O brinquedo através dos tempos…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

Como pôde sobreviver??? Responda uma coisa:
Trabalho de Portugues.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Consertando o mundo. Ligue o som..
Cresceste durante os anos 50, ?
Tente ler sem chorar!!!.
Como pôde sobreviver??? Responda uma coisa:
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A Boneca e a Rosa.
MORAL DA HISTÓRIA.
AMIGOS... Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Jardim de Infância de Igrejinha Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
Progressão automática
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
O ateu Colaboração do amigo Prof. Dr. Claudinê Paschoetto.
The Wise Old Man Clique para começar..
A BONECA.
A Indústria Cultural no Brasil
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Consertando o Mundo....
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
a primeira árvore disse:
A BONECA 002 Colacio.j.
Folhas da Amizade!.
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Criação de frases a partir dos desenhos feitos pelas crianças.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Árvore de Amigos.
*FOLHAS DA AMIZADE* Música...*A Lista*
UM UM NATAL DIFERENTE Esta história passa-se no século XIX, num orfanato situado à beira-mar. Naquele tempo, muitas crianças eram abandonadas,
A árvore dos(as) Amigos(as)
Árvore dos Amigos.
Você conhece bem o estilo japonês de desenho? Descubra!
História do Desenho Animado
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Presente de Natal.
Ug0Lin1.
A árvore dos Amigos. A árvore dos Amigos Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
ANJO NEGRO.
O PALHAÇO E O NARIZ.
Gerónimo Stilton- O Fantasma do Metro
Como deixar de ser órfão para ser filho. 2Samuel 4.4;
BRUNNA ANDERSON SOARES BUONAFINA. MEU CACHORRINHO BEM BONITINHO. CORRE PRA LÁ E PRA CÁ MEU DANADINHO GIRA PRA LÁ GIRA PRA CÁ SEU ESPERTINHO. QUANDO JOGO.
AMIGOS... Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.
Evolução dos videogames
A árvore dos Amigos. A árvore dos Amigos Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A Boneca e a Rosa Branca.
Era uma vez uma menina ajuizada. Chamava-se Menina Vírgula
Evolução dos videos games
Cresceste durante os anos 40, 50, 60, ?
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzados o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas.
Planejamento Adiane de Almeida Neves Xavier Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias 1º ano PP/manhã.
Para você, meu(minha) amigo(a) ...
N. Friburgo, 15 de outubro de de outubro de de outubro de de outubro de de outubro de de outubro de de outubro.
By Búzios Slides Avanço automático FOLHAS DA AMIZADE.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
Responda uma coisa: Você que teve sua infância durante os anos 60, 70, Como pôde sobreviver???
O coelhinho matemático
o sapo encontra um amigo
Um monstrinho no jardim…
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Transcrição da apresentação:

O brinquedo através dos tempos…

Nós fazíamos os nossos próprios brinquedos! Ainda me lembro quando chegava o verão e íamos para a aldeia. Nas bagagens as roupas e nada mais. Lá o tempo dava para tudo. Não havia televisão… De manhã cedinho levantávamos da cama e dávamos um passeio debaixo das árvores, que deixavam cair os seus frutos bichentos durante a noite. Hoje eram biológicos e talvez mais caros que os sãos e padronizados. Naquela época eram alimento para os animais ou então no caso das maçãs, que lindos carrinhos que com elas fazíamos!

Brinquedos tradicionais

A evolução do brinquedo no tempo

A existência do brinquedo deverá, provavelmente, andar com o aparecimento da criança no mundo. Recuando um pouco no tempo, investigando e vendo a forma como os nossos antepassados brincavam, os brinquedos que construíam e a forma como os utilizavam, estamos a conhecer as nossas raízes, tradições, cultura e património histórico.

O carro…

Ao longo dos últimos 100 anos jogámos ao pião, bambo-leámo-nos com o Hulla-Hoop, fizemos acrobacias com o "disco voador", e habilidades com o "yo-yo". Enlouquecemos com o cubo de Rubik, perdemos noites a tentar enriquecer com o Monopólio, a construir palavras com o "scrubble", ou a mostrar a nossa cultura geral com o Trivial Pursuit.   As raparigas fizeram da Barbie a menina dos olhos, os rapazes montaram o cavalo dos sonhos com o Cavaleiro Andante ou o "Mosquito" e todos mostraram as suas habilidades no Lego e no Meccano, ou se emocionaram com o Tintin , o Pato Donald e o Rato Mickey. Brincaram às guerras com soldadinhos de chumbo e recriaram o Oeste empunhando pistolas de fulminantes.  Apaixonaram-se pela bicicleta e idolatraram a motoreta. Depois... bem... depois veio o Dragon Ball, a paixão pelo tamagotchi, a moda do walkman, e grudámo-nos ao computador viciados em jogos electrónicos e a surfar nas ondas da Internet. 

Logo no início do século (1901) um jogo de construções punha meio mundo a brincar. Chamava-se Meccano, teve a sua origem em Inglaterra e com ele brincavam os engenheiros de palmo e meio.   No ano seguinte, as meninas apaixonam-se por um urso de peluche chamado Teddy, cuja criação se deve a uma banda desenhada publicada pelo jornal Washington Post cujo protagonista era um urso. O êxito da banda desenhada foi tal, que a indústria de brinquedos decidiu transformá-lo num peluche que fez, durante anos , as alegrias da pequenada.  

Nos anos 30, o Monopólio e o Scrubble são os jogos da moda, enquanto as bonecas de trapos se tornam as mais apreciadas.    Os anos 40 são pouco propícios a brincadeiras de vulto, brincando as crianças a assinalar no mapa da Europa os avanços e recuos dos alia-dos, com bandeiras oferecidas pelos jornais. Ao contrário, a década de 50 revela-se pródiga em alegrar a meninada. O aparecimento dos brinquedos de plástico, a bolsa mais recheada dos consumidores e a aposta da indústria japonesa na indústria dos brinquedos revitalizam o mercado. As crianças agradecem.   

Os rapazes deliravam com as miniaturas automóveis e com o Action Man, enquanto as raparigas conheciam a Barbie, a boneca para todos os sonhos.   O fascínio pela luta do espaço, animava os brinquedos a pilhas, cuja sonoridade e jogos de luz faziam os encantos dos mais pequenos. Para espicaçar a imaginação, surgia o Lego, um jogo de construções ainda hoje muito admirado.   Com o advento da sociedade de consumo e a multiplicação da oferta, poucos são os brinquedos que resistem muito tempo ao sucesso e os vídeo jogos começam a ser um entretenimento de grande procura, a partir dos anos 70. O micro chip entrava também no mundo dos brinquedos e o Game Boy é a loucura dos finais dos anos 70.  

A década de 80 tem no cubo mágico e no Trivial Pursuit os seus maiores sucessos epidémicos e as maiores receitas de bilheteira. Mas os jogos electrónicos estão cada vez mais implantados nos gostos dos jovens, principalmente por culpa da Nintendo que lança Supermario, a que a Sega responde com Sonic.

Nos anos 90, a consola play station, da Sony, permite a ligação directa à televisão, sendo uma das mais procuradas brincadeiras electrónicas. Ao findar o século, o Tamagotchi põe a cabeça em água aos pais, porque não há nenhuma criança que não queira ter um exemplar, mas o Furby assume-se neste último ano como a grande novidade a que todos desejam ter acesso.

Falar de brinquedos é recordar a infância, é aprendizagem e é um revivalismo de valores e tradições!