O CORTIÇO ALUÍSIO AZEVEDO.

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Transcrição da apresentação:

O CORTIÇO ALUÍSIO AZEVEDO

TÓPICOS Naturalismo Resumo do Enredo Estrutura de O Cortiço

Naturalismo O Naturalismo é uma espécie de vertente do Realismo e assume seus princípios básicos: Predomínio da objetividade na observação da realidade. Visão cientificista da existência. Abordagem de patologias sociais.

Foco Narrativo Foco narrativo em 3ª pessoa, narrador onisciente. “ Sempre em mangas de camisa, sem domingo nem dia santo, não perdendo nunca a ocasião de assenhorear-se do alheio, deixando de pagar todas as vezes que podia e nunca deixando de receber, enganando os fregueses, roubando nos pesos e nas medidas, comprando por dez réis de mel coado o que os escravos furtavam da casa dos seus senhores, apertando cada vez mais as próprias despesas, empilhando privações sobre privações, trabalhando e mais a amiga como uma junta de bois, (...) contemplava de longe com um resignado olhar de cobiça.”

RESUMO DO ENREDO Foco narrativo em 3ª pessoa, narrador onisciente. É  a história do Cortiço – personagem principal da obra. João Romão, português, trabalha em uma vendinha em Botafogo, quando o dono da venda decide voltar para Portugal, João Romão recebe a venda e mais um dinheiro como pagamento de salários vencidos.

Junta-se a Bertoleza – escrava quitandeira Junta-se a Bertoleza – escrava quitandeira. Bertoleza pagava ao seu dono todo mês para manter-se livre e juntava dinheiro para comprar sua carta de Alforria. Romão compra o terreno ao lado da venda e constrói o cortiço com material roubado das fábricas em construção na redondeza do cortiço com a ajuda de Bertoleza. Além de alugar as casinhas do cortiço, João Romão monta um restaurante para vender almoço aos trabalhadores das fábricas.

Ao lado do cortiço, constrói um casarão, um outro português, o Senhor Miranda, cuja mulher leva vida irregular. Os dois mantêm uma relação de inveja um pelo outro, pois Romão inveja a vida pomposa de Miranda; enquanto Miranda inveja a liberdade de Romão, pois Miranda, precisa viver com uma mulher que o trai, para poder manter ser status.

Tipos: a Machona, lavadeira gritalhona, "cujos filhos não se pareciam uns com os outros"; Alexandre, mulato pernóstico; Pombinha, moça franzina que se desencaminha por influência das más companhias; Rita Baiana, mulata faceira que andava amigada na ocasião com Firmo, malandro valentão; Jerônimo e sua mulher, e outros mais.

João Romão compra uma pedreira que existe no fundo do cortiço e passa a enriquecer de modo acelerado, pois a cidade do Rio está passando por um processo de urbanização. No cortiço há festas com certa freqüência, destacando-se nelas Rita Baiana como dançarina provocante e sensual, o que faz Jerônimo perder a cabeça. Enciumado, Firmo acaba brigando com Jerônimo e, hábil na capoeira, abre a barriga dó rival com a navalha e foge.

Jerônimo, que havia sido internado em um hospital após a briga com Firmo, arma uma emboscada traiçoeira para o malandro e o mata a pauladas, fugindo em seguida com Rita Baiana, abandonando a mulher. O português, agora endinheirado, reconstrói o cortiço, dando-lhe nova feição e pretende realizar um objetivo que há tempos vinha alimentando: casar-se com uma mulher "de fina educação", legitimamente.

Romão, lança os olhos em Zulmira, filha do Miranda Romão, lança os olhos em Zulmira, filha do Miranda. Botelho, um velho parasita que reside com a família do Miranda e de grande influência junto deste, aplaina o caminho para João Romão, mediante o pagamento de vinte contos de réis. E em breve os dois patrícios, por interesse, se tornam amigos e o casamento é coisa certa. Só há uma dificuldade: Bertoleza. João Romão arranja um piano para livrar- se dela: manda um aviso aos antigos proprietários da escrava, denunciando-lhe o paradeiro.

Pouco tempo depois, surge a polícia na casa de João Romão para levar Bertoleza aos seus antigos senhores. A escrava compreende o destino que lhe estava reservado, suicida-se, cortando o ventre com a mesma faca com que estava limpando o peixe para a refeição de João Romão.

ESTRUTURA DE O CORTIÇO O Cortiço aborda a ambição e a exploração do homem pelo próprio homem. De um lado João Romão que aspira à riqueza e Miranda, já rico, que aspira à nobreza. Do outro, a gentalha, caracterizada como um conjunto de animais, movidos pelo instinto sexual e pela fome

O cortiço, de Aluísio Azevedo