A FEBRE VERDE CHEGOU NA AMERICA LATINA? 2010. Kantar Worldpanel fez pela primeira vez seu MEDIMOS O GRAU DE CONSCIÊNCIA VERDE DOS SEUS CONSUMIDORES EM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NO DIA A DIA DO ALUNO AUTORES: Pedro Paulo Velasques - E.E. “Canadá” Silvia Renata Rizzon – E.E. “Canadá” Antonio Marcos R. de.
Advertisements

Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
CONSUMO CONSCIENTE.
CONCEITOS DE ELETRICIDADE
Gestão Estratégica.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
As questões ambientais
FUNÇÃO MODULAR.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
O TEMPO PASSA....
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
Indicadores do Mercado
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Agenda da sustentabilidade
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
1.- Caminha de 10 a 30 min. todos os días.... Sorrindo enquantro caminhas. 2.- Ora na intimidade com Deus pelo menos 10 min. cada dia. Em segredo, se.
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Accor Hospitality América Latina
1 A administração fiscal canadense e suas relações com a sociedade civil Yvon L. Caron Associação de Planejamento Fiscal e Financeiro do Canadá.
Estrutura e Dinâmica Social
50 motivos para ser motociclista
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Educação para a Sustentabilidade
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Estudo - Gestores de PMEs em Portugal
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
BOAS VINDAS SEMANA DE MORDOMIA
. Pesquisas no Brasil.
O SUCESSO É PRA TODO MUNDO. SERÁ?. 2 MILHÕES DE CURTIDAS NA FANPAGE + de ALTO ENGAJA MENTO MÉDIA DE 3 MIL COMPARTILH AMENTOS MÉDIA DE 3 MIL CURTIDA S.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
O futuro dos pagamentos on-line no Brasil Mario Mello Diretor Geral para a América Latina – PayPal.
4 passos para a conquista do cliente
Ministério da Fidelidade.
Identificando Oportunidades
Barra Bonita/SP 2010 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM NEGOCIOS INTERNACIONAIS.
Empresas e carreiras mais verdes Marcos Nascimento ManStrategy Consulting.
Transcrição da apresentação:

A FEBRE VERDE CHEGOU NA AMERICA LATINA? 2010

Kantar Worldpanel fez pela primeira vez seu MEDIMOS O GRAU DE CONSCIÊNCIA VERDE DOS SEUS CONSUMIDORES EM 16 CIDADES DE AMÉRICA LATINA Bogotá Buenos Aires Caracas Guatemala La Paz Lima Managua México D.F Panamá Quito Río de Janeiro San Jose São Paulo San Salvador Santiago de Chile Tegucigalpa

América Latina entrou na onda verde?

Já escutou falar sobre AQUECIMENTO GLOBAL? UM SALTO DE CONSCIÊNCIA SIM 92% 2010 Há um ano… 77%

+ CONSCIÊNCIA PARA TODOS Ainda que o aquecimento global continue sendo um tema de maior conhecimento para o NSE alto (97%), os NSE baixos estão se colocando em dia De 2009 a 2010 o conhecimento do tema cresceu de 59% a 83% entre o NSE baixo

PREOCUPACIÓN PARA TODOS O TEMA GANHOU DESTAQUE ENTRE AS PREOCUPAÇÕES DOS LATINOS

CALENTAMIENTO GLOBAL AQUECIMENTO GLOBAL INSEGURANÇA AUMENTO DE PREÇOS MINHA SAÚDE CRISE FINANCEIRA 60% 47% 44% 30% Temas que mais preocupam na América Latina em 2010 O NÚMERO CORRESPONDE A % DE LARES LATINOS QUE CONSIDERAM O TEMA UMA DE SUAS 3 PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES

INSEGURANÇA 62 Brasil AQUECIMENTO GLOBAL 53 AUMENTO DE PREÇOS 35 MINHA SAÚDE 49 CRISE FINANCEIRA 30 O AQUECIMENTO GLOBAL PREOCUPA AINDA MAIS AOS BRASILEIROS, PARA QUEM A SAÚDE OCUPA O TERCEIRO LUGAR O NÚMERO CORRESPONDE A % DE LARES LATINOS QUE CONSIDERAM O TEMA UMA DE SUAS 3 PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES

PREVISÃO DE CLIMA BOM NA REGIÃO

PODEMOS AFIRMAR QUE A AMÉRICA LATINA É UMA REGIÃO VERDE, AINDA QUE DE MANEIRA INCONSCIENTE OU INVOLUNTÁRIA SER GREEN É SIMPLESMENTE DECIDIR VIVER DE MANEIRA MAIS SIMPLES EXISTE UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE A TEMPERATURA GREEN E O ESTILO DE VIDA CIDADE DO MÉXICO 69° AMÉRICA CENTRAL 64° CARACAS 64° BOGOTÁ 70° SP & RJ 60° QUITO 70° LIMA 78° LA PAZ 71° BUENOS AIRES 63° SANTIAGO 63° LATAM 66° G° = % TOP 2 BOX – 17 PERGUNTAS SOBRE PENSAMENTO E ATITUDES GREEN (VER APÉNDICE) ESCALA 1 A 100°. 100° MAIOR CONSCIÊNCIA, 1 GRAU MENOR CONSCIÊNCIA VERDE GRAU° DE CONSCIÊNCIA VERDE

BACK-TO-BASICS: O DESAFIO É TORNAR O LATINO EM VERDE POR OPÇÃO E NÃO SOMENTE POR RESTRIÇÃO ECONOMICA MENOS AUTOMÓVEIS MAIS PRODUTO FRESCO (NÃO INDUSTRIALIZADO) MENOS RETAIL MODERNO, MAIS FEIRAS MENOS GASTO – BUSCA POR POUPANÇA E RENDIMENTO MENOR CONSUMO DE ENERGIA – EQUIPAMENTOS MAIS BÁSICOS PARA O LAR

O MUNDO TEM COMO TARGET PARA 2012 REDUZIR A EMISSÃO DE GASES 5.2% EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE 1990 A RELAÇÃO PER CAPITA É ALTA PARA O BRASIL, EM COMPARAÇÃO À UNIÃO EUROPÉIA E JAPÃO E O DOBRO QUE A CHINA MAIORES EXIGÊNCIAS PARA BRASIL E MÉXICO NA REGIÃO China Estados Unidos União Européia Indonesia India 17% 16% Russia Brasil Japão Canadá México 11% 6% 5% 4% 3% 2% TOP 10 EMISSORES DE GHGs FONTE: PROTOCOLO KYOTO OBJETIVOS GHG: GRENHOUSE GAS

A SOLUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

QUEM É O RESPONSÁVEL POR LIDERAR A MUDANÇA? O Governo? Os meios de comunicação? Instituições educativas? Nós? ONGs? Empresas privadas? Organizações internacionais?

A INSTITUIÇÕES QUE TEM MAIS PODER PARA INFLUENCIAR MUDANÇAS NA QUESTÃO AMBIENTAL SÃO NÓS 79% MEIOS DE COMUNICAÇÃO 40% INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS 39% + COMPROMISSO + INFORMAÇÃO + EDUCAÇÃO

A VOZ DA CONSCIÊNCIA O QUE PENSAM REALMENTE?

…e ajo consequentemente 19% …porque quero que meus filhos vivam em um mundo melhor 63% …mas acredito que não é tão grave / não me preocupo 6% …mas minhas prioridades estão colocadas em outras questões 12% 19% ARGENTINOS ME PREOCUPA O TEMA...

ACREDITAMOS NAS CAMPANHAS GREEN DAS EMPRESAS? FALTA DE CONFIANÇA RESPEITO À COMUNICAÇÃO. RECLAMO DE RESULTADOS TANGIVEIS NÃO ACREDITO 39% ACHO DIFÍCIL ACREDITAR 35% CONFIO NA MENSAGEM E A VALORIZO 26% NSE Baixo 46% NSE Alto 31% PERGUNTA: QUANDO UMA EMPRESA FAZ PUBLICIDADE/COMUNICAÇÃO DE AÇÕES POSITIVAS PARA A SOCIEDADE E AO MEIO AMBIENTE, VOCÊ:… …PORQUE NÃO VEJO O RESULTADO FINAL

NÃO LEMBRO DE NENHUMA EMPRESA FALTA DE EFICACIA: POUCO CONHECIMENTO DE QUE AS EMPRESAS REALIZAM PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL COLOMBIA BRASIL ARGENTINA LATAM 46% 29% 24% 19% MUITOS MENCIONAM ONGs COMO ToM FONTE: CONSUMER WATCH 2009

ACREDITAMOS QUE A MUDANÇA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, MAS ESTAMOS DISPOSTOS? PAGARIA MAIS POR PRODUTOS QUE CUIDAM DO MEIO AMBIENTE? SIM 76% NÃO 24% …mas não encontro este tipo de produtos no PDV …mas meu orçamento não me permite …porque sei que estou fazendo bem ao planeta 8% 37% 31% 30% PARA O NSE BAIXO Colombianos (15%) e bolivianos (14%) são os que mais reclamam que não encontram produtos ECO nos mercados Trabalhar para dar acesso mediante distribuição e qualidade superior, comunicando os beneficios com argumentos reais

MEXICANOS NÃO PAGARIAM UM PREMIUM. PAÍSES ANDINOS SIM Pagaria porque sei que estou fazendo bem ao planeta 31%

EXISTE UM CONSUMIDOR GREEN NA REGIÃO?

COMECEMOS POR DEFINIR VERDE É de colheita sustentável? É orgânico? É reciclavel? É de comércio justo? Possui etiquetas informativas? Estou ajudando algum necessitado com minha compra? Estou colaborando com um menor desperdício de embalagens? Consome menos energia? Preserva a natureza? Escolho refis ? Busco certificações?

EM TRÊS PALAVRAS: UM PRODUTO SUSTENTÁVEL CUJA PRODUÇÃO NÃO COMPROMETE FUTURAS GERAÇÕES BENEFICIOS AMBIENTAIS BENEFICIOS SOCIAIS BENEFICIOS ECONÔMICOS

25 NÃO PODEMOS FALAR O CONSUMIDOR GREEN Existem máscaras Existem graus IDENTIFICOU-SE 6 TIPOS DE GREEN CONSUMERS

26 NA AMÉRICA LATINA EXISTEM 6 TIPOS DE CONSUMIDORES GREEN 360° GREEN GREEN SOCIETY GREEN SHOPPER GREEN POCKET DREAM GREEN ZERO GREEN

27 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DISTINTAS EM CADA GRUPO: 360° GREEN ZERO GREENGREEN POCKETDREAM GREEN GREEN SOCIETYGREEN SHOPPER Tem atitude e pensamento Green Consideram os 3 aspectos: ambiental, social e econômico Seu estilo de vida, hábitos e condutas se baseiam no impacto ambiental Odeiam o desperdício São os consumidores de amanhã O cuidado com o meio ambiente não é sua prioridade Tem zero consciência green São ignorantes em relação ao tema Outras questões ocupam sua mente Lhes parece mais importante solucionar problemas sociais como a pobreza, fome e educação Ajudam e colaboram com as pessoas mais necessitadas Visão coletiva Banalizam o Green Sonham com um planeta melhor …mas fazem pouco ou nada! Lhes parece inteligente a pessoa que entende de green Acredita que as embalagens de produtos deveriam informar o impacto ambiental Gostam que os famosos estejam envolvidos Ser verde está de moda, é cool Os beneficios econômicos com a economia, são mais importante que o cuidado com o meio ambiente em si Preferem lâmpadas de baixo consumo Tem o hábito de desligar aparelhos eletrónicos em desuso Fazem uso racional da água para a limpeza de seu lar Visão individualista Cresce sua compra de produtos orgânicos Levam sua própria bolsa reutilizável ao mercado Apreciam informação de CO2 Tentam influenciar seus conhecidos para que se preocupem com o planeta

28 EM CADA PAÍS PREVALECE DIFERENTES TIPOS DE VERDE BRASIL: O PAÍS COM MAIOR PREOCUPAÇÃO SOCIAL No México, Bolivia e Perú destaque para Green Shoppers. Argentinos motivados pelas poupanças. Maior concentração de Green Pocket da região!

É HORA DE INVERTER ESTA PIRÂMIDE! O DITO PELO FEITO… 29 ESCUTOU FALAR GRAU DE CONSCIÊNCIA CONSIDERA ENTRE SUAS 3 PRIORIDADES 2010 DECLARA ATUAR GREEN É UM 360° GREEN AMÉRICA LATINA

30 ESCUTOU FALAR GRAU DE CONSCIÊNCIA CONSIDERA ENTRE SUAS 3 PRIORIDADES 2010 DECLARA ATUAR GREEN É UM 360° GREEN Argentina Chile México Brasil Colombia Bolivia PerúEcuadorVenezuela CAM EXISTE NA REGIÃO UM LARGO CAMINHO POR RECORRER PARA TRANSFORMAR A CONSCIÊNCIA EM AÇÕES Latam

SE INSPIRE COM A ONDA GREEN

8 MENSAGENS CHAVES AS CRIANÇAS, NOSSOS MAESTROS E NOSSO MOTOR 1 CAMPANHAS GREEN: PRESTAÇÃO DE CONTAS. TANGIBILIZAR RESULTADOS. CONSTRUIR CONFIANÇA 5 UMA REGIÃO SOLIDARIA. PRIMEIRO NOSSA GENTE. 2 NÃO EXISTE UM CONSUMIDOR GREEN… MÉDIO. SÓ 6% É 360° GREEN. EXISTE UMA ABORDAGEM DIFERENTE PARA CADA TIPO 6 POR UMA VIDA MAIS SIMPLES. VOLTAR AO BÁSICO. SER GREEN REQUER ESFORÇO. NOS TORNAR GREEN POR ESCOLHA. QUE O ECO CONJUGUE ECOLOGIA E ECONOMIA 3 LIMITADA OFERTA DE PRODUTOS NA AMERICA LATINA. 7 EXPLORAR O ORGULHO NACIONAL E NOSSAS RIQUEZAS DESDE OS PRODUTOS E CAMPANHAS, SEM ESQUECER OS 3 EIXOS (AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICO) 4 360°GREEN O CONSUMIDOR DE AMANHÃ. PAGA MAIS POR PRODUTOS ECOLÓGICOS. IR AOS SEU ENCONTRO COM MAIS INFORMAÇÃO, SÃO CONECTADOS EM REDES SOCIAIS E MAIS EXIGENTES 8