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CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias

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Apresentação em tema: "CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias"— Transcrição da apresentação:

1 CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias
Por Flávio Faco

2 1 – Evangelização no dia-a-dia somos todos catequistas

3 Diretório de Comunicação
Temos que compreender as pessoas e a sociedade na qual vivemos para obter êxito na ação evangelizadora. Para isso, temos que entender o mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças. Hoje a comunicação analógica e digital faz-se presente em todos os espaços e conversas, e até na intimidade do lar. Trata-se de uma perspectiva que percebe a comunicação para além dos meios e aparatos de informação. A palavra comunicação provém do latim com-munus, aquilo que é compartilhado, ou seja, um dom pessoal ofertado a outro ou um dever de todos para com todos. O objetivo primordial da comunicação é criar comunhão, estabelecer vínculos de relações, promover o bem comum, o serviço e o diálogo na comunidade. Nesta Troca, não se comunicam somente ideias, mas a pessoa comunica a si mesma.

4 O Catequista é Um comunicador da linguagem da fé. Portanto, tem de repensar e de readaptar, cada vez mais, sua linguagem e os instrumentos de comunicação mais adequados para que a mensagem possa chegar ao destinatário, a fim de promover uma “profissão de fé viva, explícita e atuante” Toda experiência de fé vivenciada na catequese deve acontecer na dimensão dialógica. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos. Cabe, também, ao catequista citar questionamentos, além de captar os anseios, angústias e interesses dos catequizandos (educação bancária). Quais mídias digitais nossos catequistas utilizam?

5 2 - Catequese no século 21 Anseios, desafios e o mundo na palma das mãos

6 Dialogar... Significa trocar opiniões, comentários, com alternância dos papéis de falante e ouvinte; conversar. Dialogar não é necessário, é essencial na catequese.

7 As novas mídias são muito importantes
Mas relações pessoais são essenciais para a convivência humana. Os meios de comunicação não substituem as relações pessoais nem a vida comunitária. O mundo precisa de diálogo.

8 Os três pilares para o catequista segundo Papa Francisco
1- Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Cristo. 2- Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros. 3- Não ter medo de sair, de ir a quem precisa, sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.

9 Catequese x Comunicação
Saber lidar com os novos meios e as novas ferramentas tecnológicas implica ter capacidade para reconhecer as novas linguagens e favorecer seu uso na Catequese. O diálogo não é valido apenas entre Catequistas e catequizandos, mas também serve para o núcleo da nossa Igreja. É preciso que nossas Paróquias estejam aptas a dar condições aos catequistas de frutificarem nos novos meios de comunicação.

10 3 – mídias digitais o milênio da interatividade

11 As redes sociais “São cruciais para fazer a conexão com as pessoas que de alguma forma estão decepcionadas com o Cristianismo. A Igreja deve estar presente na internet e redes sociais pois na era da globalização existe mais solidão entre as pessoas” – Papa Francisco Catequizar na cultura dos meios de comunicação é um desafio que envolve abertura, conhecimento, nova visão da catequese e da pedagogia catequética. Jesus, ao vir ao mundo, se tornou um meio de comunicação com Deus, e espalhava a Palavra do Pai através de parábolas. Se Jesus retornasse hoje ao mundo, quais formas utilizaria para anunciar o Evangelho?

12 ParUsia no século 21

13 Cultura Digital Temos de compreender que o mundo evoluiu, e precisamos evoluir junto com ele.

14 VAMOS EVOLUIR Digitalmente
As mudanças (provocadas pela revolução das comunicações) representam desafios e oportunidades para a Igreja neste início do século XXI. As novas mídias digitais, em muitos aspectos, tornaram-se fontes reais de discriminação, mas também representam fontes de desenvolvimento e partilha. O Facebook é a maior rede social do mundo, possuindo aproximadamente 2 bilhões de usuários. O Brasil é o 3º colocado no ranking mundial, com mais de 100 milhões de contas ativas. 8 em cada 10 brasileiros possuem conta no Facebook. E qual a segunda maior rede social?

15 Catequese e Comunicação
As mídias digitais e os novos meios de comunicação fazem parte do cotidiano da nossa sociedade. Estejamos atentos a elas para anunciarmos a Boa Nova de Cristo a todos os confins da Terra.

16 CATEQUESE E COMUNICAÇÃO século 21 e novas mídias
Por Flávio Faco


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