Alexandre Herculano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

OBRIGADO SENHOR.
Trabalho Realizado por: Solange Afonso nº 26 Tânia Carvalho nº27
Via Sacra.
Quem és tu, doce luz que me cumula E ilumina as trevas do meu coração?
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Alphonsus de Guimaraens
MARCOS
MARCOS
ROMANTISMO Contexto.
HARPA CRISTÃ 014 – GOZO EM JESUS Assembléia de Deus em Curitiba.
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
ONDE JESUS NASCEU? Sempre me fiz essa pergunta… Onde será que Jesus nasceu? Finalmente, consegui obter uma resposta:
"Quero instruir-te..." ( Sl 31,8).
são as noites da prática de maiores pecados
Mistério do amor PROVIDENTE
ROMANTISMO 1ª metade do século XIX.
Ressucita-me Aline Barros.
O SANTUÁRIO E A CRUZ.
Das revolução política às transformações estéticas
Depois de meditar na santa vida de São José, rezemos a Ladainha e a oração da capa, e façamos o nosso pedido.
DEUS TRINDADE.
QUANDO O SOL ESCURECER E SE PERDER EM SEUS SONHOS AQUI, EM ALGUM LUGAR NA NOITE EU VOU ESTAR. VOU PEDIR ME DEIXE ENTRAR E VISITAR SEU MUNDO, PORQUE VOCÊ.
recolha de Almeida Garrett
Autor Giuseppe Ghuiaroni
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Colégio Estadual Antenor Padilha. Ivolândia,23 de agosto de 2006
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
D. Dinis “ O Lavrador”.
Grandioso és Tu Manoel Porto Filho S&H 65.
O ROMANTISMO EM PORTUGAL
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
O EU PROFUNDO.
JUNTO ÀS ÁGUAS DESTE MAR
Aleluia, Aleluia Poderoso é o Senhor nosso Deus (2x)
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
"Por que choras"? (Lucas 18, 35 – 43 ).
GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Força em meio a angustia
065 – GRANDIOSO ÉS TU Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, Contemplo a Tua imensa criação, A terra e o mar e o céu todo estrelado Me vêm falar da Tua.
Jesus é a VIDA João
Trabalho realizado por: Alexandra Barros Cármen Monteiro.
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
Poema das mães Giuseppe Ghiaroni. Poema das mães Giuseppe Ghiaroni.
MEU JESUS MARAVILHOSO ÉS MINHA INSPIRAÇÃO A PROSSEGUIR
Hino 296 – “Sol da Minha Alma” João Gomes da Rocha
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
Eu sou poeta.
EU TE BENDIREI Eu te bendirei quando Tuas bênçãos eu provar Quando teu rio me saciar quando no deserto estiver Quando a solidão me envolver.
QUERO ABANDONAR-ME EM TEU AMOR SENHOR, QUANDO ESTOU CONTIGO OH PAI

Mestre eu preciso de um milagre Transforma minha vida, meu estado,
Música: Atrai o meu coração / Filhos do Homem
PALAVRA DO TEU PROTETOR.
ROMANTISMO EM PORTUGAL / ALMEIDA GARRETT
Cristo, Teu Santo amor deste para mim Nada pra Ti, Senhor, negarei aqui; Me prostro em gratidão, Cumpro com prontidão, Me guia Tua mão, oh! me rendo.
Rendido Estou Aline Barros
Biografia Matilde Rosa Lopes de Araújo foi uma escritora e pedagoga portuguesa. Nasceu em Lisboa, no ano de Licenciou-se em Filosofia Românica pela.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
AOS PÉS DA CRUZ (Oficina G3) Meu Jesus, maravilhoso és minha inspiração a prosseguir E mesmo quando tudo não vai bem Eu continuo olhando para Ti.
Transcrição da apresentação:

Alexandre Herculano

Sobre ele Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo nasceu em Lisboa a 28 de Março de 1810 e morreu a 13 de Setembro de 1877 devido a uma pneumonia. Relativamente às profissões, teve várias: foi escritor, historiador, jornalista e poeta.

Até aos 15 anos, recebeu uma educação essencialmente clássica. A sua infância foi marcada por grandes acontecimentos históricos como as Invasões Francesas e a Revolução de 1820. Passados alguns anos, Alexandre Herculano exila-se na França por não estar satisfeito com o governo de Miguel I de Portugal. Em França, escreveu os seus melhores poemas.

Em 1832, regressa a Portugal, mas a obra que o transforma no maior português do século XIX só foi publicada em 1846. Essa obra denomina-se de História de Portugal , implementa a historiografia científica em Portugal e gera uma grande polémica, sobretudo com os grupos mais religiosos e conservadores, o Clero. Porém, esta obra também lhe permitiu ser nomeado como sócio efectivo na Academia de Ciências de Lisboa. Aos 44 anos de idade, torna-se Presidente da Câmara de Belém, contudo, o seu casamento com D. Mariana Meira fá-lo abandonar este cargo e dedicar-se exclusivamente à agricultura e ao recolhimento espiritual.

Obras Enquanto poeta, tornou-se juntamente com Almeida Garrett o introdutor do Romantismo, focando-se no desenvolvimento dos temas da incompatibilidade do homem com o meio social. A estes dois poetas serviram-lhes de modelo Walter Scott e Vítor Hugo. Através destes conseguiu desenvolver-se a narrativa histórica de Herculano.

Obras principais

Poesia Teatro A voz do Profeta – 1836 A Harpa do Crente – 1838 Poesias – 1850 Teatro O Fronteiro de África ou Três Noites Aziagas - 1838 Os Infantes em Ceuta - 1842

Romance Romance histórico O Pároco de Aldeia - 1851 O Galego: Vida, ditos e feitos de Lázaro Tomé Romance histórico O Bobo O Monasticon: - Eurico, o Presbítero: Época Visigótica - 1844 - O Monge de Cister: Época de D. João I - 1848

Romance Lendas e narrativas (1.º e 2.º tomo) – 1851 História de Portugal: 1.ª época, desde a origem da monarquia até D. Afonso III – 1856-1853 História das Origens e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – 1854-1859 Portugaliae Monumenta Historica – 1856-1873

“A GRAÇA” Que harmonia suave É esta, que na mente Eu sinto murmurar, Ora profunda e grave, Ora meiga e cadente, Ora que faz chorar? Porque da morte a sombra, Que para mim em tudo Negra se reproduz, Se aclara, e desassombra Seu gesto carrancudo, Banhada em branda luz? Porque no coração Não sinto pesar tanto O férreo pé da dor, E o hino da oração, Em vez de irado canto, Me pede íntimo ardor? És tu, que eu esqueci na idade ardente Das paixões juvenis, E que voltas a mim, sincero amigo, Quando sou infeliz. Sinta a tua voz de novo, Que me revoca a Deus: Inspira-me a esperança, Que te seguiu dos Céus!... És tu, meu anjo, cuja voz divina Vem consolar a solidão do enfermo, E a contemplar com placidez o ensina De curta vida o derradeiro termo? Oh, sim!, és tu, que na infantil idade,. Da aurora à frouxa luz, Me dizias: «Acorda, inocentinho, Faz o sinal da Cruz.» És tu, que eu via em sonhos, nesses anos De inda puro sonhar, Em nuvem d'ouro e púrpura descendo Coas roupas a alvejar. És tu, és tu!, que ao pôr do Sol, na veiga, Junto ao bosque fremente, Me contavas mistérios, harmonias Dos Céus, do mar dormente. És tu, és tu!, que, lá, nesta alma absorta Modulavas o canto, Que de noite, ao luar, sozinho erguia Ao Deus três vezes santo.

Trabalho realizado por: Hugo Barros nº5 Vânia Pinto nº17 Vera Nogueira nº18 Rute Pereira nº19