A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro"— Transcrição da apresentação:

1

2 Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro

3 Brasil Oficina Pedagógica de Matemática - USP
Jardins Infância de Aveiro e São João da Madeira Portugal Universidade de Aveiro

4 O que é? Projecto de Investigação e Formação de professores
Projecto de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil Projecto que privilegia a partilha de formação e experiências entre educadores e crianças, através das Tecnologias da Informação e da Comunicação

5 Porquê matemática? Lacunas na formação inicial dos educadores de infância na área da matemática Desmistificação da matemática como algo longínquo, de difícil acesso, com conteúdos estanques e desligados de um contexto histórico e cultural

6 Participantes Portugal Brasil Coordenadores: 3 J. Infância: 14
Educadores: 28 Crianças: 600 Brasil Coordenadores: 7 J. Infância: 7 Educadores: 48 Crianças:1692

7 Objectivos do Projecto
Reflectir sobre a acção pedagógica; Compreender a importância da interacção como facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem; Compreender que educadores e crianças são co-responsáveis na construção do conhecimento; Desenvolver diferentes competências de comunicação

8 Desenvolver diferentes competências de comunicação
Porquê?

9 O Projecto 1ª Fase: Formação de Educadores em contexto de escola.
Actividades de correspondência entre Portugal e Brasil; Proposta de realização de uma vídeo-conferência

10 I Fórum Luso-Brasileiro de Matemática na Infância.
3ª Fase: I Fórum Luso-Brasileiro de Matemática na Infância.

11 4ª Fase Realização de vídeo-conferência;
Intensificação da utilização das TIC pelas crianças e educadores, com o objectivo de desenvolver comunidades de aprendizagem que optimizem a qualidade da intervenção em educação de infância; Realização de vídeo-conferência; Construção de um site sobre o projecto.

12 Comunicação Acessibilidade Facilidade Eficácia Esforço económico

13 Comunicação Humanização Emoção Afectividade Autenticidade

14 Comunicação Projecto Distância

15 Formação de Professores: um percurso através da matemática para a infância. Correspondendo Portugal e Brasil Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro


Carregar ppt "Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google