Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Trabalho de Inglês Técnico
Prof. João Victor Oliveira
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período

Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Usando blogs para educar
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Oficina de Blogs nas Escolas
Ferramentas de Mediação no Moodle
Fundamentação Teórica
Oficina 09 Professores da STE : Edilson/Luciene
Aula 5: Blogs UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Breve reflexão O Windows Live apresenta-se como uma nova forma de comunicar, publicar e partilhar informação na Web. Possui tecnologias e ferramentas mais.
2. As Funcionalidades O Correio Electrónico
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
B LOGUE Conceito e História. H ISTÓRIA O termo weblog foi criado a 17 de Dezembro de 1997 por Jorn Barger, sofrendo uma abreviação para blogue por Peter.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Museu Memórias de Alfabetização
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
CC8 Comunicação e colaboração
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Anne Katarine Diniz Cardoso Gilca dos Santos Vilarinho e Zeila Miranda.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Blog: recurso ou estratégia?
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar Profº Dr. Lino Oliveira Apresentação de aplicação Joaquim Jorge Sousa Susana Mª Lopes.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
A definição, a sua história e os seus impactos na sociedade da comunicação.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Animação e Intervenção Sociocultural Tecnologias e Comunicação – Prof. Luís Varela 2010/2011 2º Semestre Cátia Praxedes João Bernardo Márcio Silva Susana.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Pesquisar e elaborar Informática e Tecnologias em Comunicação Ciências da Comunicação Universidade do Algarve.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Transcrição da apresentação:

Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus

O que é um Blog? Um blogue pode ser caracterizado de forma muito genérica como uma página na web, com carácter de registo diário, num espaço aberto a todos, que pode ser mais ou menos elaborado de acordo com o fim a que se destina, onde as mensagens datadas surgem de acordo com a ordem inversa de publicação e possibilitando aos visitantes “comentar” cada uma delas. A unidade de informação que caracteriza o blogue é o post que pode conter texto ou imagens, muitas vezes incluindo links para outros lugares da web, frequentemente outros blogues mas também websites de outros tipos. in FONSECA (2007) - Utilização dos blogues por docentes de ciências: um estudo exploratório.

Quem faz os Blogues? Os blogues podem ter apenas um autor ou resultar de um trabalho colaborativo de vários elementos unidos em volta de um tema ou vários comuns. Nas Escolas há blogues de professores, funcionários e/ou alunos… Há ainda a possibilidade de haver interacção com os leitores, com a colocação de comentários e respostas.

Para que serve um Blog? A utilização de blogues com o intuito de comunicar, conduz à organização do pensamento de um modo sequencial e ao controlo sobre o discurso. A capacidade de interacção nos blogues pode ser facilitada quer pelos comentários que recebe quer pela utilização de metodologias que possibilitam a ligação de outros blogues a um determinado post, permitindo perceber se existem referências a esse post e deste modo promover a comunicação. O blogue é ainda uma forma de comunicação sem que seja apenas uma forma de publicação, já que constitui um meio de debate e confronto de perspectivas.

Plataformas para fazes Blogues

Breve caracterização da blogosfera da Escola Correia Mateus A Escola Correia Mateus tem, desde longa data, uma tradição de criação e manutenção de Blogues:

Blogs de Alunos da Correia Mateus Exemplos de Blogues de Alunos da Escola:

Blogs de docentes da Correia Mateus Exemplos de Blogues de Professores da Escola:

Blogs actuais de Turmas da Correia Mateus Exemplos de Blogues actuais de Turmas da Escola:

Blogs antigos de Turmas da Correia Mateus Exemplos de Blogues antigos de Turmas da Escola:

Blogs de localidades de docentes da Escola Um Blog da localidade de naturalidade de um docente da Escola:

Blogs locais e docentes da Escola Exemplos de Blogues de Leiria com a participação de docentes da Escola:

Blogs nacionais e docentes da Escola Um Blog nacional com a participação de docentes da Escola:

Fazer Blogs no Blogger e outras ferramentas Google

O que é a Google A Google, hoje, fornece dezenas de outros serviços online, em sua maioria gratuitos, que incluem serviço de e-mail, edição e compartilhamento de documentos e planilhas, rede social, comunicação instantânea, tradução, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros; assim como ferramentas de pesquisa especializada, que inclui, entre outras coisas, notícias, imagens, vídeos e artigos acadêmicos. A maior parte das receitas da Google provêm do serviço Google AdSense, que é voltado para a publicidade online, por meio de links patrocinados.

GMAIL

BLOGGER http://www.blogger.com/

Publicar

Outras Ferramentas Google

Google Sites

http://sites.google.com/

http://sites.google.com/site/formcorreiamateus/

GoogleMaps http://maps.google.com/ YouTube http://www.youtube.com/ Outros programas GoogleMaps http://maps.google.com/ YouTube http://www.youtube.com/

Sites de Apoio https://sites.google.com/site/bloguescorreiamateus/ https://sites.google.com/site/formcorreiamateus/

FIM