Equipamentos de Redes Aula 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação de redes de computadores
Advertisements

Redes e computadores I Topologia de redes
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
Hardware de Topologia e
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Topologias de Rede.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Equipamentos de rede; Rede Ethernet (IEEE 802.3).
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
Visão Geral de Equipamentos de Rede
TOPOLOGIA.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes de Computadores Aula 5
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Por que Redes Industriais?
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
As topologia da rede.
CSMA. O Csma (Carrier Sense Multiple Access). Esta palavra é o sistema que gere de o tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. As redes.
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Quanto as topologias da rede:
REDES DE COMPUTADORES Introdução
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
hubs passivos e splitters
Equipamentos de Redes Aula 3
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Equipamentos de Redes Aula 1
Topologias e Classificação das RC
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
PDV Roteado Supermercados.
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
REDES DE COMPUTADORES II
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Dispositivos de interligação
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Equipamentos de Redes Aula 4
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
  UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ NÚCLEO UNIVERSITÁRIO REGIONAL DO BAIXO TOCANTINS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DO CURSO DE MATEMÁTICA.
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de interligação Redes, sub-redes, etc...
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MATA59 - Redes de Computadores I
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Fundamentos de Comunicação de Dados e protocolos de redes Aula 2
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Equipamentos de Interligação de Redes
Tecnológica da rede física
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
Quanto as topologias da rede :
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
Jackson Eduardo da Silva Serviços de rede e internet.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Equipamentos de interligação de redes
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Equipamentos de Redes Aula 2 Willamys Araújo

Tópicos da aula de hoje Fundamentos dos principais equipamentos de Redes Hubs Velocidades, limites de conexão e empilhamentos

Hubs

Hubs Fundamentos Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Os hubs não tem capacidade de aumentar o desempenho da rede.

Hubs

Hubs Fundamentos Todo Hub é um repetidor, mas nem todo repetidor é um Hub. Ele é responsável por replicar em todas as portas as informações recebidas pelas máquinas da rede.

Hubs Quando a máquina A envia quadros de dados para outra. Todas as demais recebem esse quadro ao mesmo tempo

Hubs Do ponto de vista de tráfego de dados em redes ethernet não há diferenças entre topologia Linear e Estrela. Topologia Linear Topologia estrela

Hubs Vantagens Facilidade de identificar um cabo defeituoso, uma vez que a rede inteira funciona, porém apenas a máquina com cabo defeituoso não.

Hubs Desvantagens Por ser um repetidor, ele não tem como identificar os quadros de dados enviados, dessa forma ele não sabe de quem foi enviado, nem pra quem. Por mandar a todos, o mesmo quadro de dados, há falha na segurança. Diminui o desempenho da rede, pela perda de tempo em ter que enviar o quadro de dados a todos os micros da rede.

Hubs Classificação básica de Hubs Passivo Ativo Inteligente Concentradores de cabos que não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica. Ativo São hubs que regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas. Inteligente São hubs que permitem qualquer tipo de monitoramento. Podem fornecer relatórios de acesso e detectar falhas.

Hubs Classificação básica de Hubs Empilhável Permite a ampliação do seu numero de portas.

Hubs de múltiplas velocidades Existem hubs que podem operar a mais de uma velocidade. Isso graças a memória interna que armazena os últimos dados enviados para a rede.

Limites de conexão As regras de segmentação de redes ethernet se aplica aos hubs, uma vez que eles também são repetidores. O limite de conexão de hubs varia de acordo com a velocidade em que o hub opera.

Limites de conexão Hubs Operando a 10 mbps Limite maior de conexão 5 segmentos e 4 hubs Possuem uma porta “especial”, chamada uplink Uma porta que ativa ou desativa o cross-over

Hubs Operando a 10 mbps

Hubs Operando a 10 mbps Para o recebimento ele tem que ser RD(recepção) TD(transmissão) sai de um computados

Ligação de dois hubs que não funciona Hubs Operando a 10 mbps Ligação de dois hubs que não funciona

Hubs com porta uplink única Colocar cabos cross-over

Hubs Operando a 100 mbps Regra parecida com a dos repetidores Hubs classe I Hubs classe II

Hubs Operando a 100 mbps A duas formas para aumentar o numero de portas disponíveis em redes operando a 100mbps. O uso de hubs empilháveis Troca por um hub que possua mais portas Lembrando que podem ser conectados switches e roteadores aos hubs, uma vez que esses não entra na conta da segmentação de rede.

Hubs Operando a 1 gbps São mais rigorosas, pois não aceitam que seus hubs sejam interligados entre si. Solução Hub com maior numero de portas ou Uso de hubs empilháveis

Hubs empilháveis São hubs que possuem uma porta especial que permite a conexão entre dois ou mais hubs. Essa conexão faz com que os hubs sejam considerados pela rede um só e não hubs separados.

Hubs empilháveis

Exercício de fixação O que faz um hub?Ele pode ser considerado um repetidor? Quando usamos um hub, ao enviarmos uma mensagem ela será vista apenas pelo destinatário?Explique As regras de segmentação usadas pelos repetidores são aplicáveis aos hubs? Qual a função da entrada uplink? Qual a diferença entre um hub de Classe II e um Hub empilhável?Explique.