A ARCA DO FIM DO MUNDO Um cofre guarda amostras de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As primeiras sociedades produtoras
Advertisements

DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Meio ambiente.
A terra pede socorro ! Jóice , Valéria, Noemi.
Fontes e formas de energia
Estado Físico da Água.
Protecção e Convenção da Natureza
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
Alterações Climáticas
Mercúrio SÍMBOLO.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Gestão Ambiental Aplicada
A importância da Mata Ciliar
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Väder- och Klimatförändringar
A cidade subterrânea de Derinkuyu
Palestrante: José Eustáquio Viola
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
A Água e a Biodiversidade
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
A água e a biodiversidade
A ARCA DO FIM DO MUNDO Um cofre guarda amostras de
Urso-Polar 3ºperiodo Ano lectivo 2007/2008.
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Os oceanos e os mares Planeta água..
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
ANTÁRTICA UM VASTO CONTINENTE.
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA O CONTINENTE GELADO
Riscos e catástrofes.
ANTÁRTICA... O CONTINENTE BRANCO... A REGIÃO DE NINGUÉM! CLICAR.
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção.
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Professor Luciano Henrique
Placas Tectônicas e Magma
Água.
Professora Carol/Geografia
Os Recursos Naturais e a sua utilização
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
By Búzios Slides Apresenta A ARCA DO FIM DO MUNDO Automatíco.
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Evolução da população humana
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
O Fogo Incêndios Florestais
Em Ulus Khangalassky (região) de Yakutia, no Extremo Oriente russo, e situado a tão só 300 Km do círculo polar ártico, a Sibéria mais dura e fria.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
AQUECIMENTO GLOBAL: O MUNDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!.
Segurança Física. É a necessidade de proteção contra o acesso ou manipulação intencional ou não de dados ou informações confidenciais em um computador.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 18.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Seeds by Corynne Ryman Luciana Sgarbi O futuro a Deus pertence. Nisso acreditam os religiosos e acreditava também o bom Noé, personagem bíblico que,
A Terra, um planeta em mudança COLÈGIO DA LAPA 2011/2012 Magda Charrua BG I 1 Biologia/Geologia I.
MEIO AMBIENTE.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
X Fórum Nacional de Defesa Civil de setembro de 2013, Joinville, Santa Catarina “Redução do Risco de Desastres – Passando do Gerenciamento de Desastres.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
A ARCA DO FIM DO MUNDO Um cofre guarda amostras de
Transcrição da apresentação:

A ARCA DO FIM DO MUNDO Um cofre guarda amostras de 100 milhões de sementes no Ártico

A Svalbard International Seed Vault (SISV), também conhecida como a “arca do fim do mundo", está desenhada para guardar amostras de todas as variedades de sementes conhecidas pelo homem.

O objectivo é convertê-la em uma arca de Noé, um enorme armazém que contenha amostras das plantas necessárias para que o ser humano reinicie a conquista da Terra se acontecer um desastre ecológico, seja por causas naturais ou pela acção do Homem.

A Arca de Noé das sementes foi construída em Longyearbyen, um pequeno lugarejo mineiro na ilha de Spitsbergen que pertence ao arquipélago norueguês de Svalbard, ao norte, a uns 1.000 kilómetros do Polo Norte. O lugar foi escolhido pela sua estabilidade sísmica e por estar em solo permanentemente gelado do território ártico (o permafrost), facilitando a conservação.

Salvadora, é a ilha da Noruega, onde está o cofre para combater especialmente efeitos apocalípticos das mudanças climáticas.

A Arca ártica está construída dentro de uma montanha congelada.

No total, a Arca receberá mais de 100 milhões de sementes procedentes de todas as partes do mundo.

Estão armazenadas nas profundidades de uma montanha ártica, empacotadas em alumínio, rodeadas por muros de um metro de largura. A Arca conta com um túnel de 125 metros de profundidade, escavado na rocha . Inclusive, se todos os sistemas de refrigeração falharem, dizem os cientistas, a temperatura na montanha nunca superaria a temperatura de congelamento devido ao “permafrost”, a capa de gelo perpétua da região.

La entrada de la bóveda tiene un diseño futurista con unos espejos metálicos que reflejan el sol durante el día y brillan en la oscuridad por la noche, concebido por la artista noruega Dyveke Sanne. Junto a la puerta se encuentran los compresores cuya función es enfriar el interior del bunker.

Ao entrar na Arca, a primeira coisa que se vê é um largo corredor de 125 metros que leva até os três armazéns de abastecimento.

devido à erosão da montanha O interior do corredor foi reforçado com uma estrutura circular de aço desenhada para evitar o perigo de qualquer colapso devido à erosão da montanha em que se construiu a Arca.

No fim do corredor, encontra-se a sala de controle onde os técnicos da Arca registam nos computadores do centro cada amostra de semente que vai chegando de todos os países do mundo.

Os técnicos tem que classificar cada amostra, especificando A sua espécie, procedência e idade. Toda a informação vai para um banco de dados a cujo conteúdo se pode ter acesso livremente na web pela comunidade científica.

de forma hermética para garantir sua conservação As mostras de sementes são introduzidas no banco em pacotes com tres capas de alumínio que são fechados de forma hermética para garantir sua conservação nas melhores condições possíveis.

Uma vez que tenham sido registradas e seladas herméticamente, as mostras de sementes são introduzidas em caixas de plástico e se trasladam a uma das tres câmaras da Arca.

As mostras, conservadas em "caixas negras", só serão postas em circulação no caso de que todas as fontes de sementes do planeta tenham sido destruídas ou esgotadas.

Relativamente às medidas de segurança, a instalação está dotada de uma porta blindada e um muro divisório, e contará com a presença de autoridades norueguesas.

Os responsáveis citam também a localização remota da instalação, os invernos incrívelmente frios, os bancos de gelo e inclusive a agressividade dos ursos polares, como medidas de segurança adicionais.

o impacto dos conflitos bélicos ou Na actualidade, já existem mais de 1.000 bancos de sementes por todo o mundo. No entanto, muitos deles, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, encontram-se permanentemente ameaçados pela escassez de água, o risco de terramotos, inundações ou outros desastres naturais, o impacto dos conflitos bélicos ou simplemente uma má gestão devido à escassez de recursos.

Para se defender de todos estes perigos, ao quais também se deve ser acrescentar a crescente ameaça da mudança climática ou de uma catástrofe global que poderia provocar uma guerra nuclear, a Noruega construiu a Arca. «O nosso objectivo é conservar aqui uma cópia de segurança das sementes de todo o planeta», explica Westengen. «Assim, face a qualquer catástrofe, de origem natural ou humana, a biodiversidade dos cultivos estará a salvo. A Arca representa uma estratégia crucial para garantir o futuro das culturas que nos alimentam a todos».

A conservação das sementes na Arca será um serviço gratuito, e os países que enviarem suas amostras continuarão sendo sempre seus proprietários. Todos eles poderão recorrer às cópias de reposição que se conservarão no cofre ártico sempre que uma das variedades desapareça de seu ambiente natural.

Fin