9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
Classicismo - A poesia lírica de Camões
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
Monte Castelo – Legião Urbana
MONTE CASTELO LEGIÃO URBANA.
É só o amor. É só o amor Que conhece o que é verdade
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Professor Eduardo Pereira Machado
Professora Lúcia Brasil
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
AMOR E FOGO De: Luís de Camões Rolagem automática dos slides.
Professora: Aíla Rodrigues
A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE NUTRICIONAL NO PACIENTE CRÍTICO
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
BECRE - Biblioteca/Centro de Recursos Educativos – Esc. Sec. S. João Estoril ENCONTRO ÀS CINCO 19 / 02 / 09.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Amor é fogo que arde sem se ver
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
Processo de Comunicação
A Comunicação Escrita.
Linguística e Comunicação Roman Jakobson
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Linguagem e Comunicação Empresarial
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Amor é fogo que arde sem se ver.
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
LÍNGUA PORTUGUESA/9º. ANO POEMAS: NOÇÕES DE VERSIFICAÇÃO
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Esquemas-síntese do poema «Amor é um fogo que arde sem se ver»
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Funções da Linguagem.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Variação Linguística Funções da Linguagem.
Transcrição da apresentação:

9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

FUNÇÕES DA LINGUAGEM Toda linguagem tem um objetivo. A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM Vejamos primeiramente como funciona o sistema de comunicação, utilizando a linguagem verbal. Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras chama-se EMISSOR. Quem recebe a mensagem e a decodifica, ou seja, apreende a ideia, é chamado de RECEPTOR.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de MENSAGEM. CÓDIGO é o sistema linguístico escolhido para a transmissão e recepção da mensagem.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM REFERENTE, por sua vez, é o contexto em que se encontram o emissor e o receptor. O meio pelo qual esta mensagem é transmitida é nomeado CANAL.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM CONTEXTO REMETENTE MENSAGEM DESTINATÁRIO .......................................................................................... CONTATO CÓDIGO

REFERENCIAL EMOTIVA POÉTICA CONATIVA FÁTICA METALINGUÍSTICA

FUNÇÃO REFERENCIAL - CONTEXTO FUNÇÃO EMOTIVA – REMETENTE FUNÇÃO POÉTICA – MENSAGEM FUNÇÃO CONATIVA – DESTINATÁRIO FUNÇÃO FÁTICA – CONTATO ou CANAL FUNÇÃO METALINGUÍSTICA - CÓDIGO

FUNÇÃO EMOTIVA ou EXPRESSIVA Linguagem centralizada no emissor. Tem o papel de exprimir emoções, impressões pessoais a respeito de determinado assunto. Uso da primeira pessoa e de forma bem subjetiva. Presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas. Textos que se utilizam desse tipo de linguagem: cartas, poesias líricas, memórias, biografias.

O beijo de amor que não roubei A jura secreta que não fiz “Só uma coisa me entristece O beijo de amor que não roubei A jura secreta que não fiz A briga de amor que eu não causei.” ( Abel Silva)

FUNÇÃO REFERENCIAL ou DENOTATIVA Linguagem centralizada na mensagem ( conteúdo ) e receptor. Seu foco é transmitir a mensagem da melhor maneira possível. A linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adeque a ele. É chamada de denotativa devido à objetividade das informações, à clareza das ideias. Uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal. Textos que fazem uso dessa função: jornalísticos e científicos.

Chuva ácida afeta regiões do mundo “Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não traz mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e com ele libera a cada ano milhares de toneladas de resíduos combustíveis fósseis na atmosfera da Terra.” (Folha de S. Paulo)

FUNÇÃO APELATIVA OU CONATIVA Linguagem centralizada no receptor, procura influenciá-lo em seus pensamentos ou ações. Serve para fazer apelos, pedidos, para comover ou convencer alguém a respeito do que se diz. Uso da segunda pessoa, dos vocativos e dos imperativos. Textos que fazem uso dessa função: propagandas ou outros textos publicitários, e também campanhas sociais, com o objetivo de comover o leitor.

FUNÇÃO FÁTICA Centraliza-se no canal. Tem o objetivo de estabelecer um contato ou comunicação, não necessariamente com uma carga semântica aparente. Utilizada em saudações, cumprimentos do dia a dia, expressões idiomáticas, marcas orais, etc.

_ Olá. Tudo bom. _ Tudo bom. E você. _ Você está bem mesmo. _ Estou _ Olá! Tudo bom? _ Tudo bom. E você? _ Você está bem mesmo? _ Estou. Por quê? _ Só queria saber...

FUNÇÃO POÉTICA Uso de linguagem figurada, metáforas e demais figuras de linguagem, rima, métrica, etc. Semelhante à linguagem emotiva, sendo que não necessariamente revela sentimentos ou impressões a respeito do mundo. Textos que fazem uso dessa função: poesias, músicas e algumas obras literárias.

“Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É um cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade É servir a quem vence o vencedor, É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade; Se tão contrário a si é o mesmo amor?” (Luís de Camões)

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA Presente principalmente em dicionários. Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua. Textos que fazem uso dessa função: verbetes, poesias, obras literárias, etc.

“Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.” (Carlos Drummond de Andrade)