ANDON – GESTÃO VISUAL Claudia Takako Felipe Rodrigues Ludmila Marcelino Plácido Lopes Tamara Poletti
ANDON – GESTÃO VISUAL Criado por Sakichi Toyoda, na Toyota; Gestão à vista de ocorrências de anormalidades na linha de produção através de estímulo visual ou sonoro; Não ocasiona a parada do sistema, somente um alerta.
ANDON – GESTÃO VISUAL Jidoka: dá ao operador autonomia para parar a máquina frente a anormalidades: Jidoka Poka-yoke (dispositivo à prova de erros) Andon (estímulo visual)
Gestão Visual = planejamento + controle + melhoria contínua Sistema transparente: foco nos processos e priorizando o que realmente é necessário; Deve ser mantido pelos que realmente fazem o trabalho, que devem ser os primeiros a perceber as anormalidades.
PRINCIPAIS GANHOS Visualização dos problemas à distância; Resolução rápida dos problemas; Facilidade de inspeção dos processos; Aumento de produtividade da linha; Segurança do produto e das pessoas; Garantir a qualidade do produto; Diminuição dos custos de produção.
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Principais “regras” da gestão visual: Não tem que tocar; Não tem que parar; Não tem que aproximar-se; Não tem a possibilidade de engano (uso de cores); Não tem que usar registros; Não tem exposição (usar instrumentos de medição).
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Não necessita aproximação:
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Não necessita parada da máquina: Inspeção visual do tensionamento das correias, com a máquina rodando
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO A utilização de cores para impedir engano: Faixa de Trabalho - Manômetros Faixa de Trabalho - Termômetros
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO DEPOIS ANTES
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Os controles visuais que se movimentam estão com alguma anormalidade (vibração).
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Inspeção sem tocar: Leitura a laser, facilitando inspeção em altura. Indicador do local da leitura.
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Não necessita de instrumentos de medição: FAIXA VERMELHA INDICA QUE A CORREIA ESTÁ DESALINHADA E DEVE SER AJUSTADA RÉGUA INDICATIVA DO PARÂMETRO DE TRABALHO DA CORREIA TRANSPORTADORA ( TRABALHAR NA FAIXA VERDE )
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Permite trocas de formato de maneira mais rápida
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO
ATIVIDADES DE INSPEÇÃO Mostrador analógico de ajuste Escala de nível Sentido de rotação dos componentes Status de funcionamento
Exemplo Cotidiano Restaurante: Outback Steakhouse Painel com Layout do restaurante; Responsável pela atualização; Atendimento rápido (recepcionista); Atendimento constante em horário de pico (garçons).
Conclusão Diversas aplicações garantindo, de forma simples, uma visão facilitada dos “pontos chaves“ do processo; Cuidado para não se tornar “poluição visual”; Não existe certo ou errado; Criatividade.