Página Sugestões de perguntas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão para a 1ª prova do III trimestre
Advertisements

As origens do mundo atual
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Navegadores fenícios e conquistadores persas
O império Persa.
Conflitos na ásia Nomes:Daniela Nunes eAnaGabriela
A China Antiga..
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
A Formação do feudalismo
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Mesopotâmia.
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
O declínio do Império Romano
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
O SURGIMENTO DAS CIDADES
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
TEMA DA AULA.
História
China e o mundo contemporâneo
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Egito.
FEUDALISMO.
MESOPOTÂMIA.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
Civilização Maia.
Antiguidade Oriental.
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Egito.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
Depois da queda do império romano do ocidente
Neocolonialismo na Ásia – anexação da china
Núbia, berço da Civilização na África.
China.
MESOPOTÂMIA.
Cultura Chinesa.
PROFESSORA MARIA CRISTINA
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
A Era Napoleônica ( ).
CHINA.
Correção de lição de casa Tá ligado? P. 102 e 103 Prof. Fábio Mesquita 6º. Ano.
A Mesopotâmia: terra entre rios
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Civilizações do Oriente Próximo
Professor Romildo Tavares – Capítulo 01
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
América Pré-colombiana
EGITO ANTIGO.
História da Antiguidade Clássica e Roma
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
CHINA ANTIGA – a.C.
Revoltas rurais na República Velha
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Mesopotâmia.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
Linha do Tempo Idade Antiga: de 4000 a.C à 476 d.C.
Dinastias e legado..   Os primeiros humanos se fixaram há cerca de 30 mil anos;  Em 5000 a.c. surgem as primeiras aldeias a margem dos rios;  Desenvolvimento.
A Revolução Russa Rússia antes de 1905 Política=Império russo: várias nações - Governo autocrático – absoluto Economia=agrária-trabalho servil MAS,
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Departamento de História Bruno Pinheiro Meira.
Transcrição da apresentação:

Página 116 1. Sugestões de perguntas Às margens de que rio a civilização chinesa nasceu? Qual era a principal atividade econômica da China antiga? Qual era a camada social privilegiada na China antiga? Qual produto agrícola muito consumido hoje se originou, provavelmente, na China e na Índia? Como se chama o tipo de solo que favoreceu a prática da agricultura na China? Qual foi a primeira dinastia centralizada na China? Qual era a camada social mais numerosa na China antiga?

Página 116 2. a) As plantações agrícolas no vale de um rio dominam a foto. Na margem direita vemos uma estreita faixa de solo em tom amarelado, loess. b) utilização da várzea do rio como área para agricultura, aproveitando as inundações. c) A importância dos rios para a agricultura, desenvolvimento das civilizações. 3. a) o poema refere-se à coleta de folhas de amoreira, alimento do bicho-da-seda. As mulheres realizam esta atividade. b) Tanto na china antiga quanto na vida rural dos dias atuais, a pesca, a agricultura e a coleta são atividades ligadas ao nascer do pôr-do-sol, às estações do ano, e à época das chuvas e das secas.

Sobre a amoreira Uma mulher colhe folhas de amoreira para serem utilizadas na criação do bicho da seda. As folhas são o alimento do bicho, que vai construindo seu casulo a medida que se alimenta. A criação de bicho da seda começou na cidade de Bastos, na década de 30, alcançando grande destaque nesta produção com a empresa "Fiação e Tecelagem Bratac S.A". Por ser um trabalho que exigia grande delicadeza a presença feminina no cultivo de bicho da seda é indispensável. A imagem acima é parte do acervo do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e foi parte da exposição "Trabalho na terra, imigrantes japoneses" realizada no Mercado Municipal Paulistano como parte do evento "Japão à Brasileira" em abril de 2007.

A grande muralha da China 1) O que levou o governo chinês a construir a muralha? Para impedir as invasões de povos vindos do norte. 2) Quais eram os elementos da defesa da Grande Muralha? Muros, torres e fortes. 3) A função da muralha hoje é a mesma que a do início de sua construção? Explique. Não, hoje a muralha é um símbolo do patrimônio cultural chinês e atração turística.

A grande muralha da China pg 114-115 4) Qual a importância de se preservar a Grande Muralha? É um importante patrimônio cultural chinês e da humanidade. Manter o vínculo entre presente e passado.

A China Imperial Antes da formação do Império Chinês: período de disputas e combates. Na dinastias Chou as lutas levaram à fragmentação política do reino em centenas de pequenos Estados. Período dos “reinos combatentes”, sete regiões chinesas se enfrentaram violentamente. Ch’in Che venceu e anexou as terras dos outros reinos e proclamou-se imperador.

China Imperial A China dos Ch’in: criou um Estado centralizado, baseado em leis. Para reforçar o poder imperial, Ch’in Che tomou medidas importantes, como a construção de grandes obras de irrigação e a imposição de uma única moeda e de um único sistema de escrita para toda a China. Preocupado com as constantes ameaças de invasão ao norte, o imperador mandou construir a Grande Muralha, uma linha de defesa, Ch’in Che mandou queimar muitos livros e textos contrários às suas ideias morais e políticas.

A China Imperial Ch’in Che foi enterrado em uma tumba monumental, descoberta em 1974. Após sua morte um período de agitações políticas e revoltas populares iniciaram. Um dos líderes rebeldes foi Liu Pang, que fundou a dinastia Han por volta de 205 a.C. A Dinastia Han no poder: restabeleceu o Império e expandiu o território para regiões (hj Vietnã, Coreias e Ásia Central). Funcionários palacianos realizavam exames públicos. O Imperador estabeleceu uma língua oficial para todo o império, ampliou o exército e impôs um sistema unificado de pesos e medidas.

A China Imperial Período Han: estabelecimento da Rota da Seda, a principal via comercial entre a China e o Ocidente, e por consequência desenvolveu culturalmente a China e fez com que surgisse uma nobreza mercantil.