1. Grupo relacional: preposição e conjunção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Estudo das orações coordenadas
Dificuldades da Língua Portuguesa
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Profa. Eugenia Fernandes
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
ORAções coordenadas.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Português Professora Pollyanna Mattos.
Período Simples e Período Composto
Conjunção.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
As conjunções coordenativas.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Classe Gramatical da palavra QUE
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Palavras Invariáveis Advérbio – é um tipo de palavra que exerce basicamente o papel de modificador do verbo. Ex.: a) Velhos barcos cruzam o enorme rio.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Período Composto – ORAÇÕES COORDENADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Período composto por coordenação
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
Trabalho de Língua Portuguesa
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
CONJUNÇÃO.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Período Composto por Coordenação.

ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Classes fechadas de palavras
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Orações Coordenadas Sindéticas e assindéticas
Período composto por coordenação
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Conjunção.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Orações Subordinadas Reduzidas
Conjunção.
Classificação das orações
ORAÇÕES COORDENADAS.
Gramática.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
8as séries.  Enfim, chegou o momento _____ precisava tomar uma decisão ____ não me agradava, mas _____ resultado era importante. a- em que – que – cujo.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
Período composto por coordenação
Desafio Pré-Vestibular Professor: Ulisses Coelho
Orações coordenadas.
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Prof. Deivis OBJETO INDIRETO OBJETO INDIRETO
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
Conjunção A palavra “conjunção” provém de “conjunto”.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Preposição e Conjunção
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

1. Grupo relacional: preposição e conjunção Características comuns: Ligam palavras ou orações, por isso, são elementos coesivos, mas não retomam palavras como pronomes e advérbios. São invariáveis.

PREPOSIÇÃO ≠ CONJUNÇÃO Comprei um presente para você. (preposição) ≠ Estudamos bastante para que passemos no vestibular. (conjunção, pois estabelece uma relação de finalidade)

Conjunção Considere as seguintes informações sobre as condições do clima de uma região: Uma frente fria chegará amanhã. A temperatura cairá bastante. O sol aparecerá pouco. Essas três orações podem ser reunidas em uma única frase: Uma frente fria chegará amanhã e a temperatura cairá bastante, porque o sol aparecerá pouco. Em relação às palavras destacadas nessa frase, observe as seguintes indicações:

porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção Uma frente fria chegará amanhã (oração 1) e  palavra que liga a oração 1 à 2.  Conjunção a temperatura cairá bastante. (oração 2) porque  palavra que liga a oração 2 à 3  Conjunção o sol aparecerá pouco. (oração 3) Considere agora esta outra frase: sujeito Chuva e frio atrapalharão o fim de semana dos gaúchos. palavras de mesma função (núcleos do sujeito) Note que a palavra e não liga duas orações, e sim duas palavras de mesma função. A palavra e também nesse caso é conjunção.

Conjunção é a palavra invariável que liga: * duas orações; * duas palavras de mesma função em uma oração.  Classificação das conjunções Existem dois mecanismos básicos por meio dos quais duas orações podem se ligar uma à outra: a coordenação e a subordinação. Relações de coordenação  Compare as orações de a com as de b: a) O verão começou. As estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2 conjunção b) O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração 1 oração 2

Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto Em a, temos duas orações isoladas, separadas pelo ponto. Em b, as mesmas orações aparecem ligadas pela conjunção, mas continuam mantendo sua autonomia: a oração 1 não depende da oração 2, nem a 2 depende da 1. são orações independentes um da outra. Orações independentes entre si recebem o nome de orações coordenadas, e a conjunção que as relaciona classifica-se como conjunção coordenativa. No exemplo anterior, temos, portanto:   conjunção coordenativa O verão começou, por isso as estradas para o litoral estão movimentadas. oração coordenada oração coordenada

Principais conjunções coordenativas As conjunções coordenativas podem estabelecer cinco diferentes relações de sentido entre duas orações coordenadas. Esses sentidos é que determinam a classificação das conjunções. Principais conjunções coordenativas Relação de sentido Exemplos aditivas (e, nem, não só ... mas também) soma/adição Fez as malas e sumiu da cidade. adversativas (mas, porém, entretanto etc.) oposição Fez as malas, porém não viajou. alternativas (ou ... ou, ora ...ora etc.) opção/escolha Ele ficará aqui ou viajará para a casa dos pais. conclusivas (logo, portanto, por isso etc.) conclusão Ele está de férias, portanto pode viajar. explicativas (porque, que, pois etc.) explicação/justificativa Faça suas malas, porque viajaremos amanhã.

Relações de subordinação   Observe: Pesquisa revela que maioria da população apóia democracia. oração 1 oração 2 Veja que: Na oração 1, temos um verbo de sentido incompleto: revelar; A oração 2 junta-se à oração 1 para completar o sentido do verbo revela. Pode-se dizer, então, que a oração é dependente da oração 1, já que serve para completar-lhe o sentido. Nesse tipo de relação entre orações, emprega-se a seguinte nomenclatura: Oração subordinada – oração dependente de outra. Oração principal – oração à qual se liga uma subordinada. Conjunção subordinativa – conjunção que relaciona uma oração subordinada a uma principal..