Gabarito exercício digital 2ª Etapa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Citoplasma e Organelas Citoplasmáticas
Advertisements

Aula 2 Data: 1/02/2013 Conteúdo:
MEMBRANA PLASMÁTICA.
Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
A membrana plasmática e a parede celular
Revestimentos Celulares
Transportes Celulares (permeabilidade celular)
Profª Marcia Conceição de S. Silva
PERMEABILIDADE CELULAR
CONHECENDO AS ORGANELAS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
Transportes Celulares
bactérias algas plantas certos protozoários
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
Patrícia Rosa de Araújo
A célula.
CITOLOGIA CÉLULA ANIMAL.
Funções e Propriedades
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
PERMEABILIDADE CELULAR
Membrana Plasmática Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Professor: Aurélio Domingues Barbosa E. E. Odilon Leite Ferraz
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
Membrana e permeabilidade
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS I
Citoplasma.
Mosaico Fluido – Singer e Nicholson Estrutura/Composição Química
ORGANELAS CELULARES.
Célula Eucariótica Animal e suas Organelas
A MEMBRANA PLASMÁTICA E OS TIPOS DE TRANSPORTE
Citologia e envoltórios celulares
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
Cap. II Part. 1 Biologia Prof.: Natacha Gama
Professora: Roberta Fontoura
Prof (a): EMANUELLE GRACE
Transporte e citoplasma
Professor: Adair Disciplina: Biologia CAJI
PERMEABILIDADE CELULAR
Permeabilidade Celular
CITOLOGIA.
Tipos de células David Zanetti.
Membrana plasmática Professor Gabriel Cestari Vilardi.
Transportes Celulares
Membrana Plasmática e Citoplasma
Orgânulos Citoplasmáticos
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
Citologia Prof.: Rafael Bezerra
Membrana Plasmática.
CITOLOGIA.
Membrana plasmática.
Organelas celulares.
bactérias algas plantas certos protozoários
Membrana Plasmática e permeabilidade
Transporte Passivo • Osmose • Difusão – simples - facilitada
Membrana Plasmática e Citoplasma
Envoltórios Celulares e transporte por membrana
MORFOLOGIA DAS CÉLULAS.
Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto.
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
Proteína Canal Proteína Receptora Proteína Transportadora.
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Citologia Prof. Fábio Duarte.
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
*Organização das células*
Fisiologia da Membrana Celular.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
Transcrição da apresentação:

Gabarito exercício digital 2ª Etapa Professora Fernanda Landim

Analisando a figura da membrana plasmática, diga 3 características intrínseca da membrana: Resposta- 1- A membrana celular é lipoprotéica, elástica, descontínua (porosa); 2- Conduz eletricidade 3- Realiza transporte de substâncias e é semipermeável. É ela que separa a célula do meio em que está.

Ainda sobre a figura acima, diga qual a composição básica da membrana plasmática? A membrana plasmática é lipoprotéica, isto é, composta de lipídios e proteínas. A membrana é LIPOPROTÉICA LIPO : diz respeito aos lipídeos presentes nas membranas; PROTÉICA : diz respeito às proteínas presentes nas membranas Explique o modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson: O Modelo do Mosaico fluido diz que as membranas biológicas são formadas por uma bicamada de lipídios, na qual estão inseridas diversas proteínas. Moléculas de fosfolipídios da membrana dispõem-se lado a lado, deslocando-se continuamente, mas sem perder o contato um com os outros.

Depois das observações de Hooke, outros cientista tiveram interesse pelo estudo microscópico dos seres vivos, o que levou a um desenvolvimento do ramo da Biologia que estuda as células (Citologia). Foi nesse contexto que, em 1938, o botânico Mathias Schleiden e o zoólogo Theordor Schawann, formularam a Teoria celular. O que eles concluiram com essa teoria? Resposta: Todos os seres vivos são constituídos por células; A célula é uma espécie de “fábrica química” na qual realizam todos os processos necessários à vida do organismo; Cada célula deriva de uma outra pré-existente.

Sobre o transporte de substâncias através da membrana plasmática explique o transporte ativo e o transporte passivo: Transporte passivo: É a entrada e saída de substâncias sem que a célula gaste energia. Ele pode ser de três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose. O transporte se dá do meio mais concentrado para o menos concentrado Transporte ativo: Ocorrem através da membrana plasmática, com gasto de energia, mantendo alguma diferença de concentração entre a célula e o meio externo. (contra o gradiente de concentração). Sempre realizado por permeases.

Quais são os 3 tipos de transporte passivo? Ele pode ser de três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

O que é Osmose? A osmose é um caso especial de difusão no qual moléculas de água passam através da membrana semipermeável. O solvente difunde-se de modo a diluir o lado mais concentrado, ou seja, é a passagem de solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico) através de uma membrana semipermeável Explique o que é uma solução hipertônica, hipotônica e isotônica: Solução isotônica- Quando as duas soluções possuem a mesma concentração. Solução hipertônica- Aquela que apresenta uma concentração total de solutos maior que a outra. Solução hipotônica- Aquela que apresenta uma concentração total de solutos menor do que a outra.

Explique o processo de osmose numa célula vegetal, utilizando as seguintes palavras: Túrgida, plasmólise e desplamólise. Resposta: Se uma célula vegetal for colocada em uma solução hipertônica, a célula perderá água para o meio e murchará. A parede celular afrouxa-se e o citoplasma afasta-se dela, contraindo-se parcialmente e ficando às vezes preso a ela por meio de delgados filamentos. Quando isso ocorre, a célula sofre plasmólise. Se a célula plasmolisada for colocada novamente em uma solução hipotônica, ocorrerá a de plasmólise e a célula voltará ao estado normal ou tornar-se-á túrgida.

O que é hemólise? É a denominação específica de plasmoptise em hemácias. Plasmoptise é um termo genérico para designar a destruição de uma célula pela entrada excessiva de água em seu citoplasma.

Explique o que ocorre com células animais quando colocadas em meio hipertônico, hipotônico e isotônico? Resposta: Se colocadas em uma solução hipertônica, em relação ao conteúdo citoplasmático, ocorre a saída de água das células, ficando estas com aspecto enrugado (murchas). Esse murchamento é denominado plasmólise. Quando colocadas em solução hipotônica, em relação ao citoplasma, ocorre entrada de água nas células. Diz-se então que as células ficaram túrgidas. Porém, se a solução estiver muito hipotônica, o volume de água que entra é muito grande que a célula “estoura”, ou seja as células animais sofreram plasmoptise; se a célula for uma hemácia, diz-se que a hemácia sofreu hemólise. Se colocada em solução isotônica, ou seja, de concentração igual à de seu citoplasma, as células não sofrem alteração no seu volume.

Explique o processo o processo do transporte ativo utilizando como exemplo a Bomba de sódio e potássio: Resp.- As células em repouso, contêm quase vinte vezes mais íons potássio (K+) em seu meio interno que no meio externo. No meio externo, porém, há quase vinte vezes mais íons sódio (Na+) que no meio interno. Como esses íons tendem a difundir-se, a tendência natural seria que essas concentrações se equilibrassem. Mas a membrana celular bombeia potássio para dentro e sódio para fora (contra a tendência natural) gastando energia para isso. Esse mecanismo de bombeamento é a bomba de sódio e potássio.

O desenho acima mostra uma célula englobando um protozoário através de um processo de endocitose. Sabendo disso, defina fagocitose: Fagocitose é a entrada de partículas sólidas através da formação de pseudópodes da membrana plasmática, englobando partículas de grandes dimensões.

Defina o que é pinocitose: Pinocitose é a entrada de partículas pequenas ou substâncias líquidas por invaginações da membrana plasmática Diferencie Fagocitose e Pinocitose: Pinocitose é a entrada de partículas pequenas ou substâncias líquidas por invaginações da membrana plasmática; fagocitose é a entrada de partículas sólidas através da formação de pseudópodes da membrana plasmática, englobando partículas de grandes dimensões.

Agora a figura acima mostra uma exocitose. Defina o que é exocitose: Exocitose é eliminação de grandes partículas pela célula não importando se são sólidas ou líquidas.

A membrana plasmática apresenta envoltórios externos denominado de glicocálix ou glicocálice. Sabendo disso, responda: Qual a composição química do glicocálice? Revestimento formado de glicoproteínas (glicídios + proteínas) e glicolipídios (glicídios + lipídios). Qual a função do glicocálice? Forma uma espécie de “tapete”, que tem a função de identificar e reter substâncias úteis à célula. Proteção química e mecânica das superfícies celulares. Reconhecimento e adesão celular. Especificidade celular

A B A figura A representa a parede celular de um vegetal, a figura B representa uma bactéria evidenciando suas estruturas como a parede celular. Algumas células, como as de bactérias, algas , fungos e vegetais, além da membrana exibem um segundo envoltório de proteção denominado de parede celular. Diferencie a parede celular de um vegetal e de uma bactéria: Resposta: A principal diferença dessas paredes de proteção está na constituição química. Nas bactéria o principal componente é o peptidioglicano; na maioria das algas e em todas as plantas, tem-se a celulose.

Célula procariótica Célula eucariótica Analisando as células procarióticas e eucarióticas, diga quais as estruturas básicas encontradas em qualquer tipo de célula? Resp. Membrana plasmática, ribossomo, núcleo e citoplasma.

Sobre o retículo endoplasmático liso (R.E.L.), responda: Função: síntese de lipídios, síntese de hormônios esteróides, armazenamento de íons cálcio que facilitam a contração muscular Sobre o retículo endoplasmático rugoso (R.E.R), responda: Função: Responsável pelo transporte de substâncias e produção de proteínas, uma vez que apresenta ribossomos aderidos ao longo de suas paredes. Sobre os ribossomos, responda: Função: Síntese de proteínas pela união de aminoácidos Como ocorre sua formação: São formados pelo RNAr. São pequenos grânulos, sem membrana envoltória, compostos de proteínas e RNA-ribossômico (rRNA).

Sobre a mitocôndria, responda: Função: Responsável pela respiração celular e produção de energia. Em que tipos de células ela ocorre em maior quantidade? Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares. Qual a função do lisossomo? São estruturas responsáveis pela digestão da célula. – autofágica (quando digere partes da própria célula) e heterofágica (quando digere substâncias que entraram na célula). Em qual organela o lisossomo é formado? É formado no complexo golgiense.

Qual a função do complexo golgiense? Armazenamento e secreção de substâncias; origina o acrossomo (ou capuz cefálico do espermatozóide); origina os lisossomos. Analisando o esquema acima, explique como o ribossomo, o retículo endoplasmático e o complexo de golgi podem agir num processo de exocitoce? Resposta: 1- As proteínas são sintetizadas pelos ribossomos e lançados no retículo endoplasmático rugoso(R.E.R). 2- Vesículas brotam do R.E.R e se dirigem para o complexo de golgi. 3-Proteínas são modificadas no complexo golgiense e acondicionado em vesículas. 4- Vesículas dirigem-se para a membrana plasmática e a proteína é secretada por exocitose.

Qual a função dos centríolos? Participam do processo de formação de cílios e flagelos e da divisão celular (multiplicação das células). Qual a função dos cloroplastos? São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!