DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na EXPOSIÇÃO FEITA NO 4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Araras - SP 23 de novembro de 2013 Pe. José Reginaldo Andrietta Paróquia São Judas Tadeu de Americana - SP
Bem vindos Bem vindas Paz e bem!
4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva
2° Encontro Diocesano de Comunidades 2011
3° Encontro Diocesano de Comunidades 2012
NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva 4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva
PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO 50 ANOS DO VATICANO II ANO DA FÉ PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO
Concílio Vaticano II
CONTEXTO DO CONCÍLIO VATICANO II Dimensão histórica: Ele encerrou o Vaticano I que havia começado em 1869, não podendo ser concluído por causa da guerra franco-prussiana. A Igreja pós-Vaticano I preocupou-se em combater a modernidade: secularismo laicismo liberalismo relativismo subjetivismo cientificismo
DESENVOLVIMENTO TEOLÓGICO Teologia da História História: « lugar onde Deus se revela » Por ser ciência da fé ela tem uma dimensão praxiológica (teoria e prática) Teologia do trabalho (Chenu) Teologia da experiência (Schillebeckx) Teologia política (Metz) Teologia da Esperança (Moltmann) Teologias protestantes: Kerigmática (Bultmann) e da Palavra (Barth) Movimento ecumênico O Concílio foi ecumênico
Ação Católica: engajamento social dos cristãos Movimento litúrgico DESENVOLVIMENTO PASTORAL E LITÚRGICO Movimento laico Ação Católica: engajamento social dos cristãos Movimento litúrgico Deus é um mistério que se revela Movimento eucarístico Relação da eucaristia com a história Movimento bíblico
DIÁLOGO COM O MUNDO E “AGGIORNAMENTO” LUZ A Igreja tem que se tornar luz A Igreja se renova constantemente
REALIZAÇÃO DO CONCÍLIO Promulgação das Constituições Períodos Funcionamento Discursos Votações Promulgação das Constituições
PASTORAL
Redefiniu A identidade E a missão da Igreja
Que modelo de Igreja o Vaticano II propôs ?
Constituição Dogmática «LUMEN GENTIUM» Constituição Pastoral «GAUDIUM ET SPES»
SACRAMENTO DA SALVAÇÃO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS UNIVERSAL Koinonia (comunhÃo) POVO DE DEUS SACRAMENTO DA SALVAÇÃO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS UNIVERSAL PRESENTE NA IGREJA LOCAL
KOINONIA (Comunhão)
POVO DE DEUS
SACRAMENTO DE SALVAÇÃO
UNIVERSAL NO PARTICULAR
COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO MODELO DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO
ECLESIOGÊNISE Grego: ekklesía (Igreja), genesis (origem"). Termo da teologia que se refere à origem da Igreja. Empregado no sentido de “reinvenção da Igreja” segundo seus fundamentos originais.
Esforço de repensar as origens da Igreja, buscando “reinventá-la”, de modo a corresponder mais autenticamente ao projeto de Jesus Cristo, particularmente ao seu projeto evangelizador
"Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua mais profunda identidade.” Paulo VI, Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (1975)
A praxis libertadora e humanizadora é intrínseca à evangelização. Paul VI, Evangelii Nuntiandi
“Um homem da pobreza, um homem da paz, um homem que amava e protegia a criação.”
Esta encíclica dá sequência às encíclicas do Papa Bento XVI sobre a caridade e a esperança.
A primeira redação da Lumen Fidei foi feita pelo Papa Bento XVI, sendo completada e subscrita pelo Papa Francisco. É a primera encíclica escrita por dois papas.
Introdução Quatro capítulos Conclusão
“Recuperar o carácter de luz que é próprio da fé” Objetivo da Encíclica: “Recuperar o carácter de luz que é próprio da fé”
A coincidência do início do Ano da Fé com a abertura do Vaticano II “permite-nos ver que o mesmo foi um Concílio sobre a fé, por nos ter convidado a repor, no centro da nossa vida eclesial e pessoal, o primado de Deus em Cristo” (n° 6).
13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos Vaticano 7 a 28 de outubro de 2012 A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ
intervenções e propostas Resumo das intervenções e propostas que deverão ser contempladas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, que o Papa Francisco deverá publicar em breve
e também o abandono e a perda da fé cristã? Como enfrentar a situação sempre mais preocupante da falha na transmissão da fé e também o abandono e a perda da fé cristã? A indiferença em relação à fé, e até mesmo a perda da fé, da parte de muitos batizados, são fenômenos atuais altamente preocupantes.
TRÍPLICE MUNUS (MISSÃO) DE CRISTO IGREJA TRÍPLICE MUNUS (MISSÃO) DE CRISTO MISSÃO DA IGREJA
CONCÍLIO VATICANO ii “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.” (Gaudium et Spes)
as situações que geram sofrimentos humanos. PASTORAL Ação conjunta de toda a Igreja frente à globalidade da realidade, particularmente as situações que geram sofrimentos humanos.
Investigar os sinais dos tempos Interpretá-los à luz do evangelho PARA REALIZAR ESTA MISSÃO A IGREJA NECESSITA Investigar os sinais dos tempos Interpretá-los à luz do evangelho Atuar de modo adequado
ver julgar agir
VER JULGAR AGIR Mediação sócio-analítica hermenêutica prática
“A ação pastoral se articula, enquanto resposta a perguntas postas pela realidade, a partir das necessidades de evangelização.” Tais respostas, de acordo com as diferentes épocas e contextos, conformam modelos de ação que, por sua vez, dão origem a modelos eclesiais distintos.”
“Eclesiologia reinocêntrica, recuperada da Igreja primitiva MODELO ATUAL “Eclesiologia reinocêntrica, recuperada da Igreja primitiva pelo Concílio Vaticano II, que descentra a Igreja de si mesma e lança-a numa atitude de diálogo e colaboração com todas as pessoas de boa vontade.”
CONVERSÃO PASTORAL A Conferência de Aparecida nos convidou a passarmos de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária
“A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. Assim, será possível que o único programa do Evangelho siga introduzindo-se na história de cada comunidade eclesial com novo ardor missionário, fazendo com que a Igreja se manifeste como uma mãe que nos sai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária” (DA 370).
OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.
PERSPECTIVAS DE AÇÃO
COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSÃO Estas Diretrizes apontam para o compromisso evangelizador da Igreja no Brasil no início da segunda década do século XXI. Elas manifestam, através de cinco urgências, uma resposta a este tempo de profundas transformações.
“Cristo será tudo em todos no amor” Elas assumem o mais profundo espírito do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida. Elas representam um forte apelo à efetiva unidade na diversidade que, ao realizá-la, a Igreja no Brasil tornar-se-á imagem do Deus-Trindade, quando, segundo Paulo: “Cristo será tudo em todos no amor” (1 Cor 15,28).
CINCO URGÊNCIAS
Igreja em estado permanente de missão. Igreja: casa da iniciação à vida cristã. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Igreja: comunidade de comunidades. Igreja a serviço da vida plena para todos.
A renovação das paróquias exige reformular suas estruturas, para que sejam redes de comunidades e grupos (cf. DA 173)
AÇÃO COMUM
passando pelas paróquias e desembocando em uma A partir das pequenas comunidades, passando pelas paróquias e desembocando em uma pastoral de conjunto diocesana.
O plano pastoral diocesano deve ser uma resposta consciente e eficaz, para às exigências do mundo de hoje. Os leigos precisam participar do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução (cf. DA 371).
Que tipo de Igreja queremos ser?
CRISTO RESSUSCITADO
Imagem da Trindade
A serviço do Reino de Deus
MISSIONÁRIA
TRANSFORMADORA DA REALIDADE
13º INTERECLESIAL DAS CEBs Tema: "Justiça e Profecia a Serviço da Vida” Lema: "CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade” 07 a 11 de janeiro de 2014 Juazeiro do Norte - Diocese de Crato (CE)
OBRIGADO