CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

MELHORIAS DA VERSÃO 9.0 Linha PRO 04/2012.
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
Informática Aplicada.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
PowerPoint 6ª série.
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
GEOMETRIA 4.0 Lançamento da obra, a partir da arquitetura
Cálculos 6.0 Cálculo de Vigas © Célio Silvestre
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
Personalizando Tabelas
Como realizar o Plano de Melhoramento?
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
Animações no Power Point
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
- Soluções em Geoprocessamento
MULTCALC NBR6118/2003 FULL ou LT SOFTWARE PARA CÁLCULO ESTRUTURAL
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
Solução Completa de Pagamento Eletrônico
CRITÉRIOS 2.0 Definindo os critérios para o tipo de obra escolhido
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
POWER POWER POINT POINT.
Aula de Word Básico Séries Iniciais.
GEOMETRIA 4.1 Lançamento do piso Fundação, sobre o croqui.
1.Acesso a página do CCEAD. Login e Senha. 2.Verificando os alunos inscritos na turma. 3.Configurações iniciais da disciplina 4.Configurações do tópico.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
© Célio Silvestre Cálculos 7.0 Cálculo de Pilares A tela de apresentação possui um menu simples e rápido onde o usuário especifica todos os parâmetros.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Cálculos 5.0 Cálculo de Lajes © Célio Silvestre
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição,
CRIA OBRA NOVA 3.0 Definindo Dados geométricos da Obra.
Geometria 4.4 Inclusão das Vigas e Lajes © Célio Silvestre
Cálculos 8.0 Cálculo de Fundações © Célio Silvestre
Estabilidade 9.0 Estabilidade Global © Célio Silvestre
Introdução ao Microsoft Word 2007
ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
POWERPOINT 2007 O que é o POWER POINT
MOODLE UNIFEOB.
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
UNIDADE 4: Processamento de texto
© Célio Silvestre GEOMETRIA 4.2 Inclusão dos Pontos, Barras, Paredes. A tela de apresentação possui um menu simples e rápido onde o usuário especifica.
7 - Criação de Páginas Web
Guia de Treinamento Fusion ECM Suite - Relatórios.
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
ARCHICAD 14 Desenho Técnico Civil Prof.ª Edmar Maria Lima Lopes
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Noções Básicas sobre o Word XP O que é o Word
CURSO PRÁTICO PRÓ - HIDRÁULICA
© Célio Silvestre Geometria 4.3 Inclusão dos Esquadria, Cargas, Pilar A tela de apresentação possui um menu simples e rápido onde o usuário especifica.
DEFINIÇÕES: Elementos Estruturais e Estruturas
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA CONNECTOR.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Transcrição da apresentação:

CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA SOFTWARE PARA CÁLCULO DE PROJETO ESTRUTURAL DE CONCRETO ARMADO

AULA 1 - Introdução O AltoQi Eberick é destinado ao projeto de edificações em concreto armado. Possui um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial e a diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos. Estes são lajes, vigas, pilares, blocos sobre estacas e sapatas. Destaca-se por sua produtividade na elaboração dos projetos e no estudo de diferentes soluções para um mesmo projeto. A estrutura da edificação é definida através de pavimentos, que representam os diferentes níveis existentes no projeto arquitetônico. O lançamento dos elementos é feito de forma gráfica, diretamente sobre a planta arquitetônica, permitindo definir diversas hipóteses no cálculo do modelo. Objetivo do Curso: Entender os principais recursos do programa e visualizar como ele pode lhe ajudar no dia-a-dia de trabalho na elaboração de projetos estruturais.

AULA 2 – CRIAÇÃO DO PROJETO Abrir um novo projeto e inserir os pavimentos: Térreo, Superior e Cobertura; Definir as alturas dos pavimentos; O Software irá criar um estrutura de pavimentos e dentro de cada pavimento existirá um croqui que é uma área de CAD onde faremos o lançamento dos elementos; Normalmente utiliza-se um arquivo CAD DWG ou DXF externo para começar o projeto.

Aula 3 – Preparação da Arquitetura Etapas de preparação da arquitetura e lançamento dos elementos estruturais para cada pavimento, iniciando pelo pavimento Térreo; Através do Croqui(V7) ou Arquitetura(V8) importamos a planta DWG ou DXF para a área de desenho CAD.

Aula 4 – Lançamento Térreo Lançamento do Térreo Lançamento dos Pilares Lançamento dos Pilares de Canto e Centro Lançamento de Vigas Espelhando o Pavimento Ajustando o Lançamento de Vigas Convertendo os pilares do Térreo para fundação

Aula 5 – Lançamento Superior Copiar o croqui do Térreo; Apagar os elementos desnecessários; Lançar as lajes do pavimento; Lançar as cargas de parede sobre as lajes L1 e L2.

Aula 6 – Lançamento da Cobertura Copiando o croqui do Superior Criando uma viga no contorno do reservatório Alterando as características das vigas Alterando as características das lajes

Aula 7 – Lançamento da Escada Definição do lance de Escada Com o croqui do Superior aberto, acesse o menu Elementos-Escadas-Adicionar Lance de Escada (botão ). Defina os parâmetros para a escada, conforme informados abaixo. Em seguida, clique em <OK> para confirmar:

Aula 8 - Dimensionamento Parâmetros de configuração - Default Configurações do pórtico – Modelo de cálculo Configurações de Ações Configurações de Vento Parâmetros de Materiais e Durabilidade

Aula 8.1 – Análise da Estrutura Abrir – Arquivo Guia Rápido Passo 5. A estrutura será analisada e será possível verificar as mensagens de processamento (botões “Resultados” e “Mensagens”) como também uma série de informações referentes à obra, dentre elas, o parâmetro Gama-Z e a análise de 2ª ordem da estrutura. Pórtico Unifilar Uma vez que a estrutura já esteja calculada, é possível visualizar os esforços do pórtico espacial criado. Isto tem a finalidade de conferir visualmente a estrutura da edificação, bem como ter acesso a diversos dados globais, como as deformações da estrutura, por exemplo.

Aula 8.2 – Análise das lajes, Vigas, Pilares, Fundações e Escadas Os elementos que apresentam problemas de dimensionamento são visualizados na cor vermelha na janela de dimensionamento do elemento.

Aula 9 – Pranchas Inicialmente deverão ser configuradas as dimensões das pranchas que serão geradas. Nesse exemplo, para fins didáticos, será configurado uma folha de tamanho A0. Para isso, acesse o menu Configurações-Pranchas e RA e na opção “Tamanho da folha”, configure a opção "A0" clicando em “OK” para confirmar; As pranchas apresentadas estarão em formato layout. Para visualizar o desenho acesse o menu Pranchas-Mostrar somente layout. Outros detalhamentos Além do detalhamento dos elementos estruturais, o programa fornece outros detalhes como: Planta de cargas e locação: disponível através do menu Estrutura-Gerar Planta de Cargas e Estrutura-Gerar Planta de locação; Planta de formas: disponível acessando o croqui de cada pavimento, através do botão ou através do menu Estrutura-Gerar prancha de forma; Relatórios de cálculo: o programa Eberick possui diversos relatórios de cálculo emitidos, sendo referentes ao dimensionamento de cada elemento em si (e por isso, acessados nas janelas de dimensionamento de cada elemento), como também relatórios gerais sobre o projeto, como: deslocamentos horizontais, estabilidade global, análise P-delta entre outros, acessados no menu “Estrutura-Relatórios”; Resumo de materiais: disponível através do menu Estrutura-Resumo de materiais.