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Perspectivas globais para o setor moveleiro

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Apresentação em tema: "Perspectivas globais para o setor moveleiro"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas globais para o setor moveleiro
Suzana de Medeiros Fontenelle Fiep – congresso moveleiro setembro 2013

2   PESQUISAMOS 28 SETORES NO BRASIL E EM 80 PAÍSES, PARA CADA SETORES TEMOS A SEGUINTE INFORMAÇÃO:
Tamanho do Mercado (desde e com projeção dos próximos 5 anos) Consumo Per capita Crescimentos e projeção Participações de marcas/empresas Análises dos canais de distribuições Perfil de Empresas Relatórios qualitativos sobre as tendências do consumidor Relatórios mensais sobre tendências Global dos consumidores

3 Como é uma casa de classe média no mundo?

4 outline 1, CENÁRIO MUNDIAL 2. O BRASIL NO MUNDO
3. PRINCIPAIS TENDÊNCIAS 4. PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS 5. CONCLUSÕES

5 1. CENÁRIO MUNDIAL

6 VENDAS GLOBAIS (US$ BILHÕES)
Cenário Mundial Vendas Globais 2012 US$ 351 Bilhoes US$ Bilhões Queda das vendas em 2009 em função da crise econômica internacional

7 PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS GLOBAIS (US$) - 2012 Vendas per capita (US$)
Maiores mercados CENÁRIO MUNDIAL Os maiores PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS GLOBAIS (US$) Japão 6% Estados Unidos 24% Alemanha 10% Reino Unido 5% Vendas per capita (US$) Alemanha US$ 413 Estados Unidos US$ 273 Reino Unido US$ 145 Japão US$ 145

8 China 18% Indonésia 10% Tailândia 9% India 8,0% os que mais crescem
CENÁRIO MUNDIAL OS QUE MAIS CRESCEM CRESCIMENTO ENTRE 2007 – 2012 – CAGR - Vendas (US$) China 18% Indonésia 10% Tailândia 9% India 8,0% V Vendas per capita (US$) Tailândia US$ 36 China US$ 26 Indonésia US$ 8 India US$ 6

9 BRICS – Crescimento acima da média global
CENÁRIO MUNDIAL CRESCIMENTO ENTRE 2007 – 2012 – CAGR - Vendas (US$) Vendas per capita (US$) Brasil US$ 73 China US$ 26 India US$ 6 Africa do Sul US$ 37 China 18% Rússia 3% Índia 9% Brasil 11% Market Sizes | Historic | Retail Value RSP | US$ mn | Current Prices | Year| on| Year Exchange Rates | Period Growth China – 2012 growth 14,9% Media nos ultimos 5 anos 18% growth annual India – 2012 growth -2,3% media nos ultimos 5 anos 8,8% growth annual Russia – 2012 growth 6% media ultimos 5 anos 4% --- esta media está afetada pelo ano de 2009 – crise de 2008 – outros anos crescto de 2 digitos Brasil – 2012 growth -7% media ultimos 5 anos 11,5% Africa do Sul 6%

10 2. O BRASIL NO MUNDO

11 O Brasil possui 4% do mercado global das vendas de móveis
O Brasil no Mundo O Brasil movimentou US$ 14 bilhões em Brasil é 7º na venda de móveis Brasil é a 6º economia do mundo O Brasil possui 4% do mercado global das vendas de móveis Vendas de móveis 4% do total PIB é 3% do PIB mundial

12 Crescimento MERCADO BRASILEIRO Crescimento do Mercado Brasileiro
O BRASIL NO MUNDO

13 O TAMANHO DO MERCADO BRASILEIRO
O BRASIL NO MUNDO 2012 US$ 14 Bilhões 2017 US$ 20 Bilhões Quarto US$ 10 bilhões Sala de Estar US$ 4,6 billhões Cozinha US$ 2,8 bilhões Sala de Jantar US$ 1,2 bilhão Home Office US$ 400 milhões Jardim US$ 200 milhões

14 Crescimento por Categorias Fatores de crescimento
O BRASIL NO MUNDO Mudanças demográficas Envelhecimento da população. Crescente participação da mulher no mercado de trabalho e na renda das famílias. Atualmente 37% dos domicilios são chefiados por mulheres (PNAD, IBGE) Crédito Imobiliário Concessão de empréstimos para aquisição de imóveis tem apresentado crescimento de 20% a.a. nos últimos anos. Destaque para concessões da CEF, Banco do Brasil a juros mais baixos. Aumento dos gastos com a casa Nas classes emergentes C, D, E, 68% dos gastos com a casa, são para manutenção do lar. Em % dos gastos com a compra de móveis vêm da Classe C. Para cada R$ 100 gastos em móveis no Brasil, R$ 46 são da classe C e R$ 20 da Classe D Minha Casa Melhor Minha Casa Melhor – crédito de até R$ 5,000 para a compra de móveis e linha branca. Governo federal liberou R$ 18,7 bilhóes em crédito e pretende atingir 3,7 milhões de famílas. Junho 2013 – Mais de R$ 1 bilhão já foi emprestado com 220 mil famílias contempladas

15 3. PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

16 Principais Tenências Mais domicílios Entre 2013 e % de crescimento no número de domicilios The family of the future is growing smaller in size with the average number of children per household dropping across regions, in both developed and emerging economies. Many factors like falling fertility rates, an increasing number of women working, delaying family planning and the increasing cost of raising children are contributing towards the shrinking size of families globally. This will have significant implications on consumer spending patterns and household dwelling structures. Globally, single person households and couples without children households are forecast to witness the highest growth across households, up by 183% each over the period to reach 334 million and 358 million households respectively by the end of the period; Fonte: IBGE

17 Apartamentos menores Espaços multiuso Móveis modulares Móveis multiuso
Principais Tenências Espaços multiuso Móveis modulares Móveis multiuso

18 Design acessível Principais Tenências Nas gdes cidades – escassez de terrenos – construtora . Em Salvador, os compradores preferem apartamentos com metragem menor do que os mais antigos para ter infraestrutura no condomínio. s investem em predios com poucas unidades - média de 10 a e aptos compactos

19 4. PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

20 Vendas Globais 1,4% 0,8% Entre 2013 – 2017 cresciment o anual 2%
Crescimento esperado 1,4% Entre 2013 – 2017 cresciment o anual 2% 0,8%

21 CRESCIMENTO ENTRE 2013 – 2017 – CAGR - Vendas (US$)
BRICS Crescimento esperado Crescimento esperado CRESCIMENTO ENTRE 2013 – 2017 – CAGR - Vendas (US$) Rússia 3,5% China 7,5% Índia 5,4% Brasil 3% Africa do Sul 0,5% Market Sizes | Historic | Retail Value RSP | US$ mn | Current Prices | Year| on| Year Exchange Rates | Period Growth China – 2012 growth 14,9% Media nos ultimos 5 anos 18% growth annual India – 2012 growth -2,3% media nos ultimos 5 anos 8,8% growth annual Russia – 2012 growth 6% media ultimos 5 anos 4% --- esta media está afetada pelo ano de 2009 – crise de 2008 – outros anos crescto de 2 digitos Brasil – 2012 growth -7% media ultimos 5 anos 11,5%

22 5. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

23 O que levar desta apresentação:
Economias emergentes, como a do Brasil, liderando crescimento Crescimento mundial impulsionado pelas classes médias e também no Brasil

24 Envelhecimento da população
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Fator de crescimento Oportunidades Envelhecimento da população Aumento da demanda Aumento da renda – entrada no mercado de trabalho Início do ciclo de consumo – quem tem casa quer móvel Crédito Imobiliário Maior número de novos imóves, troca de imóveis Crescente número de compradores de imóveis de segmentos emergents Minha Casa Minha Vida Crescimento de compradores em segmentos de menor poder aquisitivo Varejistas com linhas de produtos compatíveis com o programa: Casas Bahia, Magazine Luiza, Lojas Leader, Marabraz, etc Aumento de gasto com a casa Varejistas multi-categorias: móveis para os diferentes ambientes da caaa, iluminação, decoração, eletrodomésticos, utensílios domésticos Mais domicílios Demanda crescente por mobiliário mais básico como camas e colchões Apartamentos menores Linha de produto com móveis modulares, multiuso com design atraente e preços acessívies para camadas emergentes

25 PERGUNTAS?

26 OBRIGADA Nos siga @EuromonitorES
Suzana de Medeiros Fontenelle, Associate Consultant Nos


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