Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Tecnologias da Informação e Comunicação
Rational Unified Process
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Introdução aos Estudos Linguísticos
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
ESTUDO ACOMPANHADO.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Administrando projetos com MS Project – Unidade IV
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Auditoria de Segurança da Informação
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
25/10/2003 Design Industrial I Docente: Américo Mateus ® 1 O que é o Design / Design Industrial Uma visão Pessoal para aplicação no Projecto 1.
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Classes e objetos Modelagem
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Capítulo 6 Organização.
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Monitoria GDI Aula Prática
Reuniões de Trabalho.
ESCUTISMO É educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.
MANUAL DE PROCEDIMENTOS
Apresentação do projecto – reunião de pais
UM ESTUDO SINTÉTICO.
Curso de Chefes de Equipa 2008
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
Salas de Matemática.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
JOGOS INTERMUNICIPAIS DE RONDÔNIA
O título deve ser curto e objetivo
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
T iteenchallenge.org 1 DESAFIO JOVEM VALORES FUNDAMENTAIS Passos Seguintes.
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Representa no geoplano figuras a teu
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Curso de Chefes de Equipa 2008 Conselho de Chefes de Equipa.
Curso preliminar ESCOTEIRO
Sistemas Monetários e Financeiros
Transcrição da apresentação:

O PERFIL DO CHEFE DE EQUIPA SUAS FUNÇÕES E TAREFAS CNE Sameiro2007

Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa Saber explicar o valor do Cargo de Chefe de Equipa Enunciar as funções do Chefe de Equipa Enunciar as tarefas principais do Chefe de Equipa face às suas funções Enunciar as competências necessárias para exercer o cargo de Chefe de Equipa, correctamente

Trabalhos de Grupo Actividade 1 Equipa 1 e Equipa 2 Quais são os elementos do Jogo Escutista Equipa 3 e Equipa 4 Quais são os elementos do Método Escutista?

O JOGO ESCUTISTA Espaço Imaginário Acção Jogo Escutista Grupos Regras Que se realiza num Espaço Natureza, Território Em que se vive um É uma Imaginário Sonhos, Aventura Acção Actividade Projecto Jogo Escutista Em pequenos grupos E só é possível porque existem Grupos Sistema de Patrulhas Regras Lei, Promessa e Princípios Papeis Cargos e cada um tem um

“Sistema de Progresso” MÉTODO ESCUTISTA Quadro Simbólico “Imaginário” Progresso Pessoal “Sistema de Progresso” Sistema de Patrulhas ou De Equipas Lei Promessa “Sistema de Valores” Aprender Fazendo “Sentido prático” Natureza “Ar Livre” Apoio dos Adultos “Educador”

Trabalhos de Grupo Actividade 2 Equipa 1 e Equipa 2 O que é um cargo? Equipa 3 e Equipa 4 O que é uma função e o que é uma tarefa?

O que é um….? CARGO - É um conjunto de postos de trabalho similares dentro de uma organização. FUNÇÃO - É um conjunto de actos, obrigações que resultam da actividade própria de um cargo. TAREFA – Unidade de trabalho que ocupa uma porção significativa de tempo gasto na execução duma acção ou actividade.

ESTRUTURA DE UM CARGO Diagrama Escalar ou Organograma Ocupacional

Trabalhos de Grupo Actividade 3 Para todas as Equipas Quais são as especificações (características) de um cargo, quando o estamos a analisar?

Especificações de um Cargo Titulo do Cargo Nº de executantes Objectivo principal do cargo Responsabilidades principais do cargo Funções principais do cargo Tarefas principais das funções do cargo Qualificações necessárias para o cargo Exemplo prático – Enfermeiro….

Exemplo Prático: Cargo – Enfermeiro Funções – Fazer Exames de Rotina - …….. Tarefas -Tirar a temperatura - Medir a pressão arterial Sub-Tarefas - Medir a temperatura - Registar a temperatura Elementos – Seleccionar o melhor termómetro - Esterilizá-lo - Colocá-lo no sitio apropriado - Efectuar a leitura precisa

Tomemos nota: A Função, a Tarefa(s), as Sub-Tarefas e os elementos são os vários níveis de detalhe que podem ser usados para descrever um cargo Há coisas que por vezes são tarefas outras vezes são funções ou elementos noutro cargo. Os níveis podem flutuar verticalmente de acordo com o trabalho em causa

Trabalhos de Grupo Actividade 4 Para todas as Equipas Qual é o perfil ideal de um Chefe de Equipa?

Perfil Ideal do Chefe de Equipa As características que indico constituem traços ideais, mas não utópicos, embora dificilmente se consigam reunir no mesmo jovem adulto. Devem ser encarados como referências. Aliás a ausência de um ou mais desses traços, podem ser perfeitamente compensados pela presença de outro(s) em maior grau. Assim o Chefe de Equipa tanto quanto possível deve corresponder aos seguintes requisitos:

Perfil Ideal do Chefe de Equipa Ser eleito pelos elementos da sua equipa; Ter a promessa de Caminheiro; Ter pelo menos 18 anos; Dar testemunho da sua Fé; Deve saber dirigir, agradar, conduzir, ajudar e servir um grupo de jovens adultos; Deve possuir cultura que lhe permita compreender, etc. os jovens da sua equipa; Deve saber comunicar Deve ser exemplo para os Aspirantes, Noviços, e demais elementos do Clã; Etc, Etc.

FUNÇÕES do Chefe de Equipa

Trabalhos de Grupo Actividade 5 Para todas as Equipas Quais são as Funções do Chefe de Equipa?

FUNÇÕES Designar e nomear o Chefe de Equipa Adjunto para o coadjuvar, substituir no seu impedimento; Representar e participar no Conselho de Chefes de Equipa; Dirigir e coordenar a equipa em co-responsabilidade nas diversas actividades; Convocar, presidir, conduzir e moderar as reuniões e conselhos da equipa;

FUNÇÕES Coordenar as funções exercidas pelos restantes membros nas múltiplas actividades da equipa; Colaborar directamente com a chefia do Clã nas suas diversas tarefas e funções como: (Zelar pelo cumprimento das deliberações do conselho de chefes de equipa e de clã; - Velar pela aplicação correcta do método Escutista da IV Secção, etc…) Exercer a missão de ser o primeiro responsável pela preparação e realização do projecto (caminhada) escolhido pela equipa; Transportar a bandeirola da Equipa;

AS TAREFAS FUNÇÃO - Convocar, presidir, conduzir e moderar as reuniões e conselhos da equipa; TAREFAS: Marcar a data Fazer convocatória Distribuir a convocatória Preparar a sala Preparar a reunião Presidir à reunião Delegar tarefas, etc, etc

Trabalhos de Grupo Actividade 6 Para todas as Equipas Que competências deve ter um Chefe de Equipa para executar a função indicada atrás? (Convocar, presidir, conduzir e moderar as reuniões e conselhos da equipa;)

COMPETÊNCIAS necessárias para… exercer o cargo correctamente Saber fazer uma convocatória Saber conduzir e moderar reuniões Saber preparar pequenas orações para o inicio e fim da reunião Saber delegar tarefas Saber como se organiza uma equipa de caminheiros Saber avaliar reuniões Saber ultrapassar situações de bloqueio e de impasse nas reuniões. Etc., etc.

Trabalhos de Grupo Actividade 7 Para todas as Equipas Que Cargos pode ter uma Equipa de Caminheiros?

Cargos da EQUIPA Relações Públicas Chefe de Equipa Documentalista Animador Etc. Chefe de Equipa Sub-Chefe de Equipa Secretário Administrador

Bibliografia Manuel do Chefe de Equipa Metodologia Educativa da IV Secção O sistema de patrulhas, Roland Philipps

DÚVIDAS FIM