CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 7ª AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus é infinito e tem tudo
Advertisements

Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
MORTE OU - RETORNO DA VIDA CORPORAL PARA A VIDA ESPIRITUAL
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 2ª AULA
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 3ª AULA
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Programa IV Roteiro 12.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
A Concepção Objetiva da Arte
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
EPÍFISE (PINEAL) SEDE DA ALMA?
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
(ou simplesmente “Metáfora”)
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
Elaboração: Provas e Expiações Elaboração:
Encarnação e Reencarnação
Terra - escola dos Espíritos
Morrer é voltar para casa...
da REENCARNAÇÃO das existências Livro dos Espíritos Pluralidade
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Se não for esse, devemos nos humilhar? Por quê? E perante quem? Sofrimentos e sacrifícios. Será esse o caminho da humilhação que necessitamos para.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
EGOÍSMO: A CHAGA DA HUMANIDADE
Acho que deves gostar deste Power Point.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 8ª AULA
CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 5ª AULA
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
DA MORTE PARA A VIDA.
NINGUÉM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
Reino de Deus se não nascer de novo
Os Espíritos e Sua Morada
RETORNO A VIDA CORPORAL UNIÃO DA ALMA E DO CORPO
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
O PODER DA CRENÇA 3 ANO Prof. Mauro. A vida não deixa jamais de ter sentido. (...) Certamente estamos habituados a descobrir um sentido no criar uma obra.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
Nunca diga que algo é impossível...
Quem ama os animais no fundo do seus corações
GEC 22/06/2013.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
DAPSE “ As raposas do campo tem seus covis e as aves do céu seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Mateus cap.VII:20.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS PENAS E GOZOS FUTUROS
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
Não quero só para mim o teu sorriso!!!
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Estrutura da Alma A alma é um espírito encarnado. (LE Q.134) Atanásio Rocha – 03/07/2014.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Equipe: Janice – Jeison - Samuel
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Existência e Imortalidade
TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS, POIS DEUS É O AUTOR DE
O CRISTO CONSOLADOR.
O mundo que habitamos é um mundo onde tudo é manifestação da mente, ou seja, concretização das idéias por nós elaboradas.
A Verdadeira Propriedade
A alma e o objetivo da encarnação.
A justiça de Deus e a reencarnação
Transcrição da apresentação:

CURSO “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” 7ª AULA COMUNHÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES - 2013

LIVRO SEGUNDO MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS CAPÍTULO 2 – ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS Abrangendo as Questões: 132 a 148 FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO DA ALMA MATERIALISMO

FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO Na Questão 132, Kardec pergunta: Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?“ Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação.

1 – EXPIAÇÃO: Reparação ou sofrimento, pelo qual se expia uma culpa 1 – EXPIAÇÃO: Reparação ou sofrimento, pelo qual se expia uma culpa. A cada um segundo suas obras; 2 - PROVA: Ação ou meio de por à prova a constância, a resignação, a virtude; 3 - MISSÃO: Encargo, poder dado a alguém para fazer alguma coisa

DA ALMA Na Questão 134, Kardec pergunta: Que é a alma? “Um Espírito encarnado.” a) — Que era a alma antes de se unir ao corpo? “Espírito.”

Na Questão 136a, Kardec pergunta: Pode o corpo existir sem a alma? “Pode; entretanto, desde que cessa a vida do corpo, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo; enquanto que, depois de essa união se haver estabelecido, a morte do corpo rompe os laços que o prendem à alma e esta o abandona. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.” Na Questão 136b: Kardec pergunta: Que seria o nosso corpo, se não tivesse alma?“Simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserdes, exceto um homem.”

Na Questão 141, Kardec pergunta: Há alguma coisa de verdadeiro na opinião dos que pretendem que a alma é exterior ao corpo e o circunvolve? “A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro de sonoridade. Neste sentido se pode dizer que ela é exterior, sem que por isso constitua o envoltório do corpo.

Na Questão 146, Kardec pergunta: A alma tem, no corpo, sede determinada e circunscrita? “Não; porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade.”

MATERIALISMO Materialismo é a corrente doutrinária que afirma existir somente a realidade material e nada mais do que ela. Segundo seus adeptos, a natureza espiritual é apenas uma propriedade ou um produto da matéria. A alma é para eles um efeito e não uma causa.

Na Questão 147, Kardec pergunta: Por que é que os anatomistas, os fisiologistas e, em geral, os que aprofundam a ciência da Natureza, são, com tanta freqüência, levados ao materialismo? “O fisiologista refere tudo ao que vê. Orgulho dos homens, que julgam saber tudo e não admitem haja coisa alguma que lhes esteja acima do entendimento. A própria ciência que cultivam os enche de presunção. Pensam que a Natureza nada lhes pode conservar oculto.”

Quem, de fato, poderia encarar com indiferença uma separação absoluta, eterna, de tudo o que foi objeto de seu amor? Quem poderia ver, sem terror, abrir-se diante de si o imensurável abismo do nada, onde se sepultassem para sempre todas as suas faculdades, todas as suas esperanças, e dizer a si mesmo: Pois que! depois de mim, nada, nada mais, senão o vácuo, tudo definitivamente acabado; mais alguns dias e a minha lembrança se terá apagado da memória dos que me sobreviverem; nenhum vestígio, dentro em pouco, restará da minha passagem pela Terra; até mesmo o bem que fiz será esquecido pelos ingratos a quem beneficiei. Nada existe, para compensar tudo isto, nenhuma outra perspectiva, além da do meu corpo roído pelos vermes!

Graças às comunicações espíritas É a realidade que nos aparece, pois que são os próprios seres de além-túmulo que nos vêm descrever a situação em que se acham, relatar o que fazem, facultando-nos assistir, por assim dizer, a todas as peripécias da nova vida que lá vivem e mostrando-nos, por esse meio, a sorte inevitável que nos está reservada, de acordo com os nossos méritos e deméritos

O ESPIRITISMO EXISTE porque Deus o permite e o permite para que as nossas vacilantes esperanças se revigorem e para que sejamos reconduzidos à senda do bem PELA PERSPECTIVA DO FUTURO.

O Power Point foi montado tendo-se como base: O LIVRO DOS ESPÍRITOS – ALLAN KARDEC - TRADUÇÃO J.HERCULANO PIRES – EDITORA LAKE – LIVRO SEGUNDO - CAPITULO II – PG. 91 A 96 9ª AULA - LIVRO CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 1º ANO (Elaborado pela F.E.E.S.P.)