A PAROUSIA DO SENHOR
Principais livros da Bíblia que tratam em detalhes da 2ª vinda de Cristo: Daniel caps. 2, 7, 8, 9, 11
QUADRO COMPARATIVO DAS VISÕES E PROFECIAS DE DANIEL VISÃO / PROFECIA A GRANDE ESTÁTUA OS QUATRO ANIMAIS O CARNEIRO E O BODE AS SETENTA SEMANAS OS REIS DO NORTE E SUL INTERPRETAÇÃO CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 9 CAPÍTULO 11 IMPÉRIO BABILÔNIO CABEÇA DE OURO - VS. 32, 37-38 LEÃO COM ASAS DE ÁGUIA - V.4 IMPÉRIO MEDO-PERSA PEITO E BRAÇOS DE PRATA - VS. 32, 39 URSO, LEVANTANDO-SE SOBRE UM DE SEUS LADOS, COM 3 COSTELAS ENTRE OS DENTES - V.5 CARNEIRO COM DOIS CHIFRES ALTOS, UM MAIS ALTO DO QUE O OUTRO -VS. 3-4, 20 IMPÉRIO GRECO- MACEDÔNIO VENTRE E QUADRIS DE BRONZE - VS. 32, 39 LEOPARDO, COM 4 ASAS DE AVE NAS COSTAS E COM 4 CABEÇAS - V.6 BODE COM UM CHIFRE NOTÁVEL ENTRE OS OLHOS. O GRANDE CHIFRE SE QUEBRA E EM SEU LUGAR SAEM 4 CHIFRES NOTÁVEIS - VS. 5-8, 21-22 IMPÉRIO ROMANO E IMPÉRIO DO ANTICRISTO PERNAS DE FERRO E PÉS COM OS DEZ DEDOS EM PARTE DE BARRO E EM PARTE DE FERRO - VS. 33, 40-43 ANIMAL TERRÍVEL, ESPANTOSO E SOBREMODO FORTE, COM GRANDES DENTES DE FERRO E UNHAS DE BRONZE, E COM DEZ CHIFRES - VS. 7, 19-20A, 23-24A O ANTICRISTO O PEQUENO CHIFRE QUE SOBE ENTRE OS DEZ CHIFRES - VS. 8, 20B-21, 24B-26 O PEQUENO CHIFRE QUE SAI DE UM DOS QUATRO CHIFRES - VS. 9-12, 23-25 O PRÍNCIPE DO V.26 QUE DESTRUIRÁ JERUSALÉM E O TEMPLO O REI DO NORTE - VS.36-45
AS SETENTAS SEMANAS DE DANIEL CAP. 9 7 x 7 anos = 49 anos 62 SEMANAS 62 x 7 anos = 434 anos ERA DA GRAÇA ERA DA IGREJA ÚLTIMA SEMANA 7 ANOS A morte do Ungido Primeiros 3,5 anos Últimos 3,5 anos Conclusão da reedificação de Jerusalém A história de Israel é interrompida Saída da ordem para reedificar Jerusalém GRANDE TRIBULAÇÃO REINADO DO ANTICRISTO
Principais livros da Bíblia que tratam em detalhes da 2ª vinda de Cristo: Mateus 24, 25 – Profecias com respeito aos judeus, crentes e incrédulos
2 Tessalonicenses cap. 2 O Anticristo Principais livros da Bíblia que tratam em detalhes da 2ª vinda de Cristo: 1 Tessalonicenses caps. 4, 5 O arrebatamento no final da grande tribulação 2 Tessalonicenses cap. 2 O Anticristo
Principais livros da Bíblia que tratam em detalhes da 2ª vinda de Cristo: Apocalipse Os 7 selos, as 7 trombetas, as 7 taças, a visão do cap. 12, as 2 bestas, o arrebatamento, a batalha de Armagedom, o reino milenar, o juízo final, o novo céu e nova terra, a Nova Jerusalém
O Evangelho do Reino E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim – Mateus 24:14. Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus – João 3:3. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus – Mateus 7:21.
A Diferença entre O Reino de Deus e o Reino dos Céus
A PAROUSIA DO SENHOR
PAROUSIA Parousia Vinda, presença
Os Eventos da Parousia do Senhor O arrebatamento do filho-varão (Ap 12:5) e o arrebatamento das primícias (Ap 14:1-4). O começo da grande tribulação - calamidades sobrenaturais (Ap 6:12-17; 8:7-12). A grande tribulação (Mt 24:21; Ap 9:1-21; 11:14; 16:1-21). Cristo desce até os ares (Ap 14:14). O arrebatamento da maioria dos crentes para os ares (1 Ts 4:15-17). O tribunal de Cristo (2 Co 5:10). As bodas do Cordeiro (Ap 19:7-9). Cristo desce dos ares para a terra para completar Sua parousia (Mt 24:27, 30).
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo – Apocalipse 10:1. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti – Apocalipse 3:3.
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem – Mateus 24:36-39.
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá – Mateus 24:40-44.
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão – 1 Tessalonicenses 5:1-3.
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono – Apocalipse 12:5. Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai... São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro – Apocalipse 14:1, 4.
A Vinda Secreta do Senhor e o Arrebatamento dos Vencedores antes da Grande Tribulação Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração – 2 Pedro 1:19. Ao vencedor... dar-lhe-ei a estrela da manhã – Ap 2:26a, 28b. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante estrela da manhã – Ap 22:16b.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória – Mateus 24:29-30. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quan- tos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamen- tarão sobre ele. Certamente. Amém! – Apocalipse 1:7.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! E aquele que estava sentado sobre a nuvem passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada – Apocalipse 14:14.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação 1 Tessalonicenses 4:13-18 -- Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. (cont.)
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados – 1 Coríntios 15:51-52.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição... Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de Sua vinda – 2 Tessaloni-censes 2:1-3, 8.
A Vinda Pública do Senhor e o Arrebatamento do Restante (Maioria) dos Crentes após a Grande Tribulação Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração – 2 Pedro 1:19. Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas – Malaquias 4:2a.
A VINDA SECRETA DO SENHOR E O ARREBATAMENTO DOS VENCEDORES A VINDA PÚBLICA DO SENHOR E O ARREBATAMENTO DO RESTANTE O Senhor vem dentro da nuvem O Senhor vem sobre a nuvem A vinda do Senhor é secreta: Ele vem como ladrão na noite A vinda do Senhor é pública: todo olho o verá Ninguém sabe o dia e a hora Aproximadamente 3,5 anos após o arrebatamento dos vencedores Ao ressoar da última trombeta Aproximadamente 3,5 anos após o aparecimento da besta, o Anticristo O arrebatamento é até o trono de Deus O arrebatamento é até os ares, entre nuvens O arrebatamento é das primícias (vencedores) O arrebatamento é a ceifa (maioria) Cristo é a estrela da manhã Cristo é o sol
A Maneira de Preparar-nos Vigiar e ficar apercebidos Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá – Mt 24:42-44. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem – Lc 21:36.
A Maneira de Preparar-nos 2. Cuidar de alguém, apascentando-o, dando-lhe o alimento a seu tempo Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens – Mt 24:45-47.
A Maneira de Preparar-nos Ter azeite armazenado nas vasilhas – 25:1-13 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
A Maneira de Preparar-nos 4. Multiplicar os talentos que recebemos do Senhor – Mt 25:14-30 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
A Maneira de Preparar-nos 4. Multiplicar os talentos que recebemos do Senhor – Mt 25:14-30 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
A Maneira de Preparar-nos Negar a vida da alma Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á... Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras – Mt 16:24-25, 27. Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono... Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida [da alma] – Ap 12:5, 11
A Maneira de Preparar-nos 6. Seguir o Senhor Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me... Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras – Mt 16:24, 27. Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai... São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro – Ap 14:1, 4.
A Maneira de Preparar-nos Ganhar mais de Cristo Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição extraordinária dentre os mortos – Fp 3:7-8, 10-11.
A Maneira de Preparar-nos 8. Guardar a palavra do Senhor Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra – Ap 3:10.
A Maneira de Preparar-nos Vigiar e ficar apercebidos – Mt 24:42,44; Lc 21:36. Cuidar de alguém, apascentando-o, dando-lhe o alimento a seu tempo – Mt 24:45-47. Ter azeite armazenado nas vasilhas – 25:1-13. Multiplicar os talentos que recebemos do Senhor – vs. 14-30. Negar a vida da alma – Mt 16:24-25, 27; Ap 12:5, 11. Seguir o Senhor – Mt 16:16:24, 27; Ap 14:1, 4. Ganhar mais de Cristo – Fp 3:7-11. Guardar a palavra do Senhor – Ap 3:10.
Vamos buscar Vamos crescer Vamos servir Vamos amadurecer Vamos vencer Vamos ser arrebatados Vamos reinar