Brasil-Venezuela Interconexão rodoviária

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Transcrição da apresentação:

Brasil-Venezuela Interconexão rodoviária Ministério dos Transportes Brasil-Venezuela Interconexão rodoviária

Ministério dos Transportes Eixo do Escudo Guianês – Manaus/Caracas

Rodovia Manaus - Caracas Distância entre as principais cidades: Ministério dos Transportes Rodovia Manaus - Caracas A interconexão rodoviária do Brasil com a Venezuela dá-se no marco BV8, entre os municípios de Pacaraima e Santa Elena de Huayrén, pela BR-174 Distância entre as principais cidades: TRECHO MANAUS (AM) / PACARAIMA (RR) 970 km 2.250 km TRECHO MANAUS / CARACAS

Ministério dos Transportes BR-174/RR PAC Convênio com o Governo do Estado de Roraima - Lote 1: trecho entre a Divisa do Estado do Amazonas até Caracaraí, totalizando 369 quilômetros - Lote 2: trecho entre os municípios de Boa Vista e Pacaraima O lançamento do Edital de licitação das obras de restauração meta outubro de 2009

Ministério dos Transportes BR-174/RR CREMA 2ª etapa Lote único - Trecho Div. MT/AM - Trecho Div. AM/RR Subtrecho Entroncamento Rodovia AM-010 (Igarapé/Lajes), segmento km 883,80 – km 991,10 Extensão: 107,30 km

Ministério dos Transportes BR-401/RR

Ministério dos Transportes Ponte sobre o Rio Tacutu

Ponte sobre o Rio Tacutu Ministério dos Transportes Ponte sobre o Rio Tacutu Características da ponte: - Construção em balanços sucessivos - 230 m de extensão - 14,80 m de largura Dados relevantes: - Construção da ponte: concluída Inauguração: Setembro de 2009

Ponto Fronteiriço Brasil/Guiana Ministério dos Transportes Ponto Fronteiriço Brasil/Guiana Habilitado tráfego internacional pela ANTT em 28 de março de 2007 Instalações fronteiriças em Bonfim: Receita Federal - Distante 2 km da cabeceira da ponte sobre o Rio Tacutu Polícia Federal, Trailer da ANVISA e do Ministério da Agricultura - Na cabeceira da ponte

Ministério dos Transportes Instalações da Polícia Federal - Bonfim

Ministério dos Transportes Unidade da Receita Federal - Bonfim

Ministério dos Transportes Instalações Fronteiriças - Bonfim

Ministério dos Transportes Ponte sobre o Rio Oiapoque

Ponte sobre o Rio Oiapoque Ministério dos Transportes Ponte sobre o Rio Oiapoque Acordo entre Brasil e França para a construção de ponte rodoviária ligando Saint-Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa, a Oiapoque, no Estado do Amapá, foi assinado em Paris, em 15/07/2005 Promulgado pelo governo brasileiro em 06/11/2007 Aprovado pelo Parlamento francês em 03/2007

Ministério dos Transportes CONSTRUÇÃO DA BR-156/AP FERREIRA GOMES – OIAPOQUE Obra delegada ao Governo do Estado do Amapá

Ministério dos Transportes BR-156/AP

Construção da Rodovia BR156/AP 01 02 03 04 118,3 Km 84,9 Km 56 Km Legenda: 118,3 Km - Pavimentado 30 Km - Terraplenagem Obra não iniciada. 56 Km - Pavimentado Laranjal do Jari L O T E S km 374,7 km 493,0 km 577,9 km 633,9 km 689,9 km 745,9 km 801,9 RESERVA INDÍGENA Ministério dos Transportes Construção da Rodovia BR156/AP

CORREDOR RODOVIÁRIO INTEROCEÂNICO Brasil - Bolívia - Chile Ministério dos Transportes CORREDOR RODOVIÁRIO INTEROCEÂNICO Brasil - Bolívia - Chile

Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Brasileiro

Corredor Rodoviário Interoceâncio Ministério dos Transportes Corredor Rodoviário Interoceâncio Brasil, Bolívia, Chile SP-150 Santos/São Paulo (Via Anchieta) e SP-160 Rodovia dos Imigrantes SP-280 São Paulo/Entroncamento com a SP-209, próximo a Botucatu (Rodovia Castelo Branco) SP-209 Botucatu (Rodovia João Hipólito Martins) SP-300 Entroncamento com a SP- 209/Andradina/Castilho/Divisa com Mato Grosso do Sul (Rodovia Marechal Rondon)

Ministério dos Transportes O percurso no Estado de Mato Grosso do Sul, pela BR-262/MS, totaliza 780 km de extensão, de Três Lagoas até Corumbá

Situação das Rodovias em Território Brasileiro Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Brasileiro Obras concluídas: PIR Campo Grande – Anastácio - Extensão: 134,7 km

Situação das Rodovias em Território Brasileiro Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Brasileiro Obras em andamento: Restauração Anastácio – Corumbá - 3 Lotes Contratos: Previsão de Conclusão (1º semestre/2010) - Lote 3 (Pendente): Licitação Homologada - Lote 1 Executado: 1,68% - Lote 2 Executado: 3,17% - Lote 3 (Pendente): Licitação Homologada, Previsão de Conclusão (1º semestre/2010) - Lote 4 Executado: 9,09%

Situação das Rodovias em Território Brasileiro Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Brasileiro Anel Rodoviário de Corumbá Extensão: 12,0 km Previsão de Conclusão: Dezembro/2009 Construção dos Acessos e da Ponte sobre o Rio Paraná entre Três Lagoas (MS) e Castilho (SP) – A Licitar Extensão: 8,0 km Fase de Atualização do Projeto para nova licitação

Situação das Rodovias em Território Brasileiro Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Brasileiro Restauração: Trecho: Div. SP/MS – Entr. BR-359 (B) (Fronteira Brasil Bolívia) (Corumbá) Sub-Trecho: Div. SP/MS – Entr. BR-060 (A) / BR-163 (A) (Campo Grande) Segmento: km 0,0 – km 325,6 Extensão: 325,6 km Fase final de projeto meta licitar obras ainda em 2009

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: Arroyo Concepción – El Carmén (108 km) Valor: US$ 78,1 milhões Financiamento: CAF Construtoras: Norberto Odebrecht / IASA Supervisão: ECOPLAN - CGL Conclusão: novembro de 2008 (entrega oficial em 15.01.09)

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: El Carmen - Roboré (140 km) Valor: US$ 97 milhões Financiamento: CAF Construtoras: ARG e Camargo Corrêa Supervisão: ECOVIANA Conclusão: setembro de 2008 (entrega oficial em 15.01.09)

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: Roboré - San José de Chiquitos (132 km) Valor: US$ 77,0 milhões (Financiamento: CAF e Governo do Departamento de Sta. Cruz) Construtoras: ARG / COPESA / ICA Supervisão: TYPSA CONNAL Em operação (concluído em novembro de 2007)

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: San José de Chiquitos – El Tinto (81,6 km) Valor: US$ 63,7 milhões Financiamento: 76% da União Europeia e 24% do Governo do Departamento de Sta. Cruz) Construtora: Astaldi (italiana) Conclusão: A ABC prevê para o primeiro trimestre de 2010. Há indicações de que o contrato seja parcialmente cedido para outra construtora

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: El Tinto – El Paraíso (124,8 km) Valor: US$ 65,3 milhões Financiamento: 84% do BID e 16% do Governo do Departamento de Sta. Cruz) Construtoras: Consórcio Apolo-IASA (boliviano) Supervisão: PRONTEC CONNAL Conclusão: Entre o final de 2009 e o primeiro trimestre de 2010

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho: Toledo-Ancaravi (52,8 km) Valor: US$ 23,6 milhões Financiamento: Governo da Itália Construtoras: Consórcio Toledo (ítalo-boliviano) Conclusão: Prevista para o final de 2010. Obras ainda não iniciadas

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho Ancaravi-Huachacalla (69,2 km) em operação Valor: US$ 27,8 milhões Financiamento: CAF

Situação das Rodovias em Território Boliviano Ministério dos Transportes Situação das Rodovias em Território Boliviano Trecho Huachacalla – Pisiga (72,4km) parte da Rota Fundamental 12 e do Corredor de Integração Leste- Oeste Valor: US$ 25,1 milhões Financiamento: 83% da CAF e 17% do Governo do Departamento de Oruro Conclusão: 25% das obras realizadas, sem previsão de conclusão

Ministério dos Transportes Ponte Guajará-Mirim/Guayaramerín (BR-425/RO) sobre o rio Mamoré (1.230 m de extensão) Em 14 de fevereiro de 2007, Brasil e Bolívia assinaram o Acordo para a Construção de uma Ponte sobre o Rio Mamoré, entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín, promulgado em 25 de maio de 2009 (Decreto n. 6.858) A construção da ponte e suas cabeceiras está estimada em R$ 120 milhões. O Brasil arcará com os custos relativos aos estudos técnico e ambiental, aos projetos básico e executivo, bem como à construção da ponte

Ministério dos Transportes Ponte Guajará-Mirim/Guayaramerín (BR-425/RO) sobre o rio Mamoré (1.230 m de extensão) Os projetos Básico e Executivo, bem como os Estudos Ambientais estão em andamento. O início das obras está previsto para julho de 2010 e sua conclusão para o final de 2012

Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia Ministério dos Transportes Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia BR-425/RO O trecho entre Guajará-Mirim (fronteira com a Bolívia) e o entroncamento da BR-364/RO tem 125 km de extensão pavimentados .Esta em elaboração o projeto executivo de sua restauração. O projeto inclui acostamento, sinalização e outras melhorias.

Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia Ministério dos Transportes Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia BR-421/RO Do km 0 (em Ariquemes) ao km 58 - trecho pavimentado; do km 58 ao km 87 – trecho pavimentado; do km 87 ao km 115 – trecho em revestimento primário; do km 115 ao km 179,0 – trecho planejado; do km 179,0 ao km 229,5, trecho implantado (em Guajará-Mirim)

Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia Ministério dos Transportes Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia BR-421/RO Trata-se de área de grande apelo ambiental. O trecho de 115 km de extensão de Ariquemes ao rio Candeias, em Campo Novo, está estadualizado. Em face da importância da BR-421 e da BR-429 para o desenvolvimento da economia do Estado de Rondônia, a Superintendência Regional do DNIT e a FUNAI debateram, em abril de 2008, durante encontro realizado em Porto Velho, as questões ligadas ao asfaltamento da BR-429 entre Alvorada do Oeste e a fronteira Brasil/Bolívia, bem como a definição do traçado do trecho de Guajará-Mirim a Machadinho do Oeste na BR-421, visando a conciliar os interesses indígenas com as aspirações da população rondoniense

Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia Ministério dos Transportes Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia BR-429/RO ~Em Construção e pavimentação de 286 km (303 km com o lote 0) Meta prevista: 30/09/2010 Executor: DNIT

Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia Ministério dos Transportes Outras Rodovias Federais de Ligação com a Bolívia BR-070/MT Em andamento os serviços de manutenção e conservação de 205 km desta rodovia.