Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
PROCESSADOR DE TEXTO
2
Formador Rui Hilário Tm:
3
Objectivos Gerais Facilitar a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na sala de aula. Desenvolver a capacidades na utilização dos programas Discutir a utilização do computador na sala de aula
4
Objectivos Específicos
Familiarizar os professores com conceitos e ferramentas fundamentais das Tecnologias da Informação e Comunicação. Desenvolver a autonomia na produção de documentos com o computador. Motivar para a utilização do computados na sala de aula.
5
Competências Criar, abrir e gravar documentos Editar e formatar documentos Criar e editar modelos de documentos Criar e manipular tabelas em documentos Inserir e manipular objectos e grafismos em documentos Personalizar o ambiente de trabalho da aplicação Imprimir documentos
6
Conteúdos da Acção Processamento de texto – conceito e potencialidades
Janelas da aplicação e do documento Elementos que as constituem Utilização do menu “Ajuda” Abrir e fechar documentos Gravar documentos
7
Conteúdos da Acção Gestão, edição e manipulação de documentos
Criar um documento e digitar texto Seleccionar texto (letra, palavra, linha, período, parágrafo, documento) Apagar, mover e copiar texto Tipos de letra e seus atributos Alinhamento do texto Tabelas, grafismos, tabelas, ...
8
Conteúdos da Acção Formatação de documentos Configuração da página
Formatação de parágrafos Cabeçalhos e rodapés Notas de fim de página e de fim de documento Texto em colunas Paginação
9
Conteúdos da Acção Personalização do ambiente de trabalho da aplicação “Vista” da página. Adaptação das barras de ferramentas ao trabalho individual Elaboração de um trabalho individual e sua impressão
10
Avaliação Avaliação contínua individual
Elaboração individual de trabalho de aplicação
11
Metodologias Princípios orientadores das actividades: Acção eminentemente prática. A aprendizagem das ferramentas como resultado da necessidade de "resolver" situações propostas
12
Calendarização 2ª, 4ª, 6ª feiras
3, 5, 8, 10, 12, 15, 17*, 19* de Novembro 15h-18h (*15h-18h30m) Total 25 horas
13
Porquê? O advento da Sociedade da Informação faz parte do nosso quotidiano. A massificação do uso do computador nos diversos ramos de actividade. Exigem-se resultados optimizados, procedimentos rápidos e eficazes. As novas tecnologias têm vindo progressivamente a ser introduzidas nas escolas, não só na pratica lectiva, mas também no funcionamento de bibliotecas, laboratórios, mediatecas ou centros de recursos.
14
Porquê? A circulação da informação em tempo útil exige recursos e conhecimentos novos ao pessoal docente. São instrumentos úteis para as comunicações pessoais e de trabalho, para o processamento de textos e de informação sistematizada. Para habilitar o professor a assumir este novo papel, é indispensável que a formação inicial e a formação contínua lhes confira um verdadeiro domínio destes novos instrumentos pedagógicos
15
Por isso será necessário:
Familiarizar os docentes com a utilização do processador de Texto Word. Adquirir ou actualizar conhecimentos sobre processamento de texto. Compreender a importância de um processador de texto. Executar tarefas num processador de texto. Conhecer as potencialidades e limitações de correctores ortográficos.
16
Por isso será necessário:
Utilizar o processador de texto em opções de automatização de tarefas. Utilizar o processador de texto na produção de documentos especiais: documentos modelos, documentos estruturados. Produzir documentos com interesse prático para o trabalho do pessoal docente.
17
As tecnologias de informação e comunicação oferecem potencialidades imprescindíveis à educação e formação, permitindo um enriquecimento contínuo dos saberes, o que leva a que o sistema educativo e a formação ao longo da vida sejam reequacionados à luz do desenvolvimento destas tecnologias. In " Livro Verde para a Sociedade da Informação"
18
PROCESSADOR DE TEXTO WORD
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.