se propagam através de algum meio físico, seja ele o ar, um par de fios telefônicos etc. Os sinais possuem amplitude e freqüência que variam ao longo do tempo correspondendo a codificação da informação transmitida. Sinais podem, assim, ser representados como uma função do tempo. O contexto no qual empregamos os termos sinal e informação é que os diferenciam. Informações estão, em geral, associadas às idéias ou aos dados manipulados pelos agentes que as criam, manipulam e processam. Sinais, por outro lado, correspondem à materialização específica dessas informações utilizada no momento da transmissão.

OS TERMOS ANALÓGICO E DIGITAL Os termos analógico e digital correspondem, de certa maneira, à variação contínua e discreta respectivamente. Esses termos são freqüentemente utilizados no contexto de comunicação de dados para qualificar tanto a natureza das informações quanto a característica dos sinais utilizados para a transmissão através de meios físicos. Computadores, por exemplo, são equipamentos que armazenam, processam e codificam informações em bits que correspondem a dois níveis discretos de tensão ou corrente, representando os valores lógicos “0” e “1”. Chama-se esse tipo de informação de digital. Já informações geradas por fontes sonoras apresentam variações contínuas de amplitude, constituindo-se no tipo de informação que comumente denominamos analógica.

SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS De forma análoga a que se procedeu a respeito da natureza da informação, podemos classificar em dois os tipos de sinais gerados para transmissão: sinais analógicos e sinais digitais. Sinais analógicos variam continuamente com o tempo. Já o sinal digital caracteriza-se pela presença de pulsos nos quais a amplitude é fixa. O sinal é construído através de uma seqüência de intervalos de tamanho fixo iguais a T segundos, chamados intervalos de sinalização, durante os quais a amplitude do sinal permanece fixa, caracterizando um dos símbolos digitais transmitidos.

TRANSMISSÃO DE SINAIS É importante que se entenda que qualquer tipo de informação, seja digital ou analógica, pode ser transmitida através de um sinal analógico ou digital. Um sinal de voz analógico, por exemplo, pode ser amostrado, quantizado e o resultado dessa quantização, codificado em um sinal digital para a transmissão. A transmissão de informações digitais através de sinais analógicos também é possível; técnicas de modulação transformam sinais digitais em sinais analógicos, que apresentam variação contínua de amplitude.

PRÓXIMA AULA Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão