“Se alguém quiserseguir-Me,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTA VIÚVA POBRE DEU MAIS DO
Advertisements

ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
Seguimento de Jesus Ligue o som.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Tema do 22º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira.
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
«Devora-me o zelo pela tua casa».
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
O Seguimento de Jesus Neste domingo, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Tema do Domingo de Ramos A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida- nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro,
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Mestre que eu veja ! 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A.
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO? 3º DOMINGO DA PÁSCOA.
O Caminho da Cruz.
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
1º Domingo da quaresma Ano A
Para quem iremos, Senhor?
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo comum
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
3º Domingo da Páscoa.
SENHOR, AQUELE A QUEM AMA ESTÁ DOENTE! 5º DOMINGO DA QUARESMA
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
e dado a um povo que produza
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
7º Domingo do tempo comum
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO
A Comunidade.
«Mestre, qual é o maior mandamento
«Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa,antes de sofrer»
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
24º DOMINGO DO TEMPO COMUM
3º Domingo do Advento – Ano A
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
Curou muitas pessoas de diversas doenças. 5º Domingo do Tempo comum
A Comunidade.
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
“CONVERTEI VOS NO EVANGELHO
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
24 º domingo do tempo comum
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
1º DOMINGO DO ADVENTO.
«Recebei o Espírito Santo ».
O Caminho da Cruz.
Eu sou o bom Pastor ; o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas !
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
O Templo e a Lei.
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
Solenidade da Santíssima trindade
I- LEITURA – At 2,1-1 Salmo 103 (104) II-LEITURA II – 1 Cor 12,3b EVANGELHO – Jo 20,19-23.
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos
3º Domingo do Advento Que devemos Fazer ?
10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B.
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo Comum
Transcrição da apresentação:

“Se alguém quiserseguir-Me, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e siga-Me.”

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 62 (63) 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO - A TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Jer 20,7-9 SALMO RESPONSORIAL – Salmo 62 (63) II LEITURA – Rom 12,1-2 EVANGELHO – Mt 16,21-27

Tema do 22º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).

um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de “cruz”. Na primeira leitura, um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de “cruz”. Seduzido por Jahwéh, Jeremias colocou toda a sua vida ao serviço de Deus e dos seus projetos. Nesse “caminho”, ele teve que enfrentar os poderosos e pôr em causa a lógica do mundo; por isso, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição… É essa a experiência de todos aqueles que acolhem a Palavra de Jahwéh no seu coração e vivem em coerência com os valores de Deus.

A história de Jeremias é, em termos gerais, a história de todos aqueles que Deus chama a ser profetas. Ser sinal de Deus e dos seus valores significa enfrentar a injustiça, a opressão, o pecado e, portanto, pôr em causa os interesses egoístas e os esquemas sobre os quais, tantas vezes, se constrói a história do mundo; por isso, o “caminho profético” é um caminho onde se lida, permanentemente, com a incompreensão, com a solidão, com o risco.

Temos consciência disso e estamos dispostos a seguir esse caminho? Deus nunca prometeu a nenhum profeta um caminho fácil de glórias e de triunfos humanos. Temos consciência disso e estamos dispostos a seguir esse caminho?

O que é que significa oferecer a Deus toda a existência? A segunda leitura convida os cristãos a oferecerem toda a sua existência de cada dia a Deus. Paulo garante que é esse o sacrifício que Deus prefere. O que é que significa oferecer a Deus toda a existência? Significa, de acordo com Paulo, não nos conformarmos com a lógica do mundo, aprendermos a discernir os planos de Deus e a viver em consequência.

Como é que o crente deve responder aos dons de Deus? Com atos rituais solenes e formais, com orações ou gestos tradicionais repetidos de forma mecânica, com a oferta de uma “esmola” para os cofres da Igreja, com uma peregrinação a um santuário?

Paulo responde: o culto que Deus que é a nossa vida, vivida no amor, no serviço, na doação, na entrega a Deus e aos irmãos. Respondemos ao amor de Deus entregando-nos nas suas mãos, tentando perceber as suas propostas, vivendo na fidelidade aos seus projetos. Como é o culto que eu procuro prestar a Deus: é um somatório de gestos mecânicos, rituais e externos, ou é uma vida de entrega e de amor a Deus e aos homens meus irmãos?

No Evangelho, Jesus avisa os discípulos de que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas passa pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

O que é “renunciar a si mesmo”? É não deixar que o egoísmo, o orgulho, o comodismo, a auto-suficiência dominem a vida. O seguidor de Jesus não vive fechado no seu cantinho, a olhar para si mesmo, indiferente aos dramas que se passam à sua volta, insensível às necessidades dos irmãos, alheado das lutas e reivindicações dos outros homens; mas vive para Deus e na solidariedade, na partilha e no serviço aos irmãos.

É amar até às últimas consequências, até à morte. O que é “tomar a cruz”? É amar até às últimas consequências, até à morte. O seguidor de Jesus é aquele que está disposto a dar a vida para que os seus irmãos sejam mais livres e mais felizes. Por isso, o cristão não tem medo de lutar contra a injustiça, a exploração, a miséria, o pecado, mesmo que isso signifique enfrentar a morte, a tortura, as represálias dos poderosos.

Que o teu Espírito nos torne mais fortes. ORAÇÃO Senhor, nós Te louvamos pelo profeta Jeremias e pela disponibilidade que manifestou nas missões que lhe confiaste. Nós Te louvamos pelo fogo devorador do teu amor que nos seduz e nos prende a Ti. Nós Te pedimos pelos mensageiros da tua Palavra e por nós, os teus fiéis, encarregados de testemunhar em toda a nossa vida. Que o teu Espírito nos torne mais fortes.

Senhor, nós Te damos graças pela vontade de salvação que nos manifestaste com perseverança desde os tempos antigos e pela adoração verdadeira à qual o teu Filho nos associa, pelo sopro interior do teu Espírito. Nós Te pedimos: renova as nossas maneiras de pensar, ensina-nos a reconhecer o que é bom, o que Te é agradável, para a salvação do mundo.

Jesus, Messias, Filho do Deus vivo, nós Te damos graças pela tua subida a Jerusalém, para a Paixão, que assumiste com coragem, por nossa causa, e que mostraste que podia tornar-se um caminho de ressurreição. Quando Te fazemos obstáculo, retidos pela fraqueza da carne, nós Te suplicamos: livra-nos de ceder à tentação. AMÈM

E nós? Que gênero de discípulos PALAVRA PARA O CAMINHO. Três perfis de discípulos… Através das leituras deste domingo, temos três perfis de discípulos: PEDRO – que receia a cruz para Jesus mas também para si mesmo; PAULO – que nos convida a ultrapassar os modelos do mundo para que as nossas vidas estejam de acordo com a vontade de Deus; JEREMIAS – que, para lá de todas as dificuldades encontradas, se deixa seduzir pelo amor do Senhor. E nós? Que gênero de discípulos somos?

TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DEHONIANOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Marineves Marina