Comunicar a família.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minha oração no final do Ano.
Advertisements

Antes de ler esta mensagem, respira fundo.
CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Iniciação à vida cristã
Ser Feliz. Ser Feliz Você pode ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do.
Educação da Sexualidade
Minha oração PARA VOCÊ!!!.
27 março.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Características do melhor pai
PRAZERES DA VIDA! Luiza Gosuen Inês Vieira Automático.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
ORAÇÃO DA MANHÃ....
“Declaração dos direitos
Somente no Brasil existem cerca de 20 milhões de cães e gatos abandonados, que ficam nas ruas passando fome, cede, frio e por todos os tipos de maus tratos.
Jesus Peregrino.
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Caminho para Deus com Maria, em oração
GRANDE É A MISERICÓRDIA DO SENHOR PARA CONNOSCO!
O Sim de Maria.
Terceira Parte.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO. Depois de algum tempo, você aprende a diferenciar a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. Desconheço o autor do.
A Sagrada Família.
Minha oração no final do Ano.
O maior empreendedorismo de sua vida é:
Então, daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A Vida Dentro do Coração
Jesus e Maria nos ajudam a redescobrir a vocação e a missão da família
Maria, Mãe de Misericórdia
Santas Missões Populares
RESSENTIMENTO OU GRATIDÃO? A escolha a que não podemos fugir!
Implicações Práticas e Conclusões.
12 dezembro.
Minha oração de agradecimento....
O QUE É ESPIRITUALIDADE?
Um bom dia para ser Feliz.
7 Atitudes para imitar a Virgem Maria Hoje e Sempre
Slides/automáticos...aguarde
Novos Casais e a Amoris Laetitia
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Louvores a Deus Altíssimo e Benção
MULHER FORTE E MULHER DE FORÇA.
Aprendendo a conversar com Deus
Oração de Final de Ano.
Senhor... O mundo precisa de Paz!.
O REINO ESTÁ EM NÓS O REINO ESTÁ EM NÓS FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Seja Feliz Autor Desconhecido.
SOM.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Minha Oração Final do ano no.
Minha oração de agradecimento....
Escolha na árvore uma mensagem para você e clique sobre ela!
Oração de Final de Ano.
Não espere um sorriso, para ser gentil...
11 de maio de 2019.
O que é Pastoral da Comunicação?
9 Processos no tribunal. 9 Processos no tribunal.
EMRC.
Transcrição da apresentação:

Comunicar a família

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor MENSAGEM DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO XLIX Dia mundial das comunicações sociais

A família é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar Voltar a este momento originário pode-nos ajudar quer a tornar mais autêntica e humana a comunicação... quer a ver a família dum novo ponto de vista.

O ícone evangélico O ícone evangélico da visita de Maria a Isabel mostra-nos a comunicação como um diálogo que tece com a linguagem do corpo.

O ventre, escola de comunicação O ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe.

A família: um ventre Mesmo depois de termos chegado ao mundo, em certo sentido permanecemos num «ventre», que é a família. Um ventre feito de pessoas diferentes, inter-relacionando-se.

Na família se aprende… É na família que se aprende a falar a língua materna, ou seja, a língua dos nossos antepassados e se transmite aquela forma fundamental de comunicação que é a oração.

Na família se aprende… A família é o lugar onde se aprende a conviver com a diferença. Diferenças de géneros e de gerações, que comunicam, antes de mais nada, acolhendo-se mutuamente, porque existe um vínculo entre elas.

Na família se aprende… A maioria de nós aprendeu, em família, a dimensão religiosa da comunicação, que, no cristianismo, é toda impregnada de amor, o amor de Deus que se dá a nós e que nós oferecemos aos outros. Aprende-se o que é verdadeiramente a comunicação como descoberta e construção de proximidade na acolhida recíproca.

E se faz experiência dos limites próprios e dos outros.

Não existe a família perfeita … mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; preciso é aprender a enfrentá-los de forma construtiva. Por isso torna-se uma escola de perdão.

A família, escola de comunicação Num mundo onde frequentemente se amaldiçoa, insulta, semeia discórdia, polui com as murmurações o ambiente humano, a família pode ser uma escola de comunicação feita de bênção.

Os media podem obstaculizar e favorecer a comunicação Os meios mais modernos de hoje, tanto podem dificultar como ajudar a comunicação em família e entre as famílias. Podem-na dificultar, se se tornam uma forma de se subtrair à escuta, de se isolar apesar da presença física, de saturar todo o momento de silêncio e de espera... Podem favorecer, se ajudam a narrar e compartilhar, a permanecer em contato com os de longe, a agradecer e pedir perdão, a tornar possível sem cessar o encontro.

A família, comunidade comunicadora A família é um ambiente onde se aprende a comunicar na proximidade e um sujeito que comunica, uma comunidade comunicadora. Uma comunidade que sabe acompanhar, festejar e frutificar. Neste sentido, é possível recuperar um olhar capaz de reconhecer que a família continua a ser um grande recurso, e não apenas um problema ou uma instituição em crise.

A família mais bela… protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro.