A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva"— Transcrição da apresentação:

1 com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
João Paiva com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva

2

3 Ideias chave: Caderno diário Auto-organização
Auto e hetero-Disponibilização Colaboratividade e Web 2.0 Auto-avaliação

4 Em 2003, o consórcio europeu EifEL (European Institute for E-Learning) lançou a campanha "ePortfolio para todos", cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.

5 O Projecto digiFolio - O Portfolio Digital como estratégia de desenvolvimento profissional dos professores - nasceu de uma proposta sugerida pelos representantes portugueses num Seminário de Contacto promovido pela The Learning Teacher Network.

6 Retratam, de forma pessoal:
Os portefólios digitais produzidos pelos futuros professores mostraram-se verdadeiras criações únicas. Retratam, de forma pessoal: o seu percurso, perspectivas, tomadas de decisão, as suas reflexões, o desenvolvimento de competências.

7 Evolução das novas tecnologias na educação
“Um portfólio é uma colecção de trabalhos académicos que demonstram as capacidades, progresso e objectivos alcançados por um estudante numa ou mais áreas. Esta colecção deve incluir a sua participação na selecção de conteúdos, critérios de selecção, critérios para avaliação do mérito e evidências de reflexão”. Definição desenvolvida por educadores da Northwest Evaluation Association citada por Helen C. Barret em "Electronic Portfolios - A chapter in Educational Technology” Evolução das novas tecnologias na educação Tirar partido do potencial desta nova ferramenta EIfEL - Campanha "ePortfolio for all“ Facilitar o acesso e a criação de portfólios digitais

8

9

10

11 Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências:
do exercício da reflexão e da sua importância ao longo do desenvolvimento pessoal e profissional; do comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem, com as escolhas e opções que fundamentam as tomadas de decisão, com a aquisição de conhecimentos e competências; do exercício da auto e hetero avaliação (entre pares e professor/aluno); do carácter estimulador da auto-confiança, da auto-estima e motivação face ao percurso construido;

12 do portefólio enquanto instrumento auxiliador da integração das TIC;
(Nos portefólios digitais reflexivos encontram-se evidências:) ... do carácter revelador da identidade e auto-conhecimento de que o portefólio incita à comunicação entre pares e entre professor e alunos; do portefólio enquanto instrumento auxiliador da integração das TIC; do carácter organizador do portefólio, e sua influência nos hábitos de trabalho;

13 Alguns constrangimentos da utilização do portefólio são:
o trabalho contínuo exigido para produzir, compilar e organizar o portefólio; a avaliação exige mais tempo; pode penalizar alunos com menor destreza na utilização de sistemas informáticos e com maiores dificuldades de escrita; o acesso à internet, se não for veiculada pela instituição de ensino, pode também tornar-se uma dificuldade.

14 Algumas notas finais: Miragens e varinhas mágicas
Auto-conhecimento como verdadeira alavanca existencial Questões tecnológicas secundarizadas E a avaliação dos professores? …


Carregar ppt "com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google