Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Machado Alterado mais de 9 anos atrás
1
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1
2
IDENTIFICAÇÃO DA TECNOLOGIA POTENCIAL PEDAGÓGICO APRECIAÇÃO GLOBAL 2
3
3
4
DESCRIÇÃO Página Web Organização é cronológica Upload de conteúdos Comunicação assíncrona 4
5
VERSÃO Wordpress, http://wordpress.com/http://wordpress.com/ Blogs no Sapo, http://Blogs.sapo.pt/http://Blogs.sapo.pt/ Blogger, http://www.Blogger.com/starthttp://www.Blogger.com/start 5
6
ACESSIBILIDADE Criação gratuita Participação dos utilizadores livre ou restrita de acordo com a administração REQUISITOS Computador com ligação à internet Não requer grandes conhecimentos tecnológicos 6
7
http://cidmais.wordpress.com/ 7
8
8
9
ESTRATÉGIA DISCURSIVA ( COMUNICAÇÃO / PARTICIPAÇÃO ) Permite a relação de comunicação entre os intervenientes Questionamento Pesquisa sistemática 9
10
ESTRATÉGIA ADAPTATIVA ( EVOLUÇÃO / SELECÇÃO ) Permite o lançamento de diversas propostas de aprendizagem Estas propostas são adaptáveis a cada situação Permite uma avaliação contínua da aprendizagem pelo professor e pelo próprio aluno 10
11
ESTRATÉGIA INTERACTIVA ( MOTIVAÇÃO / VISUALIZAÇÃO ) Permite a interacção e a troca de conteúdos Permite a utilização de várias formas de expressão e representação (texto, imagem, som, vídeo…) Promove uma atitude pró-activa entre os intervenientes Comunidade de aprendentes 11
12
ESTRATÉGIA REFLEXIVA ( REFLEXÃO / ESTRUTURAÇÃO ) apela sobretudo à reflexão: Pesquisa, selecção e estruturação de conteúdos para cada post Sobre o seu próprio percurso de aprendizagem 12
13
13
14
FACILIDADE DE APRENDIZAGEM E DE UTILIZAÇÃO Ferramenta amigável Não requer grandes conhecimentos técnicos Curva de aprendizagem muito rápida 14
15
PONTOS FORTES Gratuito Opções gráficas pré-existentes, permitem que os utilizadores se centrem no conteúdo e não na forma Permite integrar além de texto, ficheiros multimédia É facilmente adaptável a diferentes objectivos, conteúdos disciplinares e a faixas etárias Facilita a comunicação independentemente do local e da hora Abrange um público mais vasto que a turma Incentiva a pesquisa de informação, a autonomia, a responsabilidade e o respeito por diferentes pontos de vista Permite o desenvolvimento de competências digitais Adapta-se muito bem a uma perspectiva construtivista /construcionista da aprendizagem 15
16
PONTOS FRACOS Requer acesso a computador e internet, fora do espaço aula Requer grande disponibilidade por parte do professor para o acompanhamento das actividades e dos conteúdos publicados Para utilizadores com um baixo nível de competências digitais, o Blog pode tornar-se desmotivante, pelo que eventualmente requer um desenvolvimento de competências básicas 16
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.