Cartilha de Dengue.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto: Ação comunitária para o controle do Aedes aegypti.
Advertisements

DENGUE – Orientações para a participação Social
DENGUE.
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Dengue dengue DENGUE 6ªB ªB 2011 dengue dengue.
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
Identificação dos mosquitos capturados
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
DENGUE Prof Edilson Soares
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Andréa Carajoinas Ramalho.
Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP, durante a pesquisa de mestrado,
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Espécimes dos Mosquitos Coletados
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÃNCIA EM SAÚDE
AULA sobre a Dengue. PROGETEC; LUZIA BENTO SOARES
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
Prevenção Contra a Dengue
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Retire a água acumulada.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Brasil unido x dengue.
Unidos Contra a Dengue! Turmas: 81 e 82 Disciplinas: Português
Pratinho de vaso de planta ou de xaxim
DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Água e Saúde.
Dengue.
Dengue.
Malária.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gizelda Rodrigues de Araújo
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Higiene e Prevenção de Doenças
Limpeza de Caixa d’água
Aedes: criadouros e soluções
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Quem é o Mosquito Aedes aegypti?
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
Aedes aegypti e Aedes Albopictus Informando para prevenir ATIVIDADES EDUCATIVAS EM PALESTRA:
A DENGUE CAUSA FEBRE MUITO ALTA, MANCHAS NO CORPO E DOR NOS OSSOS. NÃO PODEMOS DEIXAR ÁGUA NAS GARRAFAS.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
Mas não é dessa zica que estamos tratando. ZIKA é o nome de um vírus descoberto em um macaco Rhesus, em Uganda, África, em 1947 na Floresta Zika, daí o.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
DENGUE VOCÊ PENSA QUE SEU LUGAR É SEGURO E QUE DENTRO DELE VOCÊ E A SUA FAMILIA ESTÃO A SALVO ? EXISTE UM INIMIGO PERIGOSO QUE JÁ PODE ESTAR DENTRO DA.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Apresentação Olá, pessoal!
Eduarda Vidal e Isabelle Galdino
Transcrição da apresentação:

Cartilha de Dengue

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

* O ovo pode viver no seco, grudado no criadouro ate um ano. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti se desenvolve em água limpa e parada. * O ovo pode viver no seco, grudado no criadouro ate um ano. OVO * 2 a 3 dias (condições normais) ALADO 43 dias aproximadamente LARVA de 5 a 7 dias PUPA de 2 a 3 dias

Conhecendo o mosquito O mosquito Aedes é facilmente identificável por suas distintas listras pretas e brancas em seu corpo. Prefere se reproduzir na água limpa, estagnada, facilmente encontrada em nossos lares. Pode-se começar a se livrar do mosquito Aedes verificando e removendo, freqüentemente, toda água acumulada em sua volta.

Conhecendo a dengue É uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Aedes aegypti é parecido com um pernilongo, mas é rajado. Tem a cor escura e manchas prateadas pelo corpo e patas. Só a fêmea do mosquito pica o ser humano. Vive em média de 30 a 40 dias e ataca principalmente durante o dia.

Como a dengue é transmitida  Isto acontece através da picada da fêmea do Aedes aegypti, contaminada com o vírus da dengue. Após o acasalamento, a fêmea pica o ser humano, pois precisa do sangue para amadurecer seus ovos. Ao sugar o sangue de alguém contaminado pelo vírus da dengue, a fêmea estará em condições de contaminar outras pessoas. A fêmea pode picar até 10 pessoas por dia. Você já pensou o que uma porção de mosquitos pode causar ?

Quais os sintomas da dengue? Dores nas articulações Fraqueza Dor de Cabe;a Perda de apetite Não há tratamento para a dengue. Procure um Serviço de Saúde caso apresente febre associada a mais outros dos sintomas descritos acima. Manchas avermelhadas Febre Alta

Prevenção é a grande solução!!!! A prevenção é a única forma de acabarmos com a dengue. Não tendo criadouros, não teremos mosquitos, nem dengue.

O que você pode fazer? Identificar e eliminar os criadouros. Comunicar a existência de outros criadouros, solicitando providências aos responsáveis. Propor atividades sobre a dengue no seu bairro. Orientar seus colegas sobre as formas de prevenção. Fazer vistoria em sua casa, periodicamente, evitando assim o surgimento de novos criadouros. Transmitir as orientações recebidas para pais, familiares, amigos, vizinhos, etc..

Elimine criadouros! Pratos de vasos e xaxins A alternativa é usar pratos justos aos vasos ou colocar areia grossa nos pratos até a borda. As plantas aquáticas vivem muito bem na terra. Substitua a água do vaso por terra. Plantas criadas em água Plante-as na terra Vasos de flores ornamentais Troque a água 2 vezes por semana, lavando o vaso com bucha e sabão Plantas ornamentais, tipo bromélia Substitua a bromélia por outra espécie de planta que não reserve água ou use esguicho de água.

Elimine criadouros! Pneus O Aedes aegypti põe ovos na água acumulada dentro de pneus. Portanto, tire a água dos pneus e guarde-os secos em local coberto. As garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo e em local protegido da chuva. Caixas d´água e cisternas Mantenha-as bem tampadas, sem nenhuma abertura, para impedir a entrada de mosquitos.

Elimine os criadouros Copos descartáveis, embalagens, latas e garrafas Coloque esses objetos no lixo. É grande a possibilidade do mosquito se reproduzir em recipientes descartáveis! Observe se o lixo está tampado.

Elimine criadouros! Piscinas A piscina que não tiver a água tratada regularmente pode se tornar um grande criadouro. Ralos . De pia, lavatório e tanque, sem uso freqüente: Mantenha-os tampados! . De uso freqüente: Mantenha-os tampados, telados e adicione água sanitária semanalmente.

Elimine criadouros! O ralo de chuva, apesar de pouco lembrado, pode se tornar um criadouro do mosquito. Para evitar que isto aconteça: - Elimine pontos de acúmulo de água. - Coloque uma tela de nylon embaixo da tampa do ralo, impedindo assim que a fêmea coloque seus ovos na borda. - Trate com sal de cozinha, após cada chuva ou escoamento de água.

Calhas, canaletas de drenagem para água de chuva Elimine criadouros! Calhas, canaletas de drenagem para água de chuva As calhas também podem acumular água limpa e parada. São lugares preferidos pela fêmea para colocar seus ovos. Elas devem estar sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água..

Bandejas de geladeiras e de ar condicionado Elimine criadouros! Bandejas de geladeiras e de ar condicionado Esses recipientes acumulam água e devem ser limpos com freqüência. Verifique com os adultos se a limpeza esta sendo feita desta forma? Retirar a água da bandeja Lavar com esponja grossa e sabão para descolar os ovos que estiverem no recipiente. Secar bem. Recolocar a bandeja. Vistorie toda semana

Vamos todos participar e acabar com o mosquito! Sempre Alerta! Não deixe acumular água em latas, pneus e garrafas velhas, mantenha a caixa d'água bem fechadas e use prato justos aos vasos de plantas. Estes são alguns cuidados simples que melhoram o nosso meio ambiente e impedem a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Vamos todos participar e acabar com o mosquito!

Material elaborado e revisado pela Área de Educação em Saúde da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN –SES – SP Abril de 2006.