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UNIVERSIDADE DE LISBOA

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE LISBOA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE LISBOA
Instituto de Educação Um processo de Investigação-acção no âmbito da integração educativa das TIC no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Cumprimento desde já os elementos do júri Agradeço ao DR João Filipe na qualidade de coordenador todo o apoio que tem vindo a dar ao longo dos seminários e também como elemento do júri destas provas. À Doutora Isabel Chagas por ter aceite fazer parte do júri e ter lido o meu projecto tão em cima da hora. E um agradecimento especial ao Doutor Pedro Reis pelo apoio, incentivo e paciência que tem tido, muito para além do papel de orientador, sobretudo na fase difícil que atravessei desde Janeiro deste ano. O meu projecto tem o título de Projecto de Doutoramento na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Co-orientado por: Prof. Doutor Pedro Guilherme Rocha dos Reis Prof. Doutor João Filipe Lacerda Matos Cidália Marques

2 Problemática Este projecto de investigação situa-se no quadro da investigação-acção, e pretende promover a integração das TIC nas actividades do Pré-escolar e do 1.º Ciclo no Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva. Pretende diagnosticar dificuldades na integração das TIC nas práticas pedagógicas dos educadores e professores do 1º ciclo através de um estudo prévio, conceber, implementar e avaliar um dispositivo de formação/certificação de competências TIC que facilite a superação dessas dificuldades. E como o nome indica Iniciei neste ano lectivo as minhas funções neste Agrupamento. uma realidade quase desconhecida para mim, contactos anteriores para a realização do meu estudo, pela proximidade à minha área de residência e pelas necessidades que este agrupamento apresentava na área das TIC tinha detectado aquando das visitas que tinha feito à escola, enquanto membro do Centro de Competência da ESE de Santarém. Este projecto era necessariamente diferente do que hoje vos apresento, pois era um elemento externo à escola, o que não acontece agora pois faço parte do quadro do Agrupamento. A direcção da escola atribui-me as funções de Coordenadora da Equipa PTE e dinamização de um projecto de integração curricular das TIC na Educação Pré-escolar e 1º ciclo. Foram identificadas pela direcção da escola dificuldades na integração das TIC em contexto educativo, nestes ciclo que foram considerados como área de intervenção prioritária e foi elaborado um plano de acção. Partindo de um estudo prévio realizado no início do ano lectivo, tenho delineado a minha acção nesta área focalizando-a em três componentes - a planificação de actividades com os educadores/professores, dinamização conjunta de actividades em sala de aula e realização de formação formal e informal para superação das dificuldades detectadas. A formação formal consiste no desenvolvimento de uma acção de formação, a informal ocorre sempre que surjam dificuldades pontuais ou projectos individuais específicos da iniciativa de educadores ou professores. (apenas dizer se necessário)

3 Pertinência do estudo Iniciativa e-escolinha: Massificação de equipamentos - Investimento no Pré-Escolar Integração Curricular das TIC – um desafio PTE - Certificação de Competências TIC (digitais e pedagógicas) Várias iniciativas nacionais estão no terreno visando o desenvolvimento de iniciativas locais de integração das TIC em contexto educativo. É o caso da iniciativa e-escolinha que colocou ao dispor dos alunos do 1º ciclo portáteis no pré-escolar o investimento tem sido realizado sobretudo pelas autarquias e pelo projecto Kidsmart (No caso do agrupamento em que incide o estudo, apenas as salas do Centro Escolar, inaugurado em Setembro, não têm 1 computador por sala) Decorre neste momento a certificação de competências TIC dos professores no âmbito do PTE, que prevê formação TIC nas competências digitais e pedagógicas nesta primeira fase. Tendo em conta este contexto torna-se um desafio colocar no terreno iniciativas de integração curricular das TIC, acompanhadas por processos de investigação-acção que levem os docentes a reflectir e actuar sobre as suas práticas.

4 Enquadramento Teórico
A importância das TIC na Sociedade da Informação A escola contemporânea e os desafios que enfrenta e o seu papel na mudança de práticas A evolução da sua utilização em Portugal O desenvolvimento profissional dos educadores/professores nesta área Utilização das TIC como ferramentas ao serviço da aprendizagem A integração das TIC na sala de aula Para me ajudar a reflectir e aprofundar algumas temáticas do enquadramento teórico deste projecto constam

5 A importância das TIC na Sociedade da Informação
Foram-se construindo as bases para uma revolução que está a provocar grandes mutações na sociedade. Assente sobretudo na utilização da informática e das telecomunicações, deu-se uma revolução na forma como se produz a informação e a comunicação o que, consequentemente, influenciou todos os aspectos da sociedade (Morin, 2000) . As crianças de hoje crescem nesta realidade. Não pensam, não agem do mesmo modo que as crianças nascidas há 20 anos. Desenvolvem capacidades e formas de aprender necessariamente diferentes das que eram desenvolvidas numa sociedade sem recurso a estas tecnologias É inegável a importância e o papel das TIC na sociedade da informação. A utilização de telemóveis, a Internet e os sistemas digitais de alta capacidade levaram à revolução da informação nas nossas casas, e no mundo que nos rodeia. Podemos comunicar a partir de e para qualquer lugar, a qualquer momento. As nossas crianças crescem neste mundo e desenvolvem capacidades e formas de aprender diferentes, uma atitude mais pró-activa, maior autonomia Aprendem de modo diferente, parecem não estar atentos, no entanto estando a fazer uma actividade , estão a tomar atenção a outra que decorre em sala de aula e isto é cada vez mais frequente Turmas onde as crianças parecem estar desatentas e agitadas, apreendem os conteúdos desenvolvidos pelos docentes

6 A escola contemporânea e os desafios que enfrenta
O seu papel na mudança de práticas Para Santos (2007) a escola deve ser um local onde é possível utilizar os instrumentos necessários para construir o conhecimento, desenvolver atitudes, valores e adquirir competências. Ela abriu-se ao mundo, a acção educativa já não se confina à sala de aula. Aprende-se a utilizar a Internet, nos centros de recursos, nos contactos diários com o mundo envolvente. O professor deixou de ser o centro do saber, é mais um recurso disponível na construção do conhecimento. Como nos diz Santos a acção educativa já não se confina à sala de aula, o professor deixou de ser o centro do saber. Existe a escola paralela, onde os alunos têm acesso a um manancial de informação e experiências de aprendizagem que escapa à acção do professor. O mesmo autor considera então que a escola… (ler 1ª frase

7 Fino e Sousa (2005) As TIC são portadoras de potencialidades que podem mudar a face da escola. Porque permitem novos contextos de aprendizagem, nomeadamente com recurso à simulação e criação de ambientes virtuais. Podem correr programas de natureza transdisciplinares que contribuem várias áreas disciplinares. Ponte (1997) De acordo com Ponte (1997). As tecnologias não conseguem por si só induzir uma determinada pedagogia, mas podem ser colocadas ao seu serviço. Questões como a organização da sala de aula e do currículo e metodologias utilizadas pelo professor, envolvimento do professor em processos de reflexão sobre a sua acção e mudança de atitudes são cruciais. Assim Fino e Sousa consideram que as TIC permitem novos contextos de aprendizagem, nomeadamente com recurso à simulação e criação de ambientes virtuais. Podem correr programas de natureza transdisciplinar Mas Ponte refere que as TIC não são a panaceia para todos os problemas da educação. Por si só a tecnologia não induz mudanças de práticas. É necessário que essa vontade de mudar as práticas se fomente e seja assumida pelo professor em áreas tão diversas como as metodologias usadas, organização e gestão de sala de aula.

8 De acordo com Ponte (1997). A realidade é que a introdução desta tecnologia tem duas vertentes essenciais: a tecnológica e a pedagógica. A segunda é o principal entrave à mudança de práticas educativas. Mts professores não estão seguros na forma como devem utilizar as TIC em sala de aula isso coloca-lhe problemas durante a utilização em contexto educativo, o que faz com que usem as TIC para o trabalho individual, mas não as usem em actividade educativa e mantenham as suas práticas educativas habituais.

9 Desenvolvimento pessoal e Profissional do Professor
Aspectos Pedagógicos Colaboração e trabalho em rede Aspectos técnicos No estudo “Competências TIC” publicado recentemente e desenvolvido por Costa, et al defende-se que para que haja lugar a uma prática eficaz e inovadora é necessário que os professores desenvolvam competências que se prendem com saberes diversos: aspectos pedagógicos, colaboração e trabalho em rede, e aspectos técnicos. Papel activo do professor Na construção de uma Visão partilhada ao nível da escola na definição os objectivos da mesma, na identificação de necessidades de formação, na participação na elaboração dos processos formativos de resolução das necessidades identificadas, na reflexão sobre a sua acção, no seu papel como peça fundamental na mudança de práticas no colectivo nas opções tecnológicas quer ao nível dos equipamentos, quer ao nível dos projectos colaborativos a desenvolver e dos conteúdos a utilizar. Costa et al, (2009), Moreira e Loureiro (2009) e Matos e Pedro (2009)

10 As metodologias e ferramentas tecnológicas em contextos curriculares
A investigação sobre educação tem levado a caminhos divergentes nas formas de actuação em sala de aula. A introdução de ferramentas tecnológicas parece favorecer a utilização de metodologias activas. Lebrun (2007) considera que a tecnologia vem coadjuvar o processo. Assim defende que os métodos a utilizar devem incluir a aprendizagem por resolução de problemas, aprendizagem cooperativa, a pedagogia de projecto. As tecnologias são um suporte a usar na recolha de informação, têm potencialidades de interacção comunicativa (síncrona e assíncrona), de cooperação, de simulação, de ensino a distância, de organização. A questão que se me colocou foi então que ferramentas nos permitem criar ambientes que promovam a colaboração, a interacção entre pares, a construção do conhecimento individual? Moreira e Loureiro (2009, p.167) defendem que uma das áreas que deve ser abordada na formação de professores é a Web 2.O e mais particularmente a social, pela colaboração, interacção entre pares que permitem. colaboração, trabalho em equipa, trabalho em rede, interactividade, redes sociais e outras formas de cooperação. Coutinho e Bonttentuit (2007, p.2) destacam que estas ferramentas podem facilitar tanto a integração das TIC como a interacção entre os membros da comunidade educativa. softwares para criação de redes sociais (facebook, hi5,..), plataformas de lms (Moodle, Blackboard), ferramentas de comunicação online (msn , yahoo msg, skype) ferramentas de escrita colaborativa (podomatic, wikispaces, wetpaint, e-portefólios, blogs.) e ferramentas do google ferramentas de publicação on-line (webnode, Joomla, blogs), ambientes de interacção virtual (Farmville, Habbo, Whyville ), ferramentas de acesso e publicação de vídeo Desta grande diversidade de ferramentas, na iniciativa de desenvolvimento pessoal e profissional que pretendo levar a cabo, seleccionei algumas com resposta aos problemas e dificuldades detectadas, e como ferramentas de interacção, promoção do trabalho colaborativo e comunicação e publicação on-line. São elas o Moodle, o Facebook, os e-portefólios, o podomatic, my-ebook e o webnode, assim como ferramentas off-line a utilizar nos jardins sem acesso à Internet.

11 A integração das TIC na sala de aula (contexto português actual)
A Favor (Alarcão 2002, Moreira e Loureiro, 2009 ePTE, 2007)) Formação contínua é centrada no desenvolvimento global da organização em que o professor está inserido e não apenas no seu desenvolvimento pessoal. Certificação em competências TIC iniciada pelo Ministério da Educação -ênfase na mudança de práticas e não apenas nas ferramentas. Distribuição de computadores aos alunos (1ºciclo) e colocação de computadores nos jardins de infância pelas autarquias Resistências Cuban, (2001), Costa (2007) e Miranda 2007 Inexistência de técnicos disponíveis para a resolução de problemas pontuais. Necessidade de investimento pelos professores na criação de novas actividades problemas na utilização de software, e desadequação do software disponível ao currículo Conexões lentas à Internet Falta de tempo para os professores realizarem uma efectiva mudança Confusão sobre o uso a dar à tecnologia em contexto educativo Diversidade de softwares (incapacidade dos professores em se manterem actualizados) E hoje que condições favorecem ou colocam entraves à Integração das TIC no nosso país. Seleccionei algumas questões. A favor temos uma perspectiva de formação mais centrada no desenvolvimento global da organização em que o professor está inserido

12 Investigação O presente projecto utilizará a Investigação-acção como metodologia de investigação. A investigação-acção considera o processo de investigação em espiral com ciclos de planificação, acção, observação e reflexão (Cortesão e Stoer ,2001) Foi neste contexto que decidi enveredar pela investigação que proponho neste projecto A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, utilizando a investigação acção em que se alternam ciclos Este tipo de metodologia permite o protagonismo do professor e dos facilitadores externos que com ele trabalham permitindo também melhorar a compreensão das suas práticas e as situações reais em que são desenvolvidas

13 Metodologia - Objectivos da Investigação
Identificar dificuldades dos educadores/professores relativamente à implementação das TIC em contexto de educativo. Conceber um dispositivo de formação que promova a superação das dificuldades identificadas e capacite os educadores/professores para a exploração de potencialidades educativas das TIC. Avaliar o impacto da acção de formação na superação de dificuldades na integração das TIC de um grupo de educadores/professores e na mudança de práticas lectivas. Acompanhar o processo de integração das TIC contribuindo para a resolução de problemas que vão surgindo aos docentes na implementação das actividades programadas Assim são objectivos desta investigação

14 Confirmação nos resultados dos estudo preliminar realizado
Público alvo Pré-escolar e 1º ciclo – direcção considerou serem os ciclos onde se verificam dificuldades significativas na integração das TIC Confirmação nos resultados dos estudo preliminar realizado Educadores/professores referem como insuficientes as competências digitais mas dão ênfase às lacunas nas competências pedagógicas. Insuficientes competências na utilização das tecnologias como ferramentas privilegiadas” (Projecto de Intervenção do Director)

15 Caracterizar a utilização das TIC
Fazer o levantamento de necessidades formativas Identificar dificuldades de integração curricular das TIC Caracterizar o perfil de competências TIC de cada docente Fases da investigação Implementar um processo de desenvolvimento pessoal e profissional Acompanhar e apoiar o desenvolvimento do processo Avaliar o processo Cuban (2000) refere que para que haja realmente mudança é necessário ter em atenção o que realmente se passa no dia-a-dia da escola, quais as dificuldades técnicas e pedagógicas dos professores, que condições de trabalho existem, que exigências lhes são feitas diariamente, quais as tecnologias que realmente oferecem fiabilidade. Neste sentido a investigação está pensada para seguir a seguinte sequência Com esta oficina pretende-se promover capacidades reflexivas e analíticas acerca do desempenho profissional; partilhar experiências; obter ajuda para a compreensão e ultrapassagem de problemas e dificuldades, experimentar ferramentas que potenciem a mudança de práticas

16 Recolha de dados 1 2 3 Análise Swot
(Realização de entrevistas, análise de documentos, realização de questionários e observação de aulas) 2 Análise dos portefólios dos professores Observação directa Grelhas de registo Recolha de imagens e vídeo 3 Análise dos trabalhos dos alunos Entrevistas a alunos Análise Swot Fraquezas Forças Oportunidades e Ameaças

17 Espera-se que os resultados deste estudo tenham implicações directas
As necessidades de integração das TIC dos educadores/professores No estudo de modelos de desenvolvimento pessoal e profissional para a Integração das TIC em contexto educativo

18 Balanço Ainda é necessário aprofundar questões como:
-as implicações da utilização da tecnologia wireless em sala de aula -aprofundar as implicações do uso de determinadas ferramentas no Pré-escolar e 1º ciclo -questões de utilização segura da Internet -modelo de educação subjacente tanto à formação dos educadores/professores como às actividades que se pretende que estes desenvolvam com os alunos Para finalizar, gostaria de partilhar convosco algumas angústias. O projecto, tal como vos foi apresentado, não está ainda como eu gostaria que estivesse, mas as vicissitudes que acompanharam este último ano impediram-me de aprofundar algumas questões. De todas as formas hoje estamos aqui para que ele seja apreciado e a juntar a algumas questões, que tenho consciência que mereciam uma maior reflexão e mesmo investigação da minha parte, espero juntar as vossas reflexões e pistas para o melhorar.

19 Cronograma ACTIVIDADES Revisão da literatura
MOMENTOS ACTIVIDADES 2009 2010 2011 2012 Revisão da literatura Redacção do projecto de tese Estudo Prévio (Construção dos questionários – educadores/professores , aplicação e análise) Análise documental Selecção de Participantes na iniciativa de desenvolvimento pessoal e profissional Concepção da iniciativa de desenvolvimento pessoal e profissional e construção do guião das entrevistas semi-estruturadas (educadores/professores) e realização das entrevistas 1ª entrevista (caracterização) Desenvolvimento da iniciativa de Formação e acompanhamento e supervisão em contexto de sala de aula

20 Cronograma MOMENTOS ACTIVIDADES 2ª entrevista (final)
2009 2010 2011 2012 2ª entrevista (final) Análise de portefólio da formação Realização de entrevistas a alunos, coordenador do Conselho de docentes e elementos do órgão de gestão Tratamento e análise dos dados Conclusões e escrita da versão final do estudo Redacção da tese Publicação de artigos Construção de Página(as) com conteúdos elaborados pelos educadores/professores e alunos Para finalizar, gostaria de partilhar convosco algumas angústias. O projecto, tal como vos foi apresentado, não está ainda como eu gostaria que estivesse, mas as vicissitudes que acompanharam este último ano impediram-me de aprofundar algumas questões. De todas as formas hoje estamos aqui para que ele seja apreciado e a juntar a algumas questões, que tenho consciência que mereciam uma maior reflexão e mesmo investigação da minha parte, espero juntar as vossas reflexões e pistas para o melhorar.

21 Questões de investigação
Que dificuldades de integração das TIC apresentam os educadores e professores do agrupamento em estudo? A iniciativa de DPP é facilitadora da promoção de uma atitude reflexiva e colaborativa dos docentes? A iniciativa de desenvolvimento pessoal e profissional promove a alteração de práticas dos docentes? O acompanhamento realizado na implementação das actividades ajudou à resolução das dificuldades sentidas pelos docentes?


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