AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL

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Transcrição da apresentação:

AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL USABILIDADE NA WEB AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL

Princípios Fundamentais Fatores de sucesso da fidelização Os seis princípios fundamentais 1- Acessibilidade (divulgação, disponibilidade) 2- Design (interface, visualização instantânea) 3- Usabilidade (facilidade de navegação, localização das informações) 4- Arquitetura da Informação (conteúdo confiáveis, útil, atualizado) 5- Visibilidade (marketing da empresa, patrocinadores) 6- Segurança e confiabilidade (confidencialidade, sigilo dos dados)

Porque o Site é importante? Razão de existir (core business da empresa) Além da expectativa explícita do retorno financeiro, o negócio existe para cumprir uma responsabilidade implícita perante a sociedade, seus clientes e parceiros. Atender as necessidades dos consumidores/usuários, com relação aos produtos e serviços ofertados. Expandir a oferta e extensão da especialização de cada produto ou serviço no nicho de mercado escolhido atendendo ao perfil do consumidor/usuário. Estender o domínio da empresa sobre a concorrência através da quantidade, qualidade e tipos de produtos ou serviços colocados no mercado. As oportunidades, os recursos e problemas sofrem constantes mutações em conseqüência da mudança de fatores internos e externos, exigindo um realinhamento dos rumos estratégicos.

Visão monolítica de avaliação Porque avaliar o Site? Visão monolítica de avaliação Motivos INTERNOS Insatisfação Pressão por melhorias Heterogeneidade FORÇAS AMBIENTAIS Econômicas Técnicas Políticas Sociais CONSEQUÊNCIAS Redução consumo Ciclo de vida informação Inflação/Recessão/Incertezas Mudanças no perfil consumidor Análises & Decisões DIAGNÓSTICO Identificação das necessidades Identificação dos “gaps” Critérios e prioridades PROGNÓSTICO Recomendações e Sugestões Fatores críticos de sucessos Benchmarket Resultados esperados NOVO SITE Qualidade das informações Retorno (Resultados) Ações Estratégia Objetivos/Metas Planejamento Organização Acessibilidade Design Usabilidade Conteúdo Visibilidade Segurança Publicação Monitoração Ajustes no Site Atualizações de dados Quaisquer que tenham sido os motivos, vamos avaliar nosso site!...Vale a pena!...

“Web Standards” o que é isto? Para pessoas diferentes....significados diferentes. Para uns, pode significar construir websites sem uso de tabelas Para outros, usar código válido Contudo, web standards significa muito mais que isto. n Um site projetado segundo as Web Standards deve estar em conformidade às normas (Standards ) (HTML, XHTML, XML, CSS, XSLT, DOM, MathML, SVG) Segundo as melhores práticas ( código válido, acessível, semanticamente correto, user-friendly, URLs etc). n Em outras palavras, um site projetado segundo as Web Standards deve ser leve, claro, baseado em CSS, acessível, atender a usabilidade e amigável aos mecanismos de busca. “Web Standards” Guia de padrões para as Melhores práticas

“Check List” para desenvolvedores Principais tópicos de questionamento dos “Web Standards” Qualidade do código Grau de separação entre conteúdo e apresentação Acessibilidade para usuários Acessibilidade para dispositivos Usabilidade básica Administração do site Exemplo : Acessibilidade para usuários O atributo "alt" é usado para todas as imagens? O site usa unidades de medida relativas em lugar de absolutas para tamanhos de texto? Há quebra do layout quando o usuário aumenta o tamanho da fonte? O site usa skip para menus? Os formulários são acessíveis? As tabelas são acessíveis? O site faz uso de cores contrastantes? O site faz uso da cor para transmitir informação? Os links são todos descritivos (para usuários com restrições visuais)?

Uso da Internet - Dados Estatísticos 36,9 milhões de Internautas no Brasil Setembro 2007 18,28 milhões (50,8%) população masculina 17,62 milhões (49,2%) população feminina Pra cada U$ 1 investido em Usabilidade Retorno de U$ 3 à U$ 10

Uso da Internet - Dados Estatísticos 36,9 milhões de Internautas no Brasil Setembro 2007 Vendas E-comerce Interação na web 2,0 Uso de Monitores 18,5 milhões de Internautas Residenciais

Seu Site segue as boas práticas? Síntese de lista de verificação para avaliar um Site (Princípios Fundamentais) Usabilidade • Usuários com graus diferentes podem navegar facilmente • Usuário realiza a compra ou usa o serviço baseado na interface? • Possibilidade de cancelamento de qualquer ação realizada pelo usuário • Suporte a todos os browsers e a grande número de dispositivos • Usuário não precisa ter plug-in instalados no browser para navegar no site. • Preenchimento dos formulários conciso e baseado em informações realmente necessárias • Quando o formulário é enviado, o usuário recebe uma mensagem de que o processo foi realizado? • As respostas do sistemas são dadas rapidamente? • As mensagens de erro são claramente explicadas? • Disponibiliza se necessário, de ferramenta de busca? • As cores dos links refletem as ações e o percurso dos usuários? Arquitetura da informação • Há racionalidade na estrutura hierárquica? • Os rótulos são facilmente identificáveis? • Uso estritamente necessário de jargões, expressões em outros idiomas e linguagem de uso restrito. • Informações relacionadas agrupadas, com ênfase para as mais importantes • Informações redundantes publicadas apenas quando indispensáveis • Navegação reflete o percurso do usuário (o caminho percorrido entre links é facilmente recuperado) • Áreas mais importantes são acessáveis da página Principal? • A página Principal é facilmente retornada de qualquer outra página? • Sinalização da localização do usuário no site a cada página. • Mapa do site facilmente encontrado em cada página? • Ferramenta de busca fácil de achar e usar?

Vamos fazer o teste de conformidade? Síntese de lista de verificação para avaliar um Site (Princípios Fundamentais) Design • Layout agradável à primeira vista, objetivo e conciso, com equilíbrio entre áreas brancas e preenchidas. • Animações e recursos decorativos desnecessários e excessivos são evitados? • Leitura fácil e agradável, parágrafos curtos, com linguagem objetiva e estilos de texto baseados em critérios editoriais. Acessibilidade • Interface fácil de usar para usuários com diferentes formações, idade, familiaridade com ferramentas • Páginas com download rápido por usuários com conexões lentas e equipamentos antigos • Acesso por usuários com deficiências física, que usem programas de leitura de tela ou outros programas especiais • Interface navegável sem habilitação da visualização de imagens • Todas as imagens dispõem de marcações alternativas ("alt" tag)? • Estrutura do site se mantém compreensível com os estilos CSS desabilitados? • Estilos CSS configurados com unidades relativas? • Formulários utilizáveis por usuários com deficiências físicas? • Cores utilizadas contrastantes entre os diferentes componentes da interface? • Funcionalidade dos elementos críticos de navegação independente das suas cores • Site se mantém navegável sem “javascript” habilitado no browser do usuário Visibilidade • O nome, contato, telefones e dados da empresa estão disponibilizados e de fácil visualização? • Os banners de patrocinadores estão em locais visíveis, sem contudo poluir ou dificultar as informações? • Ao ativar um “link” externo é mantido o interesse em voltar? Segurança e Confiabilidade • Site desenvolvido para o usuário ter pouca necessidade de suporte e quando necessário é fácil de contatar? • Usuários recebem respostas rápidas sempre que solicitam? • As páginas são seguras contra ataques e roubo de senhas? • As transações são sigilosas e protegidas? • O site é devidamente protegido com recursos atualizados?

Ruídos na Comunicação Como nos entendemos (ou nos desentendemos) nos relacionamentos? Como o cliente explicou... Como o Gerente de produtos entendeu... Como o produto foi idealizado... O que o cliente realmente queria... Como o produto foi construido... Como o marketing o descreveu... Como o projeto foi decumentado. ... Que funcionalidades Foram instaladas... Como o cliente foi cobrado... foi mantido...

Informações Desatualizadas Case* Calendário de atividades Questões a serem consideradas (Perguntas) DATA DIA FERIADO ATACADO VAREJO 25/01/2006 Quarta-feira ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 22:00 às 07:00 07:00 às 16:00 28/02/2006 Terça-feira CARNAVAL FECHADO 01/03/2006 CINZAS 14/04/2006 Sexta-feira PAIXÃO DE CRISTO 16/04/2006 Domingo PÁSCOA 21/04/2006 TIRADENTES 01/05/2006 Segunda-feira DIA DO TRABALHO 15/06/2006 Quinta-feira CORPUS CHRISTI 09/07/2006 REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA 07/09/2006 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 01/10/2006 ELEIÇÃO 12/10/2006 N. SRA APARECIDA 29/10/2006 02/11/2006 FINADOS 15/11/2006 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 20/11/2006 CONSCIÊNCIA NEGRA 24/12/2006 VÉSPERA DE NATAL 25/12/2006 NATAL 31/12/2006 VÉSPERA ANO NOVO 01/01/2007 CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL 02/01/2007 RECOMPOSIÇÃO - Qual é o objetivo do calendário? - A informação está sendo útil? - As Informações continuam válidas hoje? - Existe um programa de atualização dos dados? - Qual deveria ser a freqüência? - O dia da semana facilita porém, altera todo ano. - Lembrar da existência de datas fixas e variáveis. - As informações são fáceis de serem visualizadas? - Etc... Sugestões de melhorias (Respostas) - Mudar o lay-out do calendário (colunas & Linhas) de forma a incluir um período de 5 (ou mais) anos numa única tabela. - Separar visualmente os feriados fixos e variáveis (por cores, destaques etc..) - Utilizar fontes externas de atualização, (arquivos XML, BD etc...) fáceis de serem mantidos. - Melhorar o visual bastante confuso (alinhamento, maiúsculas e minúsculas, formato das datas...) - Etc... * Extraído da Web em 01/11/2007

FIM DA APRESENTAÇÃO A B C X Y Z Usabilidade ? Web 2,0