AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão para os alunos 2º E.M C
Advertisements

AULA 04 – A ECONOMIA DA CHINA E AS METAS DO MILÊNIO
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
AULA 05 – AS INVENÇÕES DA CHINA
Ventos Regionais Especiais
Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar.
AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
AULA 06 – OS CLIMAS BRASILEIROS: SOMOS UM PAÍS TROPICAL?
Fatores que influenciam nas características climáticas
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRÍCOLA AULA 03 – PRODUTOS ORGÂNICOS
O ESPAÇO RURAL AULA 01 – AGROPECUÁRIA 6a série.
AULA 04 – A CHINA DE MAO TSÉ-TUNG
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
AULA 06 – A ECONOMIA CHINESA
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
Trabalhar com a família é bem melhor.
AULA 06 – MONOCULTURA E POLICULTURA
AULA 02– PROBLEMAS E SOLUÇÕES NA AGRICULTURA
RUSSIA E CHINA Nota Livre - 8a série
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
SISTEMAS FRONTAIS.
FURACÃO.
O que é o aquecimento global?
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
AULA 01 – ESTRUTURA DA ATMOSFERA
CLIMA OS PRINCIPAIS TIPOS DE PRECIPITAÇÕES.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Frentes e Frontogênese
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

Hidrografia e Clima.
Por Hudson de Oliveira (Umarizal – RN)
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Climas do Brasil.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Coordenadas Geográficas
O fim dos tempos está mais próximo do que você imagina...
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Para compreender os enunciados:
Experiências das Três Leis de Newton
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
AGRICULTURA AULA 05 – AGROBUSINESS Eita tratorzão bão… 6a série.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
O RIACHO.
GUIA PARA CHEGAR NO LOCAL DO CASAMENTO DE FILIPE E CIBELE Esse ESTE GUIA VAI AUXILIÁ-LO A CHEGAR NO LOCAL DE NOSSO CASAMENTO ELE COMPOSTO POR MAPAS, FOTOS.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
 MEC: forma-se sobre a amazônia – quente e úmida – atua o ano inteiro no norte do Brasil e avança em direção ao sul durante o verão, ocasionando chuvas.
CLIMA BRASILEIRO.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
VELOCIDADE OU ACELERAÇÃO?
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
LCE Meteorologia Agrícola Sentelhas/Angelocci
AULA 06 – ANALISANDO CHARGES GEOPOLÍTICAS
Escola do Viso CEF IOSI Bruno Soares.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
INTERTROPICAL Temperada MEC MEAMEA MEA MTC MPA INVERNO.
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
AGRICULTURA TÉCNICAS DE CULTIVO AGRÍCOLA AULA 03 – PRODUTOS ORGÂNICOS
Transcrição da apresentação:

AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.

Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas. Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 nas págs.33,34e35. As perguntas em AMARELO contidas nestes slides devem ser respondidas no CADERNO e com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

Olá… Seja bem vindo a Aula 05. Foi muito interessante a nossa última aula sobre os tipos de chuvas,… eu adorei!!!! Hoje, vamos tratar sobre a dinâmica das massas de ar. Já pegou todo o seu material? Então boa aula !!!

Nesta aula iremos tratar de assuntos relacionados a dinâmica das massas de ar. Nos próximos slides você irá encontrar imagens, textos, vídeos e exercícios. Analise as imagens, assista ao vídeo, leia os textos indicados e, logo após, responda as perguntas que se seguem. Faça tudo com muita atenção! Então, vamos lá….

Mas antes, vamos relembrar o que são massas de ar. Massa de ar são extensas porções de ar que apresentam certa uniformidade horizontal de temperatura e umidade próprias. A massa de ar muda o tempo de um lugar. Quando a o encontro de duas massas de ar, de temperaturas diferentes, dá origem a uma frente.Os locais onde ocorrem as frentes não são tranquilos. Aí o tempo sofre modificações. É comum haver mudanças bruscas de temperatura, formação de nuvens, ventos e chuvas. Veja na imagem abaixo como isso acontece...

Você já deve ter ouvido essa expressão em jornais ou na televisão Você já deve ter ouvido essa expressão em jornais ou na televisão. “Aproxima-se uma frente fria sobre o Sul do Brasil, trazendo queda de temperaturas bruscas e chuvas”.. Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo a seguir. Acesse o link abaixo. http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/08/07/04023870D4A19346.jhtm?massa-de-ar-quente-deixa-tempo-seco-em-quase-todo-pais-04023870D4A19346

responda as questões propostas. Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos, leia o texto a seguir e, depois em seu caderno, responda as questões propostas. Uma massa de ar fria e úmida originou-se ao sul da América do Sul, se deslocou em direção aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná percorrendo centenas de quilômetros, em nosso país, até chegar ao Sudeste. Durante o percurso, essa massa de ar foi modificando o tempo dos lugares por onde passava. Trouxe frio, chuva, ventos fortes, e problemas... Quando chegou em São Paulo, já não era a mesma, a temperatura estava bem mais elevada e os ventos bem mais fracos.

Vamos continuar esse assunto observando no mapa o caminho que costumam seguir as massas de ar semelhantes à citada no texto.

Veja quais atuam no Brasil, no inverno e no verão.

Veja o que elas podem provocar... Provocam enchentes, ocasionadas por chuvas de grande intensidade, esse fato aconteceu na cidade de Curitiba no ano de 1999, causadas pelo encontro de uma massa de ar fria com outra de maior temperatura.

Continuando o nosso estudo, análise a charge a seguir Continuando o nosso estudo, análise a charge a seguir.Depois, responda em seu caderno a questão que a segue: Charge 1  Com base em seus conhecimentos e após análise da charge, justifique qual é a relação entre a imagem e o assunto em estudo.

As massas de ar mudam o tempo de um lugar? Agora, com base no texto e no vídeo, responda as questões propostas em seu caderno. O que são massas de ar? As massas de ar mudam o tempo de um lugar? Com base no texto sobre massa de ar, responda: Qual é a massa de ar a que o texto se refere? Descreva as características e mencione quais foram os problemas ocasionados por essa massa de ar. 4) Sobre o vídeo que você assistiu, responda: Qual foi a notícia principal em destaque? Esse acontecimento também ocorre em sua cidade? Justifique:

Nossa!!! a aula passou tão rápido... Que pena que acabou! até amanhã!