Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)

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Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1) INF62: Informática no Ensino de Física 2 Aula 02 Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1) Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010 1

Introdução Computação DADOS PROCESSAMENTO RESULTADOS Informações vindas de usuários ou de outras máquinas PROCESSAMENTO Transformação dos dados, de acordo com os desejos do usuário ou de outra máquina RESULTADOS Aquilo que vem do processamento, e que servirá aos propósitos do usuário

Introdução Informática INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA Auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos Exemplo: cálculo, gerenciamento, etc. Uma definição Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação

Introdução Computador Computador é programável Máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos Capaz de receber, processar, armazenar e transmitir informações Computador é programável Segue uma seqüência de comandos pré especificado Capaz de realizar uma grande variedade de tarefas

Sistema Computacional Pessoas

Sistema Computacional: Pessoas Componente humano de um sistema de computação Indivíduos que utilizam o computador como ferramenta Classificação pela uso Programadores, analistas de sistema, etc. Constroem ou desenvolvem os sistemas computacionais Usuários finais Usam os serviços oferecidos pelo sistema computacional

Sistema Computacional: Software Componente lógico de um sistema computacional Ponte entre os usuários e a máquina Programas de computador + documentação Séries de instruções Indicam passo a passo o que o computador deve fazer Importância Realizam tarefas rotineiras e/ou periódicas Aumentam a produtividade Reduzem os custos de uma organização

Sistema Computacional: Hardware Componente físico de um sistema de computação Utilizados para entrada, processamento, armazenamento e saída de dados Formados por circuitos integrados Evolui rapidamente Alguns exemplos de hardware Impressoras Mouses Monitores

Típico Hardware

Dentro do Computador

Placa-mãe Integra todos os componentes internos de um computador Unidade Central de Processamento Placas periféricas Vídeo, Som, Rede, Modem, etc. Memória Discos Rígidos Outros dispositivos

Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

Unidade Central de Processamento Processa e executa programas armazenados na memória principal Principais funções Controlar o funcionamento dos dispositivos do computador Realizar cálculos aritméticos

Organização da CPU

Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

Teclado Agrupamento de letras e números dispostos como em uma máquina de escrever

Teclado Alguns são especialmente desenhados para usuários com deficiências ou necessidades específicas A maioria são baseados no padrão de teclas QWERTY Criado por Christopher Sholes in 1868 Letras utilizadas com maior freqüência no inglês são dispostas em duas metades opostas Teclas dispostas de modo que as duas mãos possam se alternar na escrita

Mouse Criado por Douglas Engelbart, em 1970 Surgiu com o advento de aplicações gráficas Possui sensores em seu interior para captar movimentos horizontais e verticais

Funcionamento do Mouse Convencionais Discos vazados rodam no interior quando o mouse se movimenta Os discos interrompem a emissão de luz nos sensores Quando esta interrupção ocorre, sinais são enviados ao computador A posição do ponteiro é alterada na tela Óticos Não tem peças móveis Tiram “fotografias” que são comparadas para deduzir o movimento que foi feito

Mouse Convencional

Mouse Convencional

Mouse Ótico

Scanners Responsável por traduzir imagens, fotos e textos para o formato digital reconhecido pelo computador Faz varreduras na imagem gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos Três tipos principais Scanner de mão Scanner de mesa 3D scanner

Scanners Mão Mesa

Scanner Scanner 3 D

Microfone Promove comunicação entre usuário-software-usuário, como uma maneira alternativa ao teclado Ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas de um diafragma fino e flexível Estas vibrações mecânicas são de seguida convertidas em sinais elétricos Aparecem embutidos em alguns computadores

Webcam Câmera de vídeo Baixo custo Captura imagens e as transfere para o computador utilizada em videoconferências e bate-papos

Referências Joseana Macêdo Fechine, Introdução à Computação, Departamento de Sistemas e Computação, Universidade Federal de Campina Grande INFOWESTER, Mouses: funcionamento, tipos e principais características, disponível em http://www.infowester.com/mouse.php