Distúrbios do sistema nervoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
Como funciona a memória?
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Prof. Regis Romero.
Centro de comando corporal
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL SISTEMA NEVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
Nome: Arthur Caetano, Mathias Ozorio e Vitor Pires;
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso e as Principais Doenças
ESCOLA LUIS DE FRANÇA CIÊNCIAS SISTEMA NERVOSO PROF. NETO.
Sistema Nervoso – parte 1
Constituição do sistema nervoso
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
Sistema nervoso Responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as.
Sistema Nervoso.
1. Que tipos de neurônios levam sinais até o cérebro? A. Interneurônios B. Neurônios motores C. Neurônios sensoriais D. Neurônios multipolares.
Doença de Parkinson Acadêmicas: Dayana Nazario Glaucineide Lopes Lariza Teles Luciane Reis Maria da Conceição Orientadora: Enfª Mônica Holanda.
Introdução O Sistema nervoso é formado por vários órgãos e nervos sendo que o principal órgão é o Encéfalo de onde parte a medula espinhal. O encéfalo.
Funções cerebrais (resumo) Msc. Luciene de O. Vieira.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema nervoso.
Sistemas reguladores no ser humano
Histologia Profa. Mirelle Saes
SISTEMA NERVOSO Página 138.
Neurofisiologia Aula 1.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
Fisiopatologia dos Sistemas
Retomada de critérios avaliativos Av 2 – 3º trimestre
Sistema Nervoso.
Fisiologia humana II: coordenação nervosa e sentidos
EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.
ESTUDO DA VIDA BIOLOGIA.
Sistema Nervoso Junto com o sistema endócrino, coordena todas as funções do organismo. Sistema nervoso central = encéfalo + medula espinal. Função: interpretar.
Sistema Nervoso.
Profa Renata Guzzo Souza Belinelo
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Introdução
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
SERES VIVOS.
FÁRMACOS COM ATUAÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AUTÔNOMO.
Profª Elaine Euzébio de Lima
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRALSN PERIFÉRICO EncéfaloMedula espinhal Nervos cranianos Nervos raquidianos.
Prof: Marcus Ferrassoli
Ciências Ensino Fundamental - 8° Ano Sistema Nervoso e as Principais Doenças.
Sistema Nervoso.
Introdução a anatomia neurológica AULA I – Sistema Nervoso Jose Correia JR.
Transcrição da apresentação:

Distúrbios do sistema nervoso Acidente Vascular Cerebral (AVC), pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Os neurônios alimentados pela artéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesão neurológica irreversível, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala. https://aminhafarmacia.files.wordpress.com/2014/03/avc-sintomas.jpg 31/07/2015

Ataques Epiléticos Epilepsia, não é um doença e sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clínicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter causas diversas, tais como anomalias congênitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesões decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc. http://www.netcina.com.br/2011/08/epilepsia-convulsao-ataque-epiletico.html 31/07/2015

Doenças degenerativas do sistema nervoso Doença de Parkinson, manifesta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade e é causada por alterações nos neurônios que constituem a "substância negra" e o corpo estriado, dois importantes centros motores do cérebro. A pessoa afetada passa a apresentar movimentos lentos, rigidez corporal, tremor incontrolável, além de acentuada redução na quantidade de dopamina, substância neurotransmissora fabricada pelos neurônios do corpo estriado. http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1777 31/07/2015

Doença de Huntington, começa a se manifestar por volta dos 40 anos de idade. A pessoa perde progressivamente a coordenação dos movimentos voluntários, a capacidade intelectual e a memória. Causado pela morte dos neurônios do corpo estriado. Pode ser hereditária, causada por uma mutação genética. http://rascunhosdefisioterapia.blogspot.com.br/2014/01/doenca-de-huntington.html 31/07/2015

Doença de Alzheimer, perda de memória, dificuldade para realizar atividades simples, mudanças de humor e comportamento agressivo. Muitos acham que esses sintomas são "coisas de velho", mas eles podem ser sinais do mal de Alzheimer, doença que ataca o cérebro e não tem cura.  http://saude.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/demencia-senil-a-doenca-de-alzheimer-1/demencia-senil-a-doenca-de-alzheimer-4.jpg 31/07/2015

Doenças infecciosas do sistema nervoso Vírus, bactérias, protozoários e vermes podem parasitar o sistema nervoso, causando doenças de gravidade que depende do tipo de agente infeccioso, de seu estado físico e da idade da pessoa afetada. Diversos tipos de vírus podem atingir as meninges (membranas que envolvem o sistema nervoso central), causando as meningites virais. Se o encéfalo for afetado, fala-se de encefalites. Se a medula espinal for afetada, fala-se de poliomielite. Infecções bacterianas também podem causar meningites.

http://correio. rac. com http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/06/capa/campinas_e_rmc/185019-virus-achado-em-campinas-nao-ameaca-controle-da-polio-diz-ministerio.html 31/07/2015

As drogas e o sistema nervoso As drogas que atuam sobre o sistema nervoso central são as chamadas "psicotrópicas". Este termo é composto de duas partes: psico - que significa o nosso psiquismo (o que sentimos, pensamos e fazemos) e trópico - que relaciona-se ao termo tropismo, ou seja, "ter atração por".  Drogas psicotrópicas são, portanto, aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de pensar, sentir ou agir. 

http://psycholoveraytahim. blogspot. com http://psycholoveraytahim.blogspot.com.br/2012/03/sistema-nervoso-e-as-drogas.html 31/07/2015

Verificação do conhecimento 1º) Quais as estruturas formam o sistema nervoso Central nos seres humanos? 2º) Na espécie humana, cite algumas funções do: a) Cérebro b) Cerebelo c) Bulbo raquidiano d) Ponte

3º)( PUC-SP) O sistema nervoso autônomo, controlador das atividades involuntárias de nosso organismo, é dividido em duas partes, que têm ação antagônica. a)Como são denominadas estas duas partes do sistema nervoso autônomo? b)Dê um exemplo que ilustre o antagonismo apresentado pelas duas partes em questão.

4º) Qual a finalidade do sistema nervoso? 5º) O Que são neurônios? 6º) O que é a medula espinhal, onde se localiza e quais suas funções?

Gabarito 1º) O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal ou espinhal. 2º) é o centro do controle de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência, tais como: movimento, o sono, a fome, a sede e de quase e de todas as emoções. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior. ajuda a manter o equilíbrio e a postura. está implicado na manutenção das funções involuntárias, tais como a respiração. é constituída principalmente por fibras nervosas mielinizadas que ligam o córtex cerebral ao cerebelo.

3º) Simpático e Parassimpático. b) Simpático: responsável por reações de situações estressantes; Parassimpático: responsável por funções que fazem o corpo voltar ao normal após a situação de estresse enfrentada. 4º)  é responsável pela adaptação do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. 5º) É a unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. 6º) filamento nervoso que percorre o interior do canal raquidiano da coluna vertebral. Exerce as funções do centro nervoso e de conduzir impulsos nervosos.