Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathalia Pastor Alterado mais de 11 anos atrás
2
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
3
Brasil Oficina Pedagógica de Matemática - USP
Jardins Infância de Aveiro e São João da Madeira Portugal Universidade de Aveiro
4
O que é? Projecto de Investigação e Formação de professores
Projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil Projecto que privilegia a partilha de formação e experiências entre educadores e crianças, através das Tecnologias da Informação e da Comunicação
5
Porquê matemática? Lacunas na formação inicial dos educadores de infância na área da matemática Desmistificação da matemática como algo longínquo, de difícil acesso, com conteúdos estanques e desligados de um contexto histórico e cultural
6
Participantes Portugal Brasil Coordenadores: 3 J. Infância: 14
Educadores: 28 Crianças: 600 Brasil Coordenadores: 7 J. Infância: 7 Educadores: 48 Crianças:1692
7
Objectivos do Projecto
Reflectir sobre a acção pedagógica; Compreender a importância da interacção como facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem; Compreender que educadores e crianças são co-responsáveis na construção do conhecimento; Desenvolver diferentes competências de comunicação
8
Desenvolver diferentes competências de comunicação
Porquê?
9
O Projecto 1ª Fase: Formação de Educadores em contexto de escola.
Actividades de correspondência entre Portugal e Brasil; Proposta de realização de uma vídeo-conferência
10
I Fórum Luso-Brasileiro de Matemática na Infância.
3ª Fase: I Fórum Luso-Brasileiro de Matemática na Infância.
11
4ª Fase Realização de vídeo-conferência;
Intensificação da utilização das TIC pelas crianças e educadores, com o objectivo de desenvolver comunidades de aprendizagem que optimizem a qualidade da intervenção em educação de infância; Realização de vídeo-conferência; Construção de um site sobre o projecto.
12
Comunicação Acessibilidade Facilidade Eficácia Esforço económico
13
Comunicação Humanização Emoção Afectividade Autenticidade
14
Comunicação Projecto Distância
15
Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.