FIGURAS DE LINGUAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

Figuras de Linguagem “Palavras“
Profª Cláudia Rodrigues
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA
FIGURAS DE LINGUAGENS Figuras de Construção Professora Lúcia Brasil.
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
Figuras de Linguagem 1.
Figuras de Linguagem 15.
Figuras de Linguagem Comparacao, metafora, metominia eufemismo sinestesia antitese paradoxo ironia personificaçao.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Hipérbole e Eufemismo.
Assim é a Vida....
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
Ah! O amor... Mario Quintana.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Linguagem figurada Pensamento
A rosa sozinha. Por Suellen..
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem ou estilo
É difícil definir "Amigo"
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
São recursos que tornam as mensagens mais expressivas.
Nos dias de chuva, eu debruço na janela e começo a pensar...
Qual Seria? Autoria Desconhecida.
Principais Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
GRAMÁTICA Prof. Glauberto Nascimento
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
LINGUAGEM LITERÁRIA Figuras de Linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
Figuras de Linguagem Jacira Fernandes.
SOBRE O CORAÇÃO.
Figuras de Linguagem.
Figuras de linguagem.
Figuras de Construção ou sintaxe
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
FIGURAS DE LINGUAGEM É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE CONSISTE EM UTILIZAR PALAVRAS EM SENTIDO FIGURADO, ISTO É, EM UM SENTIDO DIFERENTE DAQUELE EM QUE CONVENCIONALMENTE.
Último Folheto!!!.
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
FIGURAS DE LINGUaGEM.
Ah! O amor... Mario Quintana.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
FIGURAS DE LINGUAGEM A linguagem possibilita-nos exprimir não só nossa compreensão de mundo (ideias, conceitos, opiniões...), mas também nosso mundo psíquico.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Comunicação e Redação Empresarial
Figuras de Linguagem 1.
Figuras de Linguagem Figuras de Pensamento.
  Língua Portuguesa Recursos expressivos.
UM LINDO DIA.
Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os.
Recursos utilizados pelo autor para produzir efeito de sentido destinados a tornar mais expressivos os enunciados.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de retórica e tropos Definição Características/ Exemplificação.
Figuras de linguagem.
Transcrição da apresentação:

FIGURAS DE LINGUAGEM

São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar com maior intensidade, brilho, força e beleza. Podemos classificá-las em três tipos: figuras de palavras (tropos); figuras de construção; figuras de pensamento.

Figuras de palavras (tropos) - consiste na mudança de significado de uma palavra por ter sido empregada em um contexto diferente do esperado, do habitual. É a transposição do sentido real para o figurado, isto é, uma maneira diferente da usual. Comparação – consiste em uma analogia entre dois seres que possuem características comuns. Ex: Mariana é mais alta do que Larissa. Ela é tão bonita quanto Laila.

Metáfora – consiste em usar uma palavra fora de seu sentido comum, tendo como base uma comparação implícita porque há entre eles uma relação de semelhança. Ex: Mário é um leão. Ana é uma flor. É uma pessoa difícil de engolir.

Metonímia – consiste em fazer uma substituição de uma palavra por outra, desde que haja entre elas uma relação de dependência, inclusão, implicação. Os casos metonímicos são: Autor pela obra Ex: Eu li Machado de Assis. Marca pelo produto Ex: Comprei um Ford. Continente pelo conteúdo Ex: Bebi dois copos de água.

Parte pelo todo Ex: Você conquistou meu coração. Vou pedir sua mão em casamento. Consegui um teto para minha família. Singular pelo plural Ex: O brasileiro merece ter saúde e educação. Lugar pelos habitantes Ex: O Brasil exporta muitos gêneros alimentícios.

Lugar pelo produto Ex: Bebi um bom champanhe. Matéria pelo objeto Ex: Cristais e porcelanas decoravam a mesa.

Catacrese – é uma metáfora desgastada Catacrese – é uma metáfora desgastada. Consiste em nomear algo usando uma palavra, já existente e com significação própria, em outro sentido por falta de palavras que expressem o que se quer dizer, ou seja, na falta de uma palavra específica, usa-se outra palavra a partir de uma semelhança conceitual. Ex: dente de alho, pé da mesa, embarcar no avião, orelhão, batata da perna (panturilha), peito do pé.

Antonomásia – é a substituição de um nome próprio por um título conhecido. Ex: Cidade Maravilhosa Terra do Sol Nascente Rei do Futebol Rainha do Pop

Sinestesia – é a relação (cruzamento) dos sentidos humanos (audição, tato, olfato, paladar e visão), em uma mesma expressão. Ex: Adorável voz torta. Um cheiro vermelho de flores encantava a floresta. A maciez branca de sua pele seduzia os homens.

Figuras de construção – consiste em construção que apresenta uma estrutura sintática diferente da regular. É frequente ocorrer inversões, omissões, repetições para fornecer mais expressividade. Pleonasmo – consiste em uma repetição de ideias, é uma redundância. Ex: Os telhados riram um riso. Vi com meus próprios olhos. Subir pra cima.

Figuras de pensamento – consiste em apresentar idéias diferentes daquelas que a palavra ou a expressão naturalmente exprime.   Antítese – consiste no emprego de palavra de sentidos opostos. Ex: Vida – Morte Preto – Branco Frio – Calor

Paradoxo ou Oxímoro – consiste em uma quebra da lógica, ou seja, um contraste de ideias.   Ex: Calor que provoca arrepio. Andar na chuva e não se molhar. É uma ferida que dói e não se sente. Ele finge sinceramente.

Eufemismo – é a suavização de palavras ou expressões forte e chocantes.   Ex: Fulano partiu dessa para uma melhor. (morreu) Você não se saiu muito bem no exame. (reprovado) Hipérbole – consiste em expressar uma ideia com exagero. É uma exagero de ideias. Ex: André está morrendo de sede. Chorou rios de lágrimas.

Ironia – afirma-se o contrário daquilo que realmente se quer dizer.   Ex: O seu aproveitamento não poderia ter sido melhor: você ficou reprovada em seis matérias. Você é uma mulher muita linda. (FEIA).

Apóstrofe – é o chamamento, direcionamento a um ser real ou fictício, situado fora de contexto.   Ex: Deus! Ó Deus, onde está que não responde? Maurício, venha aqui.

Prosopopeia ou Personificação – consiste em atribuir ações, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais.   Ex: A cadeira saiu andando pelos corredores da casa. A Lua ficou emocionada e chorou quando se encontrou com o Sol.

Gradação – consiste em uma sequência de palavras ou de expressões dispostas em sentindo ascendente ou descendente (intensificando ou diminuindo).   Ex: Um segundo, um minuto, uma hora me satisfaz/satisfazem. Uma palavra, um sorriso, um gesto, um olhar bastava para despertar seu interesse. Aquilo parecia mais um luta, uma batalha, uma guerra. Ele era um tímido, um frouxo, um covarde.