A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Egito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Egito."— Transcrição da apresentação:

1 Egito

2 Como surgiram as primeiras cidades
As primeiras civilizações da História dos grandes rios surgiram há cerca de 6000 anos: a suméria, a egípcia, a do vale do Indo e a do vale do rio Amarelo. No Mediterrâneo Oriental desenvolveram-se as civilizações hebraica e fenícia.

3 Como surgiram as primeiras cidades
Os principais fatores que contribuíriam para o nascimento das primeiras cidades foram: - A acumulação de excedentes, ou seja, uma parte da produção agrícola ficou disponível para as trocas comerciais pois conseguiram produzir mais do que era necessário para o seu consumo, surgindo, assim a economia do mercado; - A descoberta da metalurgia, técnica de extração e transformação dos metais, que permitiu fabricar instrumen- tos mais resistentes e, assim, melhorar a produção. Com a revolução urbana, ou seja, o nascimento das cidades, surgem os mercados e as oficinas, os templos e o palácio. As cidades necessitavam de uma administração,o que levou à invenção da escrita e do cálculo, surgindo as fontes escritas,ou seja registos escritos sobre a presença humana. Como surgiram as primeiras cidades

4 Esquema das primeiras civilizações
Ocupação e cultivo das planícies aluviais Descoberta Da metalurgia Acumulação de excedentes Concentrção de aglomerados populacionais Economia de mercado Estratificação social Revolução Urbana -Cidade Formação das primeiras Civilizações

5 Civilização Egípcia O Egito foi uma das primeiras civilizações da antiguidade. Desenvolveu-se a partir de 3500.a.C e durou cerca de 3 mil anos. Localizado no nordeste de África rodeado pelos desertos da Arábia e da Líbia, o Egito é atravessado por um dos maiores do Mundo, o Rio Nilo. Inicialmente, o Egito era constituído por dois reinos independentes: a norte- o Baixo Egito- Região Delta e a sul- o Alto Egito. A unificação de todo o território ocorreu cerca de 3100 a.C. pelo faraó Menés, o que levou à formação de um império. Para aproveitar as águas das cheias do rio Nilo, os Egípcios desenvolveram técnicas agrícolas e construíram diques e canais para a água passar para o campo durante o período de seca.

6 Atividades económicas desenvolvidas pelos egípcios
Nas terras ao longo do rio Nilo prosperou uma civilização agrária devido à abundância de água e solos férteis. Os Egípcios cultivavam cereais(cevada; trigo e centeio); vinha, árvores de fruto, produtos hortícolas, linho e papiro- (planta utilizada no fabrico de folhas finas para escrita.) As colheitas abundantes contribuíram para o desenvolvimento do comércio, que assim uma grande importância na economia do Egito. Os principais produtos de exportação era o trigo, os tecidos de linho e as cerâmicas e importavam, sobretudo matérias-primas, tais como a madeira marfim e metais. Os Egípcios também desenvolveram a pecuária, a pesca, a caça e ao artesanato, com o destaque para a construção naval,a metalurgia, a ourivesaria, a cestaria, olaria e o vidro.

7 O poder de faraó O faraó governava o Egito como o chefe supremo. O seu poder era sacralizado e absoluto, pois a sua autoridade era exercida em nome dos deuses. Era considerado um deus vivo, filho de Ámon-Rá, o deus-sol. Deste modo, o Egito era governado como uma monarquia teocrática. O faraó era considerado simultaneamente rei e deus, detendo o poder de vida e de morte sobre o seu povo. Assim, o faraó concentrava todos os poderes, sendo : - administrador do Egito -Sumo sacerdote -Juiz supremo -Chefe de exército Todas as terras do Egito pertenciam ao faraó. O palácio onde vivia representava o centro administrativo e político do Egito.

8 (símbolo de poder de rei) (símbolo de imortalidade)
Faraó Serpente Sagrada (símbolo de poder de rei) Cetro (símbolo de poder) Chicote (símbolo De poder) Barba postiça (símbolo de imortalidade)

9 Trabalho realizado por: Ana Franco e Sara P. 7ºA


Carregar ppt "Egito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google