Cap. 3 - Estilística léxica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Advertisements

Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Não dá saltos!! Desnecessário!!!
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Gênesis 28,10-22 Naqueles dias, Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se.
Oswald de Andrade.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
O Palhaço e o Nariz.
Colocação dos pronomes pessoais átonos
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Já escalei a minha montanha!... Laura Vieira
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
NÃO PISE NOS PATOS !.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Rotina....
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Variedade Lingüística
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Cap. 3 - Estilística léxica
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
A Maçonaria proporcionou-me...
Rotina....
A Razão e a Emoção S Gotas de Carinho.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
Por favor, não beba quando for dirigir. Você ainda não está pronto para vir me visitar. Deus.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A RAZÃO E A EMOÇÃO A RAZÃO E A EMOÇÃO.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Verbo Língua Portuguesa.
CAMPANHA DE JEJUM DA MULTIPLICAÇÃO
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
O Futuro do Conjuntivo Parte I
Hino da CF Ah! Quanta espera, desde as frias madrugadas,
Recado de Deus para Você Gloria Wendroff.
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
CAMPANHA JEJUM DE SILOÉ
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Rotina....
Amizade é isso... Ligue o Som.
Parabéns Igreja Filadélfia.
Grupo de Oração Fonte de Vida
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
ORAÇÃO DE UM Homem desesperado que, já sem forças, apresenta suas preocupações ao Senhor. Ó Senhor, Ouve a minha oração! Escuta os meus insistentes pedidos.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
Para que não ficasse indiferente diante das belezas da vida.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
By Búzios Slides A Razão e a Emoção Avanço automático.
Salmo 25 Bíblia Viva oração de Davi por auxílio divino
Interpretação textual
Venha conhecer a felicidade
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
Maneiras Gentis de Cumprimentar. É grande descortesia recusar uma mão estendida. O aperto de mão é um grande revelador do caráter. Portanto, é bom que.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
A drama e seu Dono A drama perdida.
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.” Sl
Classes gramaticais Numeral; Pronome; Interjeição.
Algumas considerações sobre Educação Ambiental Lúcia Cavalieri Conteúdo, metodologia e prática do ensino de História e Geografia Pedagogia /Unesp
Quem somos nós? Um breve estudo sobre o universo, nós e as palavras.
Transcrição da apresentação:

Cap. 3 - Estilística léxica

O que é Estilística? Parte da linguística que estuda os recursos afetivo-expressivos da língua. A estilística, como ciência, apresenta um caráter mais descritivo-interpretativo, sem considerações de natureza normativa.

Relação de sinonímia Gostaria de convidá-la para um jantar. Gostaria de convidá-la para uma janta. Quanto ao sentido, qual a diferença entre os elementos destacados? Nem sempre a substituição por um sinônimo produz o mesmo sentido.

Utilização de advérbios para enfatizar formas pronominais. Eu cá sei das minhas dores. Aqui comigo é preciso andar na linha. Eles lá é que se entendem

Substantivação Os muitos eus que sou, só eu conheço. Seu não irredutível deixou-me desolada. O cantar do pássaro alegra a alma.

O que é Estilística Léxica? Expressividade obtida com as palavras, seja por sua flexão, formação, classificação ou por seu significado no contexto. Observe: “Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária” (Machado de Assis) Qual o sentido das palavras agulha e linha?

“Uma aflição mordeu-o no íntimo”, Otto Lara Resende “Não quero a rosa que me dás, quero a rosa que tu és.” “Que filmezinho horroroso!” “Pedro não é um professor; ele é o professor”.

Observe o slogan publicitário Observe o anúncio: Finalmente uma revista semanal que trata a mulher como dona da casa, não de casa. Dona da casa x Dona de casa. Qual a diferença semântica? A presença de um artigo definido pode gerar uma mudança de sentido.

A posição do adjetivo como marcador semântico- estilístico pobre homem = homem infeliz; homem pobre = carente de recursos.

ESTILÍSTICA LEXICAL O homem: as viagens O homem, bicho da Terra tão pequeno chateia-se na Terra lugar de muita miséria e pouca diversão, faz um foguete, uma cápsula, um módulo toca para a Lua desce cauteloso na Lua pisa na Lua planta bandeirola na Lua experimenta a Lua coloniza a Lua civiliza a Lua humaniza a Lua.

O homem chateia-se na Lua. Vamos para Marte – ordena a suas máquinas. Elas obedecem, o homem desce em Marte Pisa em Marte experimenta coloniza civiliza humaniza Marte com engenho e arte. Marte humanizado, que lugar quadrado. Vamos a outra parte? Claro – diz o engenho sofisticado e dócil. Vamos a Vênus. O homem põe o pé em Vênus, Vê o visto – é isto? idem idem.

O homem funde a cuca se não for a Júpiter proclamar justiça junto com a justiça repetir a fossa repetir o inquieto repetitório. Outros planetas restam para outras colônias. O espaço todo vira Terra-a-terra. O homem chega ao Sol ou dá uma volta só para tever? Não- vê que ele inventa roupa insiderável de viver no Sol. Põe o pé e: mas que chato é o Sol, falso touro espanhol domado.

Restam outros sistemas fora do solar a colonizar. Ao acabarem todos só resta ao homem (estará equipado?) a dificílima dangerosíssima viagem de si a si mesmo: pôr o pé no chão do seu coração experimentar colonizar civilizar Humanizar o homem descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas a perene, insuspeitada alegria de con-viver.

Estilística sintática Desvio das regras de sintaxe com o objetivo de atingir mais expressividade, para alcançar uma maior identificação com o público.

Ambiguidade Hoje você é uma uva Mas cuidado, uva passa. “Passa” pode ser verbo ou adjunto adnominal.

Quiasmo (colocação de palavras ou expressões em posições invertidas) Ao final do processo de reciclagem, aquele lixo de lata vira lata de luxo, embalando as bebidas que todo mundo gosta, das marcas em que todo mundo pode confiar.

Algumas regras gramaticais podem ser burladas de forma proposital visando a obter efeitos de sentido. Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido. Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. (OSWALD DE ANDRADE)

Beija Eu Marisa Monte Seja eu, Seja eu, Deixa que eu seja eu. E aceita O que seja seu. Então deita e aceita eu. Molha eu, Seca eu, Deixa que eu seja o céu E receba O que seja seu. Anoiteça e amanheça eu. Beija eu, Beija eu, Beija eu, me beija. Deixa