A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos Debate de hoje Entendendo as estruturas geológicas, a formação das rochas e o processo de erosão. com

2 Estruturas geológicas
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Estruturas geológicas O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. O embasamento rochoso são três tipos: Dob. Modernos, Escudos cristalinos e Bacias Sedimentares

3 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Forças Externas Erosão Forças Interna Transporte Sedimentação/ Acumulação Dob. Modernos Montanha Escudos cristalinos (ou maciços antigos) São blocos de rochas cristalinas muito antigos. Escudos Cristalinos/ Plataformas Continentais/ Maciços Antigos Planalto Cristalino Bacias Sedimentares Planície Bacias sedimentares são depressões preenchidas por sedimentos de áreas. Estrutura Geológica

4 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

5 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

6 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

7 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

8 Rochas: conjunto de substâncias minerais, que estão na litosfera;
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Minerais: são substâncias sólidas não orgânicas, encontradas na crosta terrestre. Existem mais de 2000 minerais conhecidos; Rochas: conjunto de substâncias minerais, que estão na litosfera;

9 Rochas magmática ou ígneas
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Rochas magmática ou ígneas são resultado da solidificação do magma.

10 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Rochas sedimentares são resultado dos processos mecânicos, químicos e biológicos sofridos por rochas preexistentes

11 são resultado da transformação de rochas existentes.
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Rochas metamórficas são resultado da transformação de rochas existentes.

12 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

13 Agentes de meteorização
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil Transporte Os materiais resultantes da meteorização são, em regra, transportados pela água e pelo vento para outros locais; Durante o transporte sofrem modificações como arredondamento e granotriagem. Agentes de meteorização Ação mecânica do vento e da água; Dilatações e contrações térmica por efeito da água nos interstícios e poros da rocha; Sedimentação Ocorre quando o agente transportador perde energia e os materiais transportados ficam depositados (sedimentos). A deposição dá-se, geralmente, em camadas sobrepostas (estrados), horizontais e paralelos.

14

15 INTEMPERISMO ou METEORIZAÇÃO
Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil INTEMPERISMO ou METEORIZAÇÃO É o processo de decomposição das rochas, quando expostas à atmosfera. Pode ser químico, físico ou biológico. Químico: desintegração das rochas pela ação da água. Físico: desintegração das rochas devido às oscilações de temperatura. Biológico: desintegração das rochas devido à ação dos seres vivos.

16 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Em seu curso os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os produzindo novas feições.

17 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

18 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Leito menor ordinário - corresponde ao leito por onde corre um curso de água  durante os períodos de estiagem (de seca). Em algumas regiões, o rio chega mesmo a secar. Leito normal - como o próprio nome indica corresponde ao leito normal do rio. Leito maior, de inundação ou de cheia - nos períodos de chuvas intensas, por vezes, as águas sobem e transbordam as margens do leito normal.

19 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Inicialmente o curso de água instala-se numa superfície recentemente formada, aproveitando os desníveis do relevo (A). Gradualmente, escava um vale mais fundo e abre novos vales (B). Começa a formar-se uma planície aluvial , devido à acumulação de sedimentos - materiais transportados pelo rio e resultantes do desgaste a montante (C). A continuação deste processo origina a formação de planícies aluviais nos vales de alguns afluentes, o alargamento da planície principal e a formação de meandros - Curvas no leito do rio formadas pela maior acumulação de sedimentos na margem onde a corrente tem menor velocidade (D).

20 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
O trabalho de destruição e de construção do relevo realizado pelo mar nas áreas litorâneas, transformando as paisagens, chama-se erosão marinha. Abrasão marinha é o trabalho de destruição: Falésias. O trabalho de depósito forma: Praias, Restingas e tômbolos

21 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

22 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

23 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
Grandes blocos de gelo movem-se lentamente, por ação da gravidade, causando desgaste das rochas.

24 Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil

25 OBRIGADO! Professor Hugo Morais Geografia de um jeito mais fácil
OBRIGADO!


Carregar ppt "Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google