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SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”

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Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”
ASEVILA 11/NOV/09

2 PRINCIPAIS DIFICULDADES
Porto localizado em regiões densamente povoadas; Forte impacto ambiental nas cidades; Tráfego de caminhões junto aos de veículos e ônibus.

3 FATORES CRÍTICOS Limitação de horário de funcionamento do porto:
Vitória (7h às 9h e 17h às 19h) horas de pico; Paul ( até às 22h) – barulho . Trechos com alto grau de saturação de tráfego; Pouca área para expansão portuária.

4 SATURAÇÃO DO TRÁFEGO URBANO Estudo realizado pela PMV
Super saturação nas pontes Equilíbrio instável na ligação do acesso de Capuaba com a Av. Carlos Lindenberg Estudo realizado pela PMV

5 NECESSIDADES PREMENTES
Acesso exclusivo ao porto; Conciliar esse acesso com a população no entorno; Campanha de educação de trânsito; Fiscalização mais intensa por parte das autoridades de trânsito.

6 O FUNCIONAMENTO DO PORTO HOJE
Principais atividades portuárias Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

7 PROJETOS EM ANDAMENTO Portal Sul (Vitória);
Estrada de Capuaba (Trecho portaria até a ponte sobre o rio Aribiri); Construção da BR 447 ( Leste – Oeste) ligando a Darly Santos às Br’s 101 e 262.

8 PORTAL SUL (Vitória – entorno da rodoviária)
Fonte: PMV

9 (Trecho da portaria até a ponte)
ACESSO DE CAPUABA (Trecho da portaria até a ponte)

10 ACESSO DE CAPUABA

11 ACESSO A CAPUABA

12 (Trecho da portaria até a Av. Carlos Lindemberg)
ACESSO DE CAPUABA (Trecho da portaria até a Av. Carlos Lindemberg) Estudo do traçado O trecho compreendido da ponte sobre o rio Aribiri até o trevo da Rod. 447 será construído pelo DNIT/MT

13 CONSTRUÇÃO DA BR 447 (LESTE - OESTE)
Trecho em estudo DNIT/MT

14 JUSTIFICATIVAS DA BR 447 Condicionantes físico-geográficos e da ocupação urbana Rod. 262 e Av. Carlos Lindemberg com tráfego sobrecarregado e passando por áreas densamente ocupadas; Configuração geométrica das vias inadequada – retenção de tráfego. Acessibilidade intra-urbana Trechos de ligação entre Cariacica (Jardim América – Vasco da Gama) e Vila Velha (São Torquato – Cobi) apresentam baixa capacidade de tráfego.

15 JUSTIFICATIVAS DA BR 447 Corredor exclusivo de cargas
Permitir ligação das BR’s 101 e 262 (portos secos/outros estados) com Capuaba; Facilitar e otimizar o acesso de veículos; Reduzir tempo de transporte – reduz o custo operacional; Reduzir tráfego nas regiões densamente ocupadas; Reduzir impacto ambiental (gases e ruídos). Pátio de triagem de veículos pesados Controle de fluxo de caminhões ao porto; Melhores condições de convívio com a comunidade; Atendimento ao programa do Governo Federal – melhoria aos caminhoneiros.

16 PARCERIA - ACESSIBILIDADE
Cessão de 800 m² para construção de ciclovia, calçada cidadã e pontos de ônibus pela Prefeitura de Vitória. Construção de acesso rodoviário exclusivo à comunidade de Ilha das Flores – Vila Velha.

17 ALTERNATIVAS DE ACESSO
(Cais de Vitória) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

18 ALTERNATIVAS DE ACESSO
(Cais de Vitória) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

19 ALTERNATIVAS DE ACESSO
(Cais de Vitória) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

20 ALTERNATIVAS DE ACESSO
(Cais de Paul e Capuaba) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

21 ALTERNATIVAS DE ACESSO
(Túnel ligando Vitória a Vila Velha) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

22 ALTERNATIVAS DE TRANSPORTE
(Interligação marítima – Vitória/Vila Velha/Cariacica) Barcobus (zig – zag) Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

23 ALTERNATIVAS DE TRANSPORTE (Catraieiros – Vitória/Paul)
Opção de ponto de embarque / desembarque Fonte: PMV

24 ALTERNATIVAS DE TRANSPORTE
(Hidrovia para cargas – Capuaba / Portos secos) Terminais de barcaças

25 Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”
MUTAÇÕES DO PORTO Principais atividades portuárias Ateliê Internacional de Urbanismo Outubro/2009 – Grupo ”Rede 7”

26 Obrigado pela atenção PORTO DE VITÓRIA “Uma porta aberta para o mundo”
Engº. Marcus Zanotti Breciani Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento


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