Japão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
Sistemas econômicos e sociais
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
BLOCO ASIÁTICO JAPÃO.
JAPÃO.
Coréia do Norte.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
Japão.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Novos Países Industrializados
Período Tokugawa ( ) - Administração dos Shoguns
O declínio do Império Romano
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
Imperialismo no Século XIX
2º Guerra Mundial.
China e o mundo contemporâneo
Associação de Nações do Sudeste Asiático
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
2ª Guerra Mundial.
Regimes totalitários na Ásia
II Guerra Mundial.
Professor Luiz Felipe Geografia
A Segunda Revolução Industrial
Japão Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
A trajetória da Coreia do norte
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Tigres Asiáticos A expressão Tigres Asiáticos é usada para se referir ao bloco de países formado por Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sule Taiwan(antiga.
Professor Luiz Felipe Geografia
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
JAPÃO.
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
GUERRA FRIA.
Evandro Albuquerque de Andrade
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Japão e Tigres asiáticos
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
O processo de desenvolvimento do capitalismo
O Poderio de Cartago.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
FUNDAMENTOS HISTÓRICO-GEOGRAFICOS DO JAPÃO
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
JAPÃO.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Rússia e Europa Oriental
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Características do capitalismo e Características do socialismo. Capitalismo Economia de Mercado (o preço aumenta ou abaixa de acordo com a Lei da Oferta.
GEOPOLÍTICA DO JAPÃO AULAS 28 A 30 DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE.
Transcrição da apresentação:

Japão

Era Meiji O desenvolvimento de um Estado moderno: da restauração Meiji até o final da II Guerra Mundial (1868-1945) As transformações das condições sociais,econômicas, e intelectuais durante as primeiras décadas do século XIX enfraqueceram a autoridade do shogunato Tokugawa e sua habilidade de responder às novas forças sociais e políticas. Aumento da influência de uns poucos daimyos, que haviam estado excluídos da política nacional. O novo governo estabeleceu uma estrutura de administração centralizadora, com Tóquio (antiga Edo) como a nova capital. Os agricultores, livres do controle feudal, puderam assegurar a possessão de suas terras legalmente. A população, que tinha ficado permanecido relativamente estável em tamanho, começou a crescer rapidamente, trazendo uma população de jovem de trabalhadores, aos centros urbanos (“bomba demográfica”) Forte investimento na infra-estrutura: modernos bancos, transporte (redes ferroviárias e rotas de navios a vapor), comunicações ( correio, telégrafo, e telefone), educação e sistemas legais ( os códigos civil e penal). Embora ajudados pela política econômica e fiscal do governo, a industrialização foi realizada pela iniciativa privada.

UM DOS MAIORES OBJETIVOS NACIONAIS QUE MOVERAM OS LÍDERES DA ERA MEIJI ERA O DE ALCANÇAR UMA IGUALDADE COM OS PODERES OCIDENTAIS. OS LÍDERES FIZERAM CONSIDERÁVEIS ESFORÇOS A FIM DE RECONSIDERAR OS TRATADOS DE “ DESIGUALDADE”, ASSINADO PELO GOVERNO TOKUGAWA. O GOVERNO ESTENDEU A SUA INFLUÊNCIA SOBRE A PENÍNSULA DA CORÉIA QUE NAQUELA ÉPOCA MANTINHA RELAÇÃO TRIBUTÁRIA COM A CHINA. EM CONSEQUENCIA, AS TENSÕES CRIADAS COM A POLÍTICA JAPONESA NA CORÉIA DERAM ORIGEM AO CONFRONTO MILITAR (GUERRA JAPÃO-CHINA /1894-1895). A RÚSSIA TENTOU EXERCER INFLUÊNCIA NO EXTREMO ASIÁTICO. OS RUSSOS MONTARAM UMA BASE ECONÔMICA E MILITAR NO NORDESTE DA CHINA. OS JAPONESE, APOIADOS PELOS BRITÂNICOS, ENFRENTAM A MÁQUINA DE GUERRA RUSSA (GUERRA RUSSO-JANOSESA/ 1904-1905) NOVAMENTE VITORIOSO,O JAPÃO MANOBROU NO CAMPO DA GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL PARA QUE OUTRAS POTÊNCIAS EXERCESSEM QUALQUER INFLUÊNCIA SOBRE A CORÉIA E FINALMENTE ANEXOU TODA A PENÍNSULA COREANA.

QUANDO O IMPERADOR MEIJI FALECEU EM 1912, O JAPÃO JÁ TINHA SE TRANSORMADO EM UM ESTADO MODERNO EQUIPADO COM UM BASE INDUSTRIAL DIVERSIFICADA.

Um dos maiores objetivos nacionais que moveram os líderes da Era Meiji era o de alcançar uma igualdade com o poderio ocidental. Um dos principais assuntos levados em consideração rapidamente foi a clarificação das fronteiras japonesas. O governo japonês procurou estender a sua influência sobre a Coréia que naquela época mantinha uma relação tributária com a China. Em 1894-1895 aconteceu a Guerra entre a China e o Japão. O conflito terminou com a vitória do Japão: anexação da ilha de Taiwan (Formosa).

Hiroshima e Nagasaki