O Efeito de estufa
O que é o efeito de estufa? É um fenómeno natural que regula a temperatura da Terra;
O efeito de estufa é necessário à vida na Terra, porque sem ele a temperatura média da atmosfera seria de -18ºC. A água estaria congelada e a vida na Terra não era possível. No entanto, o Homem tem vindo a fazer com que o efeito de estufa seja cada vez maior e as consequências podem ser desastrosas. O efeito de estufa é necessário, mas na medida certa.
Causas do efeito de estufa O aumento da população mundial obriga a um maior consumo e a mais poluição; O aumento do número de indústrias poluentes; O aumento da emissão de gases que prejudicam o efeito de estufa, tais como: O dióxido de carbono (fumos que vão para a atmosfera); Os clorofluorcarbonetos CFC’s (presentes, por exemplo, em alguns sprays, frigoríficos, ar condicionado); O metano (é produzido pela decomposição da matéria orgânica, em algumas culturas, lixeiras ou excrementos de gado).
Consequências mais significativas do efeito de estufa Aumento da temperatura em todas as regiões da Terra; Redução dos calotes polares e subida do nível das águas dos oceanos; Alterações no comportamento da chuva, com secas em algumas regiões e chuvas torrenciais noutras; Desertificação em algumas regiões da Terra e perda de solo agrícola;
CURIOSIDADES… A longo prazo, em caso de degelo do Glaciar Antárctico, o nível do mar poderá subir 70 metros, e algumas povoações do litoral podem desaparecer, nomeadamente as ilhas Seicheles e Maldivas. 30% do território dos Países Baixos situa-se abaixo do nível actual do mar e se as piores previsões se verificarem podem desaparecer parcialmente. Se a Terra aquecer 1ºC até 2020, os riscos de malária na Europa duplicarão. Esta doença já mata cerca de 3000 pessoas/dia.
Cuidemos do nosso planeta antes que seja tarde… FIM Cuidemos do nosso planeta antes que seja tarde…