Vulcanismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Advertisements

Os Vulcões.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Quais os fenómenos precursores de actividade vulcânica?
Manifestações da Actividade Geológica
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Vulcanismo.
Materiais vulcânicos Materias vulcanicos liquidos gasoso e solidos.
Materiais Vulcânicos Escola Secundária São João da Talha | 2011.
Vulcanismo.
Vulcanologia.
Ciências Naturais – 7.º ano
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.
Formação dos vulcões História dos vulcões As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias,
Surgem por causa de um choque que acontece entre as camadas que formam a crosta terrestre e as placas tectônicas, formando assim pequenas aberturas no.
Modelos de estrutura interna da Terra
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Desastres Naturais Desastres Naturais Principais fenômenos.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Professora: Alexsandra Ribeiro
AGENTES DO RELEVO.
Formação de rochas metamórficas
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Vulcanismo Secundário
A Dinâmica da Litosfera
4. Estrutura interna da Terra
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Ciências da Natureza e suas
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14
Ciências Naturais – 7.º ano
ESTRUTURA DA TERRA.
Açores – Ilha Terceira Geologia 12ºano.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Ciências Naturais – 7.º ano
Consequência s negativas da actividade vulcânica.
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
Modelos de estrutura interna da Terra
ROCHAS E MINERAIS.
A Dinâmica da Litosfera
Vulcanologia.
A energia geotérmica em Portugal
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Geologia: Estrutura e idade da Terra
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Agentes internos 6º Ano.
Alterações Climáticas Professora: Carla Vicente Disciplina: Geografia Ano Letivo: 2018/2019 Escola Secundaria de Valongo Ana Catarina Nº1/ 12º CSE.
Importâncias da litosfera
Vulcões Erupção Efusiva Material Procedimento
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

Vulcanismo

Índice Introdução.........................................................................................pág.3 O vulcanismo.....................................................................................pág.4 Constituição de um vulcão..............................................................pág.5 Materiais expelidos............................................................................pág.6 Localização dos vulcões.....................................................................pág.7 Erupções vulcânicas..........................................................................pág.8 Erupções Efusivas..............................................................................pág.9 Erupções Explosivas...........................................................................pág.10 Erupções Mistas ................................................................................pág.11 Nuvem ardente...................................................................................pág.12 Formação de uma caldeira ..................................................................pág.13 Vulcanismo residual...............................................................................pág.14 Vantagens e desvantagens da actividade vulcânica.............................pág.15 Conclusão...............................................................................................pág.16 Bibliografia.............................................................................................pág.17 Identificação do trabalho........................................................................pág.18

Introdução Com este trabalho pretendo conhecer melhor o fenómeno dos vulcões que para alguns é um espectáculo da natureza.

O Vulcanismo O vulcanismo consiste nos processos pelos quais o magma e os gases a ele associados ascendem, a partir do interior da Terra à superfície da crosta terrestre .O ramo da Geologia que se dedica ao estudo do Vulcanismo designa-se por Vulcanologia. O termo que está na origem destas palavras é Vulcão . Entendemos por Vulcão uma abertura na superfície da crosta terrestre, através da qual se dá a erupção do magma, dos gases e das cinzas associadas. Quem estuda os vulcões são os vulcanólogos.

Constituição de um Vulcão Os vulcões são constituídos pôr : câmara magmática, Reservatório de material rochoso onde se encontra o magma, em fusão. chaminé principal, Canal que comunica com o exterior, por onde ascendem os produtos vulcânicos. cratera, Depressão afunilada com uma abertura por onde são expelidos os produtos da actividade vulcânica. cone vulcânico, Estrutura de forma cónica que resulta da acumulação dos materiais emitidos pelo vulcão.

Materiais Expelidos Os materiais sólidos libertados numa erupção vulcânica são fragmentos que resultam de lavas parcialmente solidificadas, antes da sua emissão, ou de rochas arrancadas pelo magma na sua subida para a superfície. Esses materiais sólidos são os piroclastos que se classificam, segundo as suas dimensões. Alguns dos materiais são: piroclastos ; Lapilli; Bombas; Blocos; Cinzas. Os materiais gasosos libertados por um vulcão são : vapor de água, dióxido de enxofre e dióxido de carbono. Os materiais líquidos libertados por um vulcão são materiais rochosos fundidos, resultantes do magma parcialmente desgaseificado – a lava.

Localização dos Vulcões A maioria dos vulcões localizam-se nas zonas de limite entre as placas litosféricas . Mas há excepções porque existe um tipo de vulcanismo que ocorre no interior das placas através de um fenómeno chamado “ pontos quentes ”, que são zonas de ascensão de magma. Como as placas litosféricas se movimentam, um “ponto quente” fixo vai gerando mais vulcões.

Erupções vulcânicas Erupções efusivas; Erupções explosivas; Os 3 principais tipos de erupções vulcânicas são: Erupções efusivas; Erupções explosivas; Erupções mistas.

Erupções Explosivas Nas Erupções Explosivas : As lavas são muito viscosas (pouco fluida), fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões. Noutras situações a lava solidifica mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem mais tarde ficar a descoberto, por processos naturais. Nas erupções explosivas os cones são essencialmente formados pela acumulação de piroclastos .

Erupções Efusivas Nas Erupções Efusivas: A lava é fluida (pouco viscosa), a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante a altíssima temperatura. A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias.  Se houver declive acentuado, pode formar “rios” de lava, denominados correntes de lava ou também escoadas lávicas. Cones vulcânicos são baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfícies.

Erupções Mistas Nas Erupções Mistas : Assumem aspectos intermédios entre os descritos, observando-se fases explosivas que alternam com fases efusivas; Nas erupções intermédias formam-se cones mistos, em que alternam camadas de lava com camadas de piroclastos;  As escoadas de lava são curtas; A lava apresenta grau intermédio de viscosidade.

Nuvem ardente É frequente, nas erupções vulcânicas mais violentas, a formação de uma mistura de materiais sólidos incandescentes de dimensões variadas (cinzas, bombas e blocos), bem como de gases a elevadas temperaturas (cerca de 1000º C). A esta mistura chama-se nuvem ardente.

Formação de uma caldeira Uma caldeira é uma depressão na parte superior do vulcão, muito maior do que uma cratera, que se forma como consequência de uma forte erupção vulcânica ou de erupções sucessivas.

Vulcanismo residual A energia calorífica libertada pela câmara magmática, origina a libertação de materiais líquidos e gasosos existentes nas rochas encaixantes . A esta actividade chama-se vulcanismo residual. Os fenómenos de vulcanismo residual mais comuns são os seguintes: Fumarolas -Emanações de pequenas nuvens de vapor a temperaturas elevadas, libertadas através de fendas do cone vulcânico. Géiseres -Jactos de água quente e vapor projectados a enorme altura e intermitentemente. Nascentes Termais -Fontes de água, a elevada temperatura, contendo dissolvidas substâncias minerais, normalmente com valor medicinal.

Vantagens e desvantagens da actividade vulcânica 1-Solos férteis, bons para a agricultura; 2-Exploração de materiais valiosos (ouro, ferro, enxofre, diamantes); 3-Atracção turística (paisagem, vegetação); 4-Produção de energia eléctrica (conversão de energia geotérmica); 5-Utilização para fins medicinais (termas). Desvantagens : Catástrofes naturais, perdas de vidas e alterações climáticas (efeito de estufa, chuvas ácidas).

Conclusão A realização deste trabalho trouxe-me novos conhecimentos além daqueles que já tinha conhecido . Concordo com todas aquelas pessoas que dizem que é um vulcão espectáculo.

Bibliografia http://netin.ese.ipcb.pt/cp_vulcao/vulcoes.htm#Tipos de erupções vulcânicas http://domingos.home.sapo.pt/vulcoes_2.html http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/cursos/progvulcanologia.htm https://filipedebarros.wordpress.com/tag/erupcao-efusiva/ http://www.google.pt/search?um=1&hl=pt-PT&rlz=1R2ADFA_pt-PTPT421&biw=1259&bih=576&site=search&tbm=isch&sa=1&q=vulcao&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= http://aulas.escolavirtual.pt/aulademo.php?flo=demos/aulas/cn7/aulas/cn7_09.flo http://www.google.pt/search?um=1&hl=pt-PT&rlz=1W1ADSA_pt-PT&biw=1259&bih=576&tbm=isch&sa=1&q=vulc%C3%B5es+POTENCIALMENTE+EXPLOSIVOS&oq=vulc%C3%B5es+POTENCIALMENTE+EXPLOSIVOS&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=66580l82789l0l25l25l2l1l0l2l2012l6444l1.1.2.9.1.9-1

Trabalho realizado por: Sara Farinha-nº23-7ºC Disciplina de Ciências Naturais Professora Isabel Rodrigues