Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
Advertisements

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD
2º Seminário de Análise dos Resultados da PNAD
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
Experiência brasileira
PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social O Artesão e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELO CRÉDITO RURAL SAFRA 2005/2006 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Secretaria de Política Agrícola.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Fontes de Dados Demográficos
ÍNDICES DE PREÇOS u São o demonstrativo síntese do movimento de preços dos produtos consumidos por determinado segmento da população. Esta síntese é obtida.
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Simone Wajnman/ Cedeplar UFMG
Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) INTENSIDADE E EXIGÊNCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO Sandro Pereira Silva IPEA/Disoc Março de 2012.
Fluxo de Trabalho – mercado
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Jornada de Trabalho e Arranjos de Tempo de Trabalho 1) Apresentação 2) As recomendações e o debate recente 3) A investigação das horas trabalhadas nas.
Mercado de Trabalho no Brasil
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social FORUM NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - FNPS BRASÍLIA, ABRIL.
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 5 Conhecendo Grandes Bancos de Dados Públicos.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 PRINCIPAIS RESULTADOS DA PNAD Diretoria de Pesquisas.
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Regime de Crescimento e Geração de Emprego como Determinantes Macroeconômicos da Desigualdade de Renda: uma análise para o caso do Brasil Miguel Bruno.
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2013
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social COBERTURA PREVIDENCIÁRIA: EVOLUÇÃO E APERFEIÇOAMENTO METODOLÓGICO.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
O retrato do Brasil pelos dados da PNAD
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
INTRODUÇÃO DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS COREN – COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO GEPME – GERÊNCIA DE PESQUISA MENSAL Imputação de Valores Faltantes.
Urbanização Brasileira
Professor Antonio Ferreira
Pesquisa Mensal de Emprego
A PREVIDÊNCIA SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
Capacitação em Eventos
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Erros nos resultados da PNAD 2013.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Pesquisa de Emprego e Desemprego
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS COREN – COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO GEPME – GERÊNCIA DE PESQUISA MENSAL Imputação de Valores Faltantes Referentes.
Globalização e as desigualdades regionais
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO
La Habana, 15 de Noviembre de 2010 Censo de Población de Brasil 2010: Algunas características y acompañamiento de los trabajos IPUMS América Latina III.
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil Santiago, 31 de maio de 2005 Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE

CONCEITOS ABRANGÊNCIA NÍVEIS DE DIVULGAÇÃO PERÍODOS DE REFERÊNCIAS FORMA DE COLETA RESULTADOS

Censo Demográfico Trabalho remunerado; trabalho não remunerado, exercido durante pelo menos uma hora na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar ou como aprendiz ou estagiário; e trabalho na produção para o próprio consumo, exercido durante pelo menos uma hora na semana PNAD Conceitos do Censo Demográfico de Inclui: trabalho não remunerado, exercido durante pelo menos uma hora na semana, em ajuda a instituição religiosa, beneficente ou de cooperativismo; e trabalho na construção para o próprio uso, exercido durante pelo menos uma hora na semana PME - Conceito do Censo Demográfico de Exclui trabalho na produção para o próprio consumo. Conceito de trabalho

Conceito de pessoa desocupada Censo Demográfico de pessoa sem trabalho na semana de referência e que procurou trabalho no período de referência de 30 dias PNAD - pessoa sem trabalho na semana de referência e que procurou trabalho nessa semana PME - pessoa sem trabalho na semana de referência, que estava disponível para assumir um trabalho nessa semana e que procurou trabalho no período de referência de 30 dias, mas não teve qualquer trabalho, ou após sair do último trabalho que teve nesse período

Corte de idade para investigação sobre trabalho Censo Demográfico - 10 anos ou mais de idade PNAD - 10 anos ou mais de idade PME - 10 anos ou mais de idade

Abrangência geográfica Censo Demográfico - Brasil (todo o território nacional) PNAD - de 1981 a Brasil menos a área rural de seis Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá) PNAD - a partir de Brasil (todo o território nacional PME - Regiões Metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Cerca de 25% da PEA.

Níveis de divulgação Censo Demográfico de Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios PNAD - Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e 9 Regiões Metropolitanas PME - 6 Regiões metropolitanas

Período de referência para avaliar o emprego Censo Demográfico de a 29 de julho de 2000 PNAD (período principal) - última semana de setembro de cada ano da pesquisa PME (período principal) - Semana de referência (a amostra de cada mês da pesquisa é distribuída em quatro semanas, havendo, portanto, quatro semanas de referência para representar cada mês da pesquisa)

Período de referência para avaliar a procura de trabalho Censo Demográfico de de junho a 29 de julho de 2000 PNAD - última semana de setembro de cada ano da pesquisa PME - Semana de referência para desemprego. Últimos 30 dias para procura de trabalho.

Época de coleta das Informações Censo Demográfico de agosto a novembro de 2000 PNAD - outubro a meados de dezembro de cada ano da pesquisa PME - semana seguinte à de referência

Instrumentos de coleta Censo Demográfico de modelos de questionário: básico e amostra PNAD - questionário papel PME - questionário eletrônico (Pocket)

Número de Informantes Censo Demográfico de 2000 – 54 milhões de domicílios e 200 mil recenseadores PNAD – 130 mil domicílios e 941 entrevistadores PME - 38 mil domicílios, por mês, e 278 entrevistadores

Resultados

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD

FONTE: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. NOTA: Exclusive as pessoas da área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD

FONTE: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. NOTA: Exclusive as pessoas da área rural de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD

Fonte: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego PESQUISA MENSAL DE EMPREGO - PME

Fonte: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego PESQUISA MENSAL DE EMPREGO - PME

Fonte: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego PESQUISA MENSAL DE EMPREGO - PME

Fonte: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Mensal de Emprego PESQUISA MENSAL DE EMPREGO - PME

ECONOMIA INFORMAL

ESTATÍSTICAS DE EMPREGO E POLÍTICA ECONÔMICA

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Banco Central do Brasil Tasa Interés

DEMOGRAFIA E ESTATÍSTICAS DE EMPREGO

Evolução Demográfica

Tendência Demográfica

Fontes: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indicadores Sociais

Demografia, economia e mercado de trabalho

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD

EMPREGO E PIB

Fonte: IBGE. Censos Demográficos 1991 e 2000.

Populaç ã o e Mercado de trabalho

Distribuição da População Desocupada Total Por Faixa Etária Outubro de 2004