LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof LOCALIZAÇÃO VAREJISTA E A BAIXA RENDA 31 de maio de 2007 Prof. Juracy Parente GVcev - Centro de Excelência em Varejo www.fgvsp.br/cev
Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos
Cidade de São Paulo - Fontes: IBGE e Parente – Varejo e Pesquisa < 20% 20 a 50% 50 a 70% > 70% % de Classes C/D/E Cidade de São Paulo -
São Paulo: Comparativo em amostra selecionada de Distritos Fonte: IBGE
São Paulo: Distribuição da População por Faixa Etária
São Paulo: Contrastes na composição etária 9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a 14 15 a 19 20 a 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 a 69 70 a 74 75 a 79 80 + Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 7,7% 4,9% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3%
São Paulo: Contrastes na composição etária 9,5% Jardim Paulista 3,6% 4,3% 6,4% 9,0% 7,5% 7,6% 7,2% 5,8% 4,7% 4,0% 3,5% 4,1% 0 a 4 5 a 9 10 a 14 15 a 19 20 a 24 25 a 29 30 a 34 35 a 39 40 a 44 45 a 49 50 a 54 55 a 59 60 a 64 65 a 69 70 a 74 75 a 79 80 + Grajaú 11,1% 10,2% 10,1% 10,8% 10,7% 9,9% 7,7% 4,9% 2,2% 1,4% 0,9% 0,6% 0,3% = 10 CRIANÇAS DA CLASSE DE 1 CRIANÇA AB = 1 ADULTO AB = 5 CRIANÇAS DA CLASSE DE
Alocação do Orçamento Familiar Baixa Renda x Alta Renda (% dos gastos por setores) Tipos de despesa CLASSE D R$/mês/domic R$ 400 a R$ 600 CLASSE A R$/mês/domic + R$ 6000 Alimentação 29,8 % 9,0 % Mobiliários e artigos do lar 2,6 % 1,4 % Eletrodomésticos 2,7 % 1,1 % Vestuário 5,7 % 3,2 % Higiene e Cuidados Pessoais 2,4 % Remédios 1,3 % Combustível- veículo próprio 1,2 % 3,7 % Aquisição de veículos 1,9 % 8,2 % Educação 1,0 % 4,9 % Recreação e cultura 2,2 % SUBTOTAL VAREJO 52 % 32 % Outras despesas 48 % 68 % Total Despesas 100 % Font: IBGE POF 2003 - Brasil
Alocação do Orçamento Familiar Destaques na Baixa Renda Dominância do Varejo de Alimentos – - Baixa Renda – Cerca de 30% do orçamento familiar - Alta Renda – Menos de 10 % do orçamento familiar 2. Comparado com a Classe “A”, a Baixa Renda gasta % dobro de sua renda no varejo de: Mobiliários e artigos do lar Eletrodomésticos Vestuário Higiene e Cuidados Pessoais Remédios
Regiões de Baixa Renda – Promissoras Oportunidades de Mercado CARACTERÍSTICAS DE MERCADO: Alto crescimento populacional Expansão de domicílios % alta de Crianças e Jovens Evolução do nível educacional e econômico 2.OPORTUNIDADES: Alimentício Produtos e serviços infantis Móveis e eletro-doméstico Material de Construção Serviços Financeiros - Crédito Confecções
Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos
Fonte: Prahalad. A Riqueza na Base da Pirâmide. 2005. ingredientes da Estratégia para Sucesso na Baixa Renda Os 3 A’s da Estratégia para Baixa Renda: Access (Acesso) Affordability (Viabilidade) Availability (Disponibilidade) Fonte: Prahalad. A Riqueza na Base da Pirâmide. 2005.
na atratividade das lojas Impacto da distância na atratividade das lojas Localização – fator fundamental para localização varejista Regra Geral: Atratividade da Loja declina com a Distância ou Esforço no acesso Atratividade da Loja Distância (Km) 1 2 3 4
na atratividade das loja Peculiaridades na Baixa Renda Impacto da distância na atratividade das loja Peculiaridades na Baixa Renda Maioria = Não-Motorizada, Mobilidade Restrita Custo alto do transporte coletivo Limitações do volume comprado - Financeira e transporte Acesso á loja: a) Andando Área de Infl. limitada b) Transporte coletivo Área de Infl. extensa
Área de Influência das lojas Baixa Renda = Não-Motorizada Impacto da distância Área de Influência das lojas Baixa Renda = Não-Motorizada POLARIZAÇÃO NA SELEÇÃO DA LOJA Loja vizinhança - andando Pólos Comerciais – Transp. Coletivo Atratividade da Loja Lojas em Pólos Comercias Mini-mercado e Conveniência 1 2 3 4 Distância (Km)
Supermercado Área = 1.050 m2 Clientes Baixa Renda Maioria vai à Loja de ônibus %Clientes: Raio de ½ km= 15% Raio de 1 km = 24% Raio de 2 km = 33% Área de influência – Baixa Renda (Terminal de ônibus) (Raios de 1/2 km, 1 km e 2 km) Atratividade da Loja Distância (Km) 1 2 3 4
Nossa Agenda Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos
Dominância do Pequeno Varejo na Baixa Renda Maior importância de canais alternativos para as classes DE Fonte: LatinPanel
Mini-mercados
Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)
Varejo de Alimentos na Baixa Renda (Bairro de São Paulo)
Localização deve ser integrada ao pólo comercial
Localização menos integrada ao pólo comercial de Baixa Renda
NASCERAM E CRESCERAM NA BAIXA RENDA Tipologia de Estratégias no Varejo de Alimentos na Baixa Renda ESTRAT. 1 ESTRAT. 2 ESTRAT. 3 TIPOS DE ESTRATÉGIAS ÊNFASE EM PROXIMIDADE ÊNFASE EM PREÇO BAIXO ÊNFASE EM BENEFÍCIOS EXEMPLOS: MINI- MERCADOS REDES MÉDIAS E NOVOS FORMATOS LOJAS NASCERAM E CRESCERAM NA BAIXA RENDA LOCALIZAÇÃO - VIZINHANÇA - RUAS SECUNDÁRIAS AVENIDAS PÓLOS - RUAS PRINCIPAIS
Varejo de Não Alimentos Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos
Varejo de Não Alimentos Dois Principais Tipos de Localização Shopping Center Pólo Comercial de Rua
2 Principais Tipos de Localização www.parenteconsultores.com.br Shopping centers Pólos comerciais São Paulo - Shopping Centers e Pólos Comerciais 2 Principais Tipos de Localização Shopping Center Pólo Comercial de Rua
Centros de Compras em S.Paulo Tipo de Centro Qtde. Média Área de Vendas ( m² mil ) Público Meio de Acesso Exemplos Pólo de Rua 65 40 C,D,E Transp coletiv Brás, Penha, Lapa, Pinheiros, São Miguel, Santo Amaro Shopping Center 27 A,B,C Carro e Transp Coletiv Iguatemi, Morumbi, Ibirapuera, Anália Franco Fonte: Parente Varejo & Pesquisa
Fonte: Parente Varejo & Pesquisa Exemplos de Pólos de Rua de Baixa Renda em S.Paulo Pólo Área de Vendas ( m² mil ) Perfil dos Clientes Qtde. Lojas Casas Bahia São Miguel Paulista 80 C / D 5 Santo Amaro (Lgo. 13) 4 Brás 70 1 São Mateus 40 Sacomã Campo Limpo 30 2 Pirituba 20 Artur Alvim 10 C/D Fonte: Parente Varejo & Pesquisa
Pólo comercial de Artur Alvim - principal concentração
Composição do Pólo Comercial de Artur Alvim Segmento qtde. lojas m² Predominância Gêneros Alimentícios 21 1.300 mercearias (8) e bombonieres (5) Restaurante, Lanchonete, Bar 23 625 lanchonetes (12) Confecções e Calçados 26 860 lojas de roupas (17) Artigos para o Lar (móveis, eletrodom., cama, mesa, banho, etc.) 12 1.165 lojas de móveis (6) Artigos Diversos (não-alimentos) 50 1.320 bazar (11) e lojas de variedades (6) Material de Construção / Tintas / Ferragens 11 675 loja de mat. construção (7) Serviços Médicos 18 870 Automotivos (postos, oficinas, acessórios, etc.) 3.915 oficinas (16) Serviços Diversos 52 3.470 cabeleireiros (15) Serviços Financeiros 9 1.670 agências bancárias (7) Total 248 15.870 -
CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Casas Bahia
CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA CASAS BAHIA - LOCALIZAÇÃO EM SÃO PAULO CONCENTRAÇÃO EM PÓLOS COMERCIAIS DE BAIXA RENDA Renner C&A Faixas de Renda Familiar (R$ mês) > R$ 4.000 R$ 2.000 a 4.000 R$ 1.200 a 2.000 R$ 600 a 1.200 < R$ 600 Principais vias Praças e área verdes Casas Bahia
Nossa Agenda O Mercado de Baixa Renda na Cidade de São Paulo Baixa Mobilidade da Baixa Renda e a localização varejista Varejo de Alimentos – a Força do pequenos varejo Varejo de Não Alimentos