Ecce homo, Ecce venio Antropologia nas Constituições SCJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
“Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela Sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela.
Lição 4 para o dia 25 de Outubro de 2008
Conscientização Vocacional
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Oração Eucarística VI- A
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Oração Eucarística III
Caminhada do Povo de Deus
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL
Leão Dehon homem do coração quinta parte
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
Curso da Pastoral do Batismo
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
veio morar no meio de nós
Todos os Santos.
O dia do senhor ressuscitado
Alcançando As Promessas
CREIO NO ESPÍRITO SANTO
DEUS TRINDADE.
A característica da espiritualidade de Maria
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
1.
JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO.
Bem aventurados... Todos os Santos.
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
Maria e José.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
Hebreus 10 Seguir a Cristo
NÃO HOUVE QUEM VOLTASSE PARA DAR GLORIA A DEUS,A NÃO SER ESTE ESTRANGEIRO ! 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM 13 DE OUTUBRO DE 2013 APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
O Verbo se fez carne.
Crescendo em Comunidade
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
«Vimos o Senhor»..
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Transcrição da apresentação:

Ecce homo, Ecce venio Antropologia nas Constituições SCJ

1. Ecce homo Quando recusa o amor divino, se faz miserável [4] Na expectativa da plenitude, esforça-se no bem e experimenta, em germe, o Reino de Deus [10] Sujeito de salvação, criado para o amor e a comunhão [20] Remido, liberto do pecado e vocacionado à unidade [23] Em suas aspirações e buscas mais profundas pode ouvir os apelos de Deus no tempo presente [35] Aspira à verdade, amor, justiça e liberdade [36] Apesar do pecado, da fragilidade, dos fracassos e da injustiça, a redenção é possível, é oferecida e já está presente na História humana [12/68] Remido, santificado e reunido em Cristo [14/23] Envolvido no pecado, mas participante da graça redentora [22] É curado, regenerado e reconciliado em amor [20/25] Dotado de dignidade, busca libertação, reconciliação e fraternidade [36] Existencialmente aberto ao advento de um mundo mais humano [37] Em seu coração, embaraçado pelo pecado, atua a graça que liberta [46]

2. Ecce venio Constituído Senhor na força do Espírito, Cristo manifesta o amor do Pai, continuamente presente no mundo para o salvar [9] Solidário com os homens, qual novo Adão, Ele revelou o amor de Deus e anunciou o Reino [10] Nele foi criado o homem novo segundo Deus, na justiça e na santidade verdadeiras [12] Obediente, redimiu e santificou a humanidade [14] pela ressurreição, constituiu-o Senhor, coração da humanidade e do mundo, esperança de salvação [19] Do Coração de Cristo nasce o homem de coração novo, animado pelo Espírito Santo [3] Por sua morte e ressurreição, deu-nos acesso ao dom do Espírito e à liberdade dos filhos de Deus [11] Cristo suscita nos corações o amor ao Pai e o amor entre nós: amor que regenera; que é fonte de crescimento para as pessoas e as comunidades humanas, que até que tudo seja recapitulado n’Ele [20] Amor, que na doação total de si mesmo, recria o homem segundo Deus [21]

3. Carisma de oblação reparadora Ecce venio (affectus) Hb 10,7 Ecce homo (Salutis colloquium) Jo 1,14.19,5 Dom (effectus) Jo 19,34-35 Carisma: oblação Pathos: solidariedade Ethos: reconciliação Virtus: disponibilidade Emblema: Coração Transpassado Princípio e centro de nossa vida [6 / 17 / 25]

Amor / Reparação = Solidariedade / Reconciliação 4. Sint unum Inserção Contemplação - Somos chamados a inserir-nos neste movimento de amor redentor, doando-nos aos irmãos com Cristo e como Cristo (21). - Desejosos da intimidade do Senhor, procuraremos os sinais de sua presença na vida dos homens, onde atua seu amor salvador (28). Amor / Reparação = Solidariedade / Reconciliação

4.1. Oblatos... [profetas do amor] A vida de oblação nos leva a discernir a vontade do Pai a nosso respeito e a respeito do mundo; faz-nos atentos aos apelos que o Pai nos dirige através dos acontecimentos, das aspirações e realizações humanas [35]; torna-nos solidários com nossos contemporâneos [38]; liberta-nos para o verdadeiro amor segundo o espírito das bem-aventuranças. [40]: de entrega vivido sem reservas fiel de coração livre atento às moções do Espírito disposto à caridade para com o próximo aberto ao encontro interpessoal construtor de comunidades humanamente realizador [cf. 41-43] disponível, corresponsável, dialógico franco, respeitoso, leal [cf. 55]

4.2. ...e reparadores [servidores da reconciliação] A reparação, nós a entendemos como: acolhimento do Espírito,resposta ao amor de Cristo por nós, comunhão no seu amor pelo Pai e colaboração com sua obra redentora no mundo em que vivemos. [23] Testemunhar e servir à comunhão Vivenciar relações humanizadas, na dialética dos limites e do crescimento Partilhar e apoiar os esforços humanos de reconciliação e fraternidade Acolher, partilhar e praticar a hospitalidade Servir à fraternidade, tão almejada pelos homens Unir-nos à oferta pascal de Cristo para a reconciliação dos homens com Deus Trabalhar pela unidade dos cristãos e de todos os homens Trabalhar pela regeneração da humanidade [cf. 59-63, 65, 83-85]

Reparação/Reconciliação 5. Adveniat regnum tuum Nós tomamos parte nas aspirações de nossos contemporâneos. Nelas vemos abertura ao advento de um mundo mais humano, apesar dos riscos. Pela fé, relacionamos essas aspirações com a vinda do Reino. [37] Amor/Solidariedade Vida teologal [9] Adesão total à pessoa de Jesus [14] Amor pelos humildes e sofredores [18] Doação total de Si [21] Comunhão de amor com o Pai [23] Com Cristo, o nosso amor... [25] Solidariedade efetiva com os homens [38] Edificar o corpo de Cristo [38] Empenho sem reservas [39] Reparação/Reconciliação Para a salvação no mundo [9] ...que remiu e santificou a humanidade [14] Promoção da fraternidade humana [18] Recriar a humanidade [21] Colaboração na obra redentora [23] ...cura a humanidade [25] Construção da cidade terrestre [38] Buscar o Reino e sua justiça [38] Para o advento da nova humanidade em Cristo [39]

6. A “nova humanidade” em Cristo Por sua morte e ressurreição, Cristo nos deu acesso ao dom do Espírito e à liberdade dos filhos de Deus [11]. Nele foi criado o homem novo, em justiça e santidade verdadeiras: assim, cremos que redenção é possível, é-nos oferecida e já está presente. Seu caminho é também o nosso caminho [12]. recapitulada em Cristo & vivendo em esperança recriada por Cristo segundo Deus libertada do pecado unida [unidade humana restaurada] & reunida no Corpo de Cristo curada e reconciliada consagrada à glória e alegria de Deus transfigurada pela Cruz e Ressurreição de Cristo marcada por esforços de libertação buscadora da verdade, justiça, amor e liberdade construtora de unidade mediante novas relações entre pessoas e grupos marcada por esforços de reconciliação e fraternidade unificada pela fé em Jesus Cristo e pela fraternidade universal regenerada em Cristo [cf. 10, 20-23, 25,29, 36, 43, 57, 61, 65, 83-85]

7. Uma “antropologia pascal” menos doutrinal, mais existencial menos sistemática, mais dialética filha da cristologia e conceitualmente coerente centrada no mistério pascal, da Criação à Escatologia elaborada sob o signo da Encarnação discretamente pneumatológica em fidelidade dinâmica ao carisma receptora do Concílio Vaticano II com termos do ideário moderno ocidental [humanista] “ouvidora” da condição humana e dos sinais dos tempos [dialógica] inspiradora de valores, escolhas e processos [programática] potencialmente crítica em face das sociedades hermeneuticamente aberta a novas leituras