UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
. Aluna: Lisane Cardoso Mendes Orientadora: Helen Pereira Rocha
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação do programa de saúde da mulher da Unidade de Saúde Cidade Nova em Demerval Lobão/PI Antônio Rodrigues Coimbra Neto Orientador: Prof. Dr. Fábio Renato Manzolli Leite Pelotas, 2014

Introdução Câncer de colo do útero INCA estima em 15.590 o número de novos casos em 2014 Terceiro tumor mais frequente na população feminina do Brasil Quarta causa de morte de mulheres por CA no Brasil

Introdução Câncer de Mama INCA estima em 57.120 o número de novos casos em 2014 Tumor mais frequente na população feminina do Brasil Principal causa de morte de mulheres por CA no Brasil

O Município Dermeval Lobão – PI População estimada: 13.496 hab IDH: 0,618 Estrutura de saúde: 3 unidades básicas de saúde 6 equipes de saúde da família Hospital com urgência 24 h Não há SAMU, não há CEOs, não há atendimento especializado (fonte: IBGE, 2013) Fonte: Google maps

Caracterização da UBS Zona urbana 1 equipe de saúde da família Ações programáticas: Hiperdia, Pré-natal, Puericultura, Saúde da Mulher População adscrita: ~ 2500 pessoas Casa alugada adaptada para se tornar UBS Acessibilidade inexistente Sala de vacinas SAME Farmácia precária funcionando em mesmo espaço da sala de procedimentos

Situação inicial O rastreamento das neoplasias antes da intervenção... 178 mulheres entre 50 e 69 anos 48% com rastreamento de CA de mama em dia 535 mulheres entre 25 e 64 anos 62% com colpocitologia oncótica em dia Registros confusos Redimensionamento da área Fábio, Inicialmente o total de mulheres entre 25 e 64 anos era de 535 mulheres e, após o redimensionamento, ficaram 578 Fonte: www.luziaferreira.com.br

Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde das mulheres acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde Cidade Nova de Demerval Lobão-PI.

Metodologia Intervenção realizada em 12 semanas Diretrizes: INCA, 2011 e Caderno da Atenção Básica nº 13, Ministério da Saúde Reuniões da equipe para programar ações e capacitação Acolhimento e cadastro das pacientes Introdução das fichas-espelho Atividades de educação em saúde

Ação “Outubro Rosa” Atendimentos por médico e enfermeira Distribuição gratuita de preservativos

Logística Registros em planilhas do curso de especialização UFPel chaosmap.com Logística Registros em planilhas do curso de especialização UFPel Avaliação do risco para neoplasias Incremento do fornecimento de insumos para colpocitologia Pactuação com o gestor para acelerar marcação de mamografias Acolhimento das pacientes que procurarem a unidade

chaosmap.com Objetivos Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e de mama Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama Melhorar registro das informações Mapear as mulheres de risco para ambos os tipos de câncer Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde

Metas X Resultados Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70%. Figura 1 – Gráfico da proporção de mulheres com rastreamento para câncer de colo do útero em dia

Metas X Resultados Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos de idade para 65%. Figura 2 – Gráfico da proporção de Mulheres entre 50 e 69 anos com rastreamento em dia para câncer de mama.

Metas X Resultados Buscar 100% das mulheres que tiveram exame alterado e que não retornaram a unidade de saúde. Figura 3 – Gráfico da proporção de mulheres com mamografia alterada Figura 4 – Gráfico da proporção de mulheres com citologia alterada

Metas X Resultados Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino. Figura 5 – Gráfico da proporção de exames colpocitológicos com amostras satisfatórias

Metas X Resultados Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde. Figura 6 – Gráfico da proporção de mulheres com registro adequado de colpocitologia oncótica

Metas X Resultados Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino e realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas nos programas da unidade de saúde. Figura 7 – Gráfico da proporção de mulheres com registro adequado de mamografia

Metas X Resultados Orientar 100% das mulheres cadastradas no livro registro sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero e de mama. Figura 8 – Gráfico da proporção de mulheres com orientação para fatores de risco de câncer de colo do útero Figura 9 – Gráfico da proporção de mulheres com orientação sobre fatores de risco para câncer de mama

Discussão Melhorias resultantes da intervenção incremento no número de mulheres com exames em dia para rastreamento dos cânceres de colo do útero e da mama melhoria dos registros e organização dos arquivos específicos Qualificação da atenção capacitação da equipe conscientização da comunidade quanto à importância do rastreamento das neoplasias e combate aos fatores de risco modificáveis.

Discussão Melhorias resultantes da intervenção Motivação da equipe Capacitação dos funcionários Melhoria no registro dos atendimentos e organização dos prontuários Integração entre trabalho do médico e enfermeira Aproximação com equipe do NASF Mudança cultura na comunidade

Discussão Ações da intervenção foram incorporadas em grande parte à rotina do serviço O que pode melhorar Assistência às pacientes impossibilitadas de irem à unidade de saúde Facilitar acesso á mamografia Melhorar registros Incentivo à capacitação dos funcionários

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem Curso X expectativas Adaptação à modalidade de ensino à distância Curso com abordagem não tradicional O significado do curso para a prática profissional Importância do trabalho em equipe Importância de ter registros bem feitos Aprendizados mais relevantes Importância do engajamento público Estabelecimento de diálogo gestão para melhorar o serviço

Obrigado