REDES DE COMPUTADORES II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Advertisements

Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Introdução Ligações inter-redes.
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
CONCEITO BÁSICO DE REDE
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Modelos de Referência.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
SMB é um protocolo, não uma implementação.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Software de Rede Willamys Araújo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Aula 9 - Camada de aplicação
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Equipamentos de Redes Aula 3
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Comunicação – Módulo 3
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
Equipamentos de Redes Aula 4
ARQUITECTURA TCP/IP.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
REDES DE COMPUTADORES II
REDES DE COMPUTADORES II
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
Administração e Projeto de Redes
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Redes de computadores: Camada de Transporte Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Modelo OSI.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
REDES DE COMPUTADORES II
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Informática Industrial N8INF
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Protocolos de comunicação
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Transcrição da apresentação:

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP O protocolo TCP/IP atualmente é o mais usado em redes locais. Isso se deve basicamente à popularização da Internet, já que esse protocolo foi criado para ser usado na Internet. Mesmo os sistemas operacionais de redes, que no passado só utilizavam o seu protocolo proprietário (como o Windows NT), hoje suportam o protocolo TCP/IP. Uma das vantagens dele em relação a outros protocolos existentes é que ele é roteável, isto é, foi criado pensando em redes grandes e de longa distancia, onde pode haver vários caminhos para o dado atingir o computador receptor.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Outro fato que tornou o TCP/IP popular é que ele possui arquitetura aberta e qualquer fabricante pode adotar a sua própria versão do TCP/IP em seu sistema operacional, sem a necessidade de pagamento de direitos autorais a ninguém. Com isso, todos os fabricantes de sistemas operacionais acabaram adotando o TCP/IP, transformando-o em um protocolo universal, possibilitando que todos os sistemas possam comunicar-se entre si sem dificuldade.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP A arquitetura do TCP/IP é mostrada a seguir, como pode –se observar ele é um protocolo de quatro camadas.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP O TCP/IP é, na realidade, um conjunto de protocolos. Os mais conhecidos dão justamente o nome desse conjunto: TCP (Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol), que operam nas camadas transporte e internet, respectivamente. Mas eles não são os únicos.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Aplicação Esta camada equivale ás camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI e faz a comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte. Existem vários protocolos que operam na camada de aplicação. Os mais conhecidos são o HTTP, SMTP, FTP e o DNS. Dessa forma, quando um programa cliente de e-mail quer baixar os e-mails que estão armazenados no servidor de e-mail, ele irá efetuar esse pedido para a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo SMTP.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Aplicação Quando você entra em um endereço www em seu browser, para visualizar uma página na Internet, o seu navegador irá comunicar-se com a camada de aplicação do TCP/IP, sendo atendido pelo protocolo HTTP. E assim por diante. A camada de aplicação comunica-se com a camada de transporte através de uma porta. As portas são numeradas e as aplicações padrão usam sempre a mesma porta.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Aplicação Por exemplo, o protocolo SMTP utiliza a porta 25, o protocolo HTTP utiliza sempre a porta 80 e o FTP as 20 (para a transmissão de dados) e 21 (para a transmissão de informações de controle). O uso de um número de porta permite ao protocolo de transporte saber qual é o tipo de conteúdo do pacote de dados e no receptor, saber para qual protocolo de aplicação ele deverá entregar o pacote de dados.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Transporte Esta camada é equivalente á camada de transporte (camada 4) do modelo OSI. Ela é responsável por pegar os dados enviados pela camada de aplicação e transformá-los em pacotes, a serem repassados para a camada de Internet. No modelo TCP/IP a camada de transporte utiliza um esquema de multiplexação, onde é possível transmitir “simultaneamente” dados das mais diferentes aplicações.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Transporte Na verdade, ocorre o conceito de intercalamento de pacotes; vários programas poderão estar comunicando-se com a rede ao mesmo tempo, mas os pacotes gerados serão enviados à rede de forma intercalada, não sendo preciso terminar um tipo de aplicação de rede para então começar outra. Isso é possível graças ao uso do conceito de portas, já que dentro do pacote há a informação da porta de origem e de destino do dado. Ao receber três pacotes, por exemplo, o primeiro pode ser de e-mail, o segundo de www e o terceiro de FTP.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Transporte Nesta camada operam dois protocolos: o já falado TCP e o UDP. Ao contrário do TCP, este segundo protocolo não verifica se o dado chegou ou não ao destino. Por este motivo, o protocolo mais usado na transmissão de dados é o TCP, enquanto o UDP é tipicamente usado na transmissão de informações de controle. Na recepção de dados, a camada de transporte pega os pacotes passados pela camada Internet e trata de colocá-los em ordem e verifica se todos chegaram corretamente.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Transporte Além disso o protocolo IP não verifica se o pacote de dados enviado chegou ou não ao destino; é o TCP (protocolo de transporte), que ao remontar a ordem dos pacotes recebidos, verifica se está faltando algum, assim, caso haja necessidade ele solicita uma retransmissão do pacote que não chegou.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Internet Essa camada é equivalente à camada de rede (camada 3) do modelo OSI. Na transmissão de um dado, o pacote de dados recebido da camada TCP é dividido em pacotes chamados de datagramas. Os datagramas são enviados para a camada de interface com a rede, onde são transmitidos pelo cabeamento da rede através de quadros. Essa camada não verifica se os datagramas chegaram ao destino, isso fica a cargo do TCP.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Internet Ainda nessa camada é realizado o roteamento de pacotes, isto é, adiciona-se ao datagrama informações sobre o cainho que ele deverá percorrer.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Camada de Interface de Rede Esta camada, é equivalente as camadas 1 e 2 do modelo OSI, ela é responsável por enviar o datagrama recebido pela camada de internet em forma de um quadro através da rede.

REDES DE COMPUTADORES II TCP/IP Exercícios: Faça uma comparação sucinta entre o modelo OSI e o TCP/IP. Comente sobre os protocolos presentes no modelo TCP/IP. Resuma cada camada do modelo TCP/IP.