Professor: José Edimilson Kober

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Páscoa Seu Significado
Advertisements

Os grandes espaços religiosos
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
CATEQUESE 8 QUEM É ESTE HOMEM?
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
história da salvação A História da Salvação
Projeto de Artes.
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
Características Principais Religiões a nível Mundial
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
MATEUS 24 VIGIAI.
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Os Romanos na Península Ibérica
Arte Cristã Primitiva.
São Judas Tadeu.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha.
Santo André, Apóstolo.
Virgem Fiel.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O Livro da Sabedoria.
No mês de Setembro comemoramos o
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
Carta aos Gálatas Seminário CF\2014 Bacabal,MA 25 a 27 de outubro de 2013 Martha Bispo.
Definições sociológicas importantes:
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
Introdução ao Novo Testamento
Porque é mesmo difícil ser crente!"
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
Os Hebreus.
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
Um compromisso real Atos
A verdadeira conversão
Mateus nos conta sobre os magos que foram ver Jesus
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO.
Carta de Paulo a Filemon
Cristianismo A face humana de Deus.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Semana Santa by A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo.
Jennifer Machado Soares
VIVO ESTÁ.
Catequistas: Rosária Veiga e Regina Corte-Real
4ª AULA PARA INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES Data:19/07/2015
A CASA DE DEUS SENDO CONSTRUÍDA
Carta aos romanos.
Filipe como missionário
Como o Império Romano chegou ao fim?
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL O livro de Apocalipse Por: José Eulaci Mouta de Sousa.
JESUS APÓSTOLOS CRISTIANISMO.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Somos a Igreja de Cristo parte 1
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
encontros com meu amigo jesus
Organização Interna da Bíblia
11 DE JUNHO DE 2016 Os ultimatos do Filho do Homem Porque te sobrevirão dias em que os teus inimigos haverão de te cercar (...). E não deixarão em ti pedra.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A crise de Roma e o Império Bizantino
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

Professor: José Edimilson Kober O CRISTIANISMO Professor: José Edimilson Kober

O Cristianismo nasceu na Palestina, que fica no Oriente Médio, onde hoje se encontra o Estado de Israel. Lá a situação era dramática. Nela vivia o povo Judeu (hebreu) , que estava dominado pelos romanos.

A DIÁSPORA=DISPERSÃO Perseguidos, muitos judeus preferiram fugir da Palestina. Essa dispersão dos judeus pelo mundo afora é chamada de diáspora. Nos séculos IV a.C. e III a.C., por exemplo, havia uma quantidade enorme de judeus vivendo em Alexandria. Como você sabe, a Alexandria ficava no Egito mas era um cidade grega. Lá, muitos judeus absorveram valores da cultura grega. Em 66 d.C., no tempo de Nero, os judeus da Palestina se rebelaram contra o domínio romano. Foi uma revolta heróica, com armas na mão, lutando até a morte pela liberdade. Em 70d.C. a revolta foi vencida. Os romanos foram impiedosos. Executaram centenas de prisioneiros. Executaram centenas de prisioneiros e destruíram o templo de Salomão. Em 132 d.C. houve outra revolta e aí os romanos praticamente destruíram toda a cidade de Jerusalém. A partir desses acontecimentos, muitos judeus fugiram da Palestina.

A diáspora levou os judeus à Europa A diáspora levou os judeus à Europa. Espalharam-se por Portugal e Espanha, depois pela Alemanha, Polonônia e Rússia. Na Europa, também foram discriminados. Atualmente, a maioria dos judeus vive nos EUA e na Rússia. Em Israel mora um terço de todos os judeus do mundo.

QUANDO JESUS NASCEU? Numa época difícil de opressões dos romanos, muitos judeus aguardavam a chegada do Messias. Acreditavam que ele apareceria em breve. Foi então que surgiu um homem chamado Jesus de Nazaré. Quando Jesus nasceu? Cuidado! Lembre-se de que não existe o ano 0. Existe o ano 1 d.C. e, antes dele, o ano 1! É isso mesmo. Quando fizeram o calendário que utilizamos até hoje, foi cometida uma imprecisão. Na verdade, Jesus nasceu de Maria, em Belém, no ano 4 ou 5 antes da era que leva seu nome. Portanto, amigo leitor, para saber há quanto tempo Jesus nasceu, você deve somar o ano atual (no calendário) com 4 ou 5.

No novo testamento, só aceita pelos cristãos, Jesus não escreveu nada. Nos quatro evangelhos (Marcos, Lucas, Mateus e João), a vida de Cristo e suas idéias são contadas de maneiras diferentes.

As autoridades religiosas judaícas repudiavam o cristianismo As autoridades religiosas judaícas repudiavam o cristianismo. Diziam que Cristo era um falso Messias. Pedro, um dos discípulos de Cristo, procurou organizar uma igreja que reunisse essas pessoas. Assim, Pedro foi preso e crucificado.

O cristianismo era considerado uma ameaça a sociedade romana. Afinal, os cristãos contestavam a escravidão, a autoridade máxima do imperador, a ganância e a vida imoral dos ricos.Tiveram início as perseguições. Milhares de cristãos pagaram um alto preço por sua fé ousada. Foram presos, torturados e mortos.

No Coliseu, as multidões tinham o prazer sádico de assistir aos cristãos sendo torturados. Criancinhas sendo comidas por animais ferozes; mulheres nuas e amarradas, tendo cada pedaço do corpo arrancado por um alicate; homens besuntados de óleo e queimados vivos.

A fé clandestina: as catacumbas Em Roma, os cadáveres eram cremados (queimados até virar cinzas). Os cristãos preferiam enterrar os corpos. Os primeiros cemitérios cristãos eram as catacumbas. Tratava-se de túneis escavados na rocha, alguns metros abaixo da superfície da terra. Nos tempos de grande perseguição, muitos cristãos utilizaram as catacumbas para se esconderem.

Em 313, o imperador romano Constantino abraçou o cristianismo. A partir daí, o Estado parou de perseguir os cristãos. Influenciado pela nova doutrina, Constantino decretou o fim do trabalho aos domingos, uma importante medida, que aliviava um pouco a vida dos escravos. O que mostra que o cristianismo dos ricos e poderosos nem sempre era pura hipocrisia. A influência do cristianismo realmente poderia mitigar algum sofrimento dos humildes.

Bibliografia: Schmidt, Mario Eurley.Nova História Critica,editora nova geração.S.P.2001