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Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência

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Apresentação em tema: "Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência"— Transcrição da apresentação:

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2 Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
Comboio Pontes Portos e faróis

3 Índice Continuação Meios de comunicação: Conclusão Correios Telégrafo
Telefone Imprensa Conclusão

4 Introdução No século XIX houve um atraso das vias de comunicação e dos transportes que impediu o desenvolvimento agrícola e industrial de Portugal. Fontes Pereira de Melo foi o grande impulsionador da modernização da rede de transportes e comunicações tais como:

5 As estradas Em 1852 não havia em Portugal mais de 218 km de estradas modernas. O transporte de pessoas e mercadorias fazia- se pelos velhos caminhos herdados da época romana. As estradas eram más e perigosas e os transportes antiquados e insuficientes.

6 As estradas (continuação)
Nesta altura, o tempo gasto em deslocações era enorme. Por exemplo: demorava-se cerca de sete dias de Lisboa ao Porto. Em 1900, Portugal orgulhava-se de possuir uma rede de estradas alargadas.

7 Mala-posta ou Diligência
A diligência era puxada por duas parelhas de cavalos e transportavam passageiros. A mala-posta além de passageiros transportava também a mala do correio.

8 Comboio A 28 de outubro de 1856 foi inaugurada o primeiro caminho de ferro por Fontes Pereira de Melo. A rede dos caminhos de ferro expandiu- se por todo o país e, em finais do século XIX, já existiam mais de 2000 km de via- férrea a ligar todo o território nacional.

9 Comboio (continuação)
Em 1887, foi inaugurado o serviço internacional “Sud-Express”, que fazia ligação entre Portugal e França em pouco mais de 24 horas. Era um comboio de luxo, com carruagens- cama e restaurante. Nele viajava todo tipo de classes sociais.

10 Comboio (continuação)
Desta forma, encurtou distancias e aproximou as pessoas, acabando com o isolamento das regiões mais afastadas e das grandes cidades. Permitiu que a circulação de mercadorias e pessoas fosse mais rápida, segura e barata.

11 Pontes As pontes acompanharam as estradas e os caminhos de ferro.
No final do primeiro período do governo de Fontes Pereira de Melo, já tinham sido construídas 17 e começadas mais 28.

12 Portos e faróis Nesta época, os barcos à vela começaram a ser substituídos pelos barcos a vapor. Nesta altura, governo mandou construir o porto artificial de Leixões e aumentou o de Lisboa para que se pudesse receber os grandes navios que atravessassem o Atlântico. Os faróis surgiram para iluminar a costa portuguesa conhecida como “ Costa Negra”.

13 Correios Em1853, surgiu o primeiro selo postal português.
Em apareceram os primeiros bilhetes-postais simples. Em 1882, foram instalados os primeiros marcos de correios na cidade de Lisboa. O comboio permitiu a distribuição do correio mais rápido ao destino.

14 Telégrafo e telefone O telégrafo elétrico entrou em funcionamento em 1857, permitindo receber e enviar notícias mais rapidamente através de telegrama. Em 1882, arrancaram as primeiras redes públicas de telefones nas cidades de Lisboa e Porto.

15 Imprensa Para além dos meios de comunicação e transporte desenvolveu-se também a imprensa que desempenhou um papel fundamental na informação e circulação de ideias - o jornal.

16 Conclusão Na segunda metade do século XIX o desenvolvimento económico surgiu com o aparecimento da rede de estradas, rede ferroviária, telégrafo e telefone. Desta forma permitiu uma maior rapidez e mobilidade de pessoas e mercadorias levando a uma maior modernização.

17 Bibliografia História e Geografia de Portugal, 6º ano, Saber em Ação, Porto Editora;

18 Trabalho elaborado por:
Joel Valente Oliveira , 6ºA, Nº10 Leandro Pinto , 6ºA, Nº13


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